Conheça os 11 melhores aplicativos para controle de vendas que toda equipe comercial precisa

13 minutos para ler

Controle de vendas não precisa mais ser um assunto delicado! Com tantas opções disponíveis para organizar a estrutura da sua operação comercial, alinhar a equipe de vendas e melhorar a relação com seus clientes, a verdadeira dificuldade tende a saber qual é o melhor aplicativo de controle de vendas.

Porém, com este conteúdo em mãos, isso não será mais um problemas! Afinal, trouxemos as 11 melhores opções para quem deseja realmente elevar a qualidade dos processos e, consequentemente, vender mais e melhor.

Se interessou? Veja quais informações e aplicativos para controlar vendas você conhecerá a seguir:

Acompanhe a leitura!

O que é um aplicativo de controle de vendas?

Um aplicativo para controlar vendas é um sistema que pode ser acessado de qualquer dispositivo, a qualquer hora, e que traz uma visão completa do seu processo comercial.

Todo o controle de pedidos, os roteiros, orçamentos, indicadores e informações necessários para uma operação comercial organizada estão dentro dele, bastando alguns cliques para acessá-los. Eles também permitem acompanhar seu time sempre de perto.

Tudo com agilidade, praticidade e sem obstáculos entre o cliente e você. Ou seja, sem chance do varejista querer fazer um orçamento ou comprar com a sua equipe, não encontrá-la “disponível” e recorrer à concorrência, por exemplo.

Quais são as características de um bom aplicativo para controle de vendas?

De modo geral, um bom aplicativo para controle de estoque e vendas fala a língua dos seus clientes e da sua equipe. Ele facilita a rotina, o contato com o cliente e o processo de atendimento, compra e venda. confira as características que um bom app precisa ter!

Relação custo-benefício

Existem diversas opções disponíveis no mercado, das mais caras às mais baratas. Contudo, apesar de trabalhar com orçamentos previamente regulados ser importante, o preço não é a primeira coisa que um gerente comercial deve olhar na hora de buscar por um — mas sim a relação custo-benefício.

O aplicativo escolhido deve oferecer uma visão 360° da operação comercial, desde a jornada de compra do cliente até a relação com o time. Inclusive, pode ser mais vantajoso adquirir um sistema que entregue o máximo de recursos disponíveis em um só local, em vez de lidar com vários (e vários preços!).

Facilidade de uso

A ideia do aplicativo para controle de vendas é facilitar seu dia a dia. Sua equipe precisa ter controle das próprias vendas, enquanto você precisa avaliar desempenhos. Também é importante saber como o cliente está reagindo aos esforços do negócio, preferencialmente em poucos clientes.

Ao abrir seu app, você precisa ser capaz de acompanhar as vendas feitas, os pedidos em aberto, os roteiros de cada vendedor, suas agendas… tudo em segundos. Eles, por sua vez, devem conseguir acessar uma agenda que os impeça de esquecer compromissos.

Estamos falando, basicamente, da simplicidade de contar com follow-ups totalmente automatizados.

A imagem mostra a Agenda do Mercos. O recurso organiza visitas, ligações e contatos que foram e precisam ser feitos com os clientes. Assim, você não deixa passar o ciclo de compra de nenhum deles, evita inativos, melhora a relação e garante que sua equipe de vendas trabalhe da melhor forma possível.
As abas de “Pedidos” e “Agenda” do Mercos oferecem controle sobre seus processos ou da sua equipe

Gestão de vendas e indicadores

Gerir as vendas vai além de fazer a gestão da equipe de vendas. O processo inclui pensar preditivamente e preventivamente, para evitar problemas futuros.

Por exemplo: em poucos dias, você pode obter novos clientes inativos na sua carteira por um erro básico e nem se dar conta. Mas com um bom sistema de gestão de vendas por trás da tomada de decisão, é bem mais difícil disso acontecer.

Isso porque você consegue acompanhar a situação da sua carteira de clientes em tempo real. E ao clicar em “Detalhar carteira”, você obtém dados ainda mais específicos sobre cada cliente ativo e inativo, criando estratégias matadoras de vendas, retenção e fidelização.

O aplicativo para controle de vendas Mercos entrega mais de 26 indicadores para facilitar a gestão do seu negócio. Na imagem, aparecem os indicadores Carteira de Clientes, Positivação e Curva ABC de Clientes. É possível explorar cada um deles profundamente e entender tudo sobre sua equipe de vendas, seus clientes e seu negócio.
O indicador “Carteira de clientes” mostra seus clientes ativos e inativos antigos/recentes. Ao detalhá-lo, você acessa informações completas sobre cada um deles

E não é só isso. Com um bom aplicativo de gestão de vendas, você acessa diversos outros indicadores que te mostram exatamente para onde ir na hora de vender mais e falar a língua do seu público.

Alguns exemplos de indicadores que você deve buscar, especialmente nas vendas B2B, incluem:

  • positivação de clientes;
  • curva ABC;
  • valor diário em vendas (também por vendedor, produto ou categoria);
  • evolução de vendas;
  • volume de atendimento detalhado;
  • faturamento específico, diário, por vendedor e muito mais.

Relatórios

Há pouco conversamos sobre como o consumidor 5.0 valoriza uma experiência de compra inesquecível. Isso inclui um bom primeiro contato, uma venda ágil, um pós-venda elaborado e um suporte eficiente. Mas como ter certeza de que todos esses pontos estão sendo atendidos pela sua equipe comercial? Bem, esse é o papel dos relatórios.

É preciso usar um aplicativo para controle de vendas que permita a emissão de relatórios com facilidade. Eles mostrarão dados e históricos de forma completa, facilitando uma tomada de decisão com base em fatos — em vez de achismos. Assim, quando qualquer problemas surgir, você saberá exatamente o que falar para resolvê-lo.

Automação de vendas

Os varejistas que compram de você não querem mais receber catálogos pesados para abrir em seus dispositivos, esperar para fazer orçamentos, serem deixados esperando ou comprar apenas em horário comercial. Eles querem ser atendidos prontamente e com qualidade.

Leia também:
Emissão de pedidos: por que blocos, planilhas, e-mails e WhatsApp não são os melhores caminhos?

É por isso que suas vendas precisam estar devidamente organizadas e automatizadas. E mais: é importante que você fale a exata mesma língua do seu público, evitando que ele busque a concorrência em vez de você na hora de comprar. Você precisar estar preparado — e um bom app de vendas deve te ajudar com isso.

6 melhores aplicativos para controle de vendas B2B

A seguir, vamos trazer sugestões de aplicativo para controle de vendas tanto para quem atende clientes B2B quanto B2C, começando pelo B2B.

Agora que você sabe o que é um app que controla vendas e quais características básicas ele deve ter para ser considerado uma ferramenta de qualidade, é hora de conhecer opções. Você pode usá-las tanto juntas quanto separadamente, tendo em mente a dica que demos acima: é sempre mais interessante buscar por uma que centralize sua operação comercial.

Confira!

CRMs

Os CRMs são ferramentas de relacionamento com o cliente. A sigla vem de “Customer Relationship Management”, ou “Gestão de Relacionamento com o Consumidor”. Muito se engana quem acha que a relação com os compradores não tem nada a ver com controle de vendas.

Afinal, os únicos clientes que compram são aqueles que têm um bom relacionamento com o negócio — e sua equipe de vendas precisa estar à frente disso! Confira 3 exemplos que ajudam nessa tarefa.

1. RD Station

Bastante conhecida, a RD Station é uma plataforma dedicada à automação de marketing. Porém, tem recursos de peso voltados ao relacionamento com os clientes. Ela atende perfeitamente empresas que vendem B2B, mas também é extremamente útil para o B2C.

2. Hubspot

Outra ferramenta extremamente famosa no universo do CRM é a HubSpot. Um bom diferencial dela é o fato de ser possível começar a usá-la gratuitamente, contando com boas funcionalidades. Com o tempo — e conforme a operação vai se tornando mais complexa — é possível escolher planos mais robustos.

Além do relacionamento com o cliente, o recurso também atende alguns outros pontos da operação comercial, graças à integração com o HubSpot Sales Hub, dedicado a vendas. Apesar de ser útil para empresas que vendem B2B, assim com a RD, a HubSpot também atende o B2C.

3. Zendesk Sell

Por fim, uma boa recomendação de CRM é o Zendesk Sell. Assim como as duas outras opções, ele também vai além de um CRM padrão. É possível contar com recursos para gerenciar também o relacionamento com os colaboradores, por exemplo, além de visualizar por completo o funil de vendas.

Sistema de vendas + E-commerce B2B

Enquanto os CRMs focam o relacionamento com o cliente, existem ferramentas dedicadas especialmente às vendas B2B. Confira a sugestão mais prática e completa do mercado atual (e aproveite para começar a vender online)!

4. Mercos

Conforme dito anteriormente, a melhor forma de contar com um aplicativo para controle de vendas de qualidade é obtendo tudo que você precisa em um só local. Isso facilita não só a gestão do time e das vendas, mas também a acompanhar a operação comercial de ponta a ponta.

Nesse sentido, não poderíamos deixar de recomendar o Mercos. Nosso sistema de vendas e e-commerce B2B atende todas as demandas, tanto de gestão quanto de equipe de vendas, que um negócio B2B precisa.

  • sua equipe emite pedidos em segundos, mesmo offline;
  • você organiza clientes, produtos, políticas comerciais e sua agenda em segundos;
  • é possível acessar mais de 26 indicadores de vendas, relacionamento com o cliente e performance de equipe para basear a tomada de decisão em fatos;
  • você vende online para seus clientes com o e-commerce B2B (integrado ao sistema de vendas), focando as visitas presenciais em compradores estratégicos;
  • é fácil personalizar tabelas de preço e liberar acessos somente com autorização prévia, preservando sua margem;
  • é possível integrar o sistema a outras ferramentas, como ERPs;
  • e muito mais!

6. ERPs

Essa dica extra é um complemento das que vieram acima. Se além de um aplicativo para controle de vendas, incluindo os CRMs (que impactam diretamente a qualidade de cada venda), você precisa emitir notas e gerir a empresa por dentro, por exemplo, os ERPs são seus maiores aliados.

Eles são Planejadores dos Recursos da Empresa. Isto é, automatizam a rotina que não diz respeito, diretamente, à área de vendas do negócio. Desse modo, a gestão controla o financeiro, o contábil, o burocrático, o administrativo e mais contando com automatização.

E uma vez que é possível integrar a ferramenta ao software de vendas, a gestão realmente passa a ter 100% do controle da operação na palma da mão. Tudo isso sem trabalhos manuais morosos, erros e retrabalhos.

A Mercos tem parceria com mais de 200 ERPs que podem ser integrados ao sistema de vendas + e-commerce B2B.

5 melhores aplicativos para controle de vendas B2C

Apesar de também atenderem ao B2C, os aplicativos sugeridos acima são fundamentais para uma operação B2B de sucesso. A seguir, confira dicas específicas para controlar melhor as vendas no B2C.

Gestão de finanças

Um dos principais desafios de quem vende diretamente para o consumidor final é acompanhar as finanças que entram e saem. Por isso, aplicativos de gestão nesse sentido são ideal para controle tanto de vendas quanto de estoque. Confira algumas sugestões!

7. PagVendas

Essa é a plataforma oficial do PagSeguro, bem conhecido no Brasil por oferecer soluções financeiras de qualidade. Atualmente, é possível usá-la tanto para gerenciar negócios físicos quanto para lidar com contas digitais. Além disso, a gestão consegue cadastrar produtos, clientes, emitir notas e gerenciar o PDV com mais facilidade.

8. Meu Caixa

Considerado um “assistente financeiro”, esse aplicativo para controle de estoque e vendas é fácil de ser usado, inclusive pelo celular. Com ele, você acompanha as transações e as receitas decorrentes delas, podendo usufruir do app na versão grátis ou premium.

9. QuickBooks ZeroPaper

A ideia desse aplicativo é acabar com a burocracia do dia a dia de quem vende no B2C. Tanto o planejamento das vendas quanto sua gestão, propriamente dita, podem ser feito por ele. Além disso, é fácil controlar o fluxo de caixa por meio dele, além de emitir notas e gerar comprovantes.

Gerenciamento de vendas e estoque

Além das finanças, a gestão de estoque também é um problema recorrente para quem vende no B2C — justamente pelo comportamento de compra do cliente B2C. Por isso, ter bons aplicativo para controle de vendas voltados para estocagem é útil para qualquer empresa. Confira sugestões!

10. Boss

Conhecido por ser simples, mas trazer riqueza de detalhes, o Boss trata tanto o estoque quanto a relação com os fornecedores. Assim, você obtém um controle completo das parcerias que seu negócio tem e evita erros nas entregas dos CDs para seu armazém.

11. Koop Vendas

Com esse app, além de controlar o estoque, você também acessa uma vasta gama de relatórios. Eles podem ser exportados e compartilhados com os clientes, permitindo que você documente cada entrega. Também é possível usar o Koop na nuvem, facilitando o acesso às informações a partir de qualquer dispositivo.

Prós e contras de um aplicativo de controle de vendas gratuito

As indicações de aplicativos para controle de vendas acima são interessantes, mas há quem ainda esteja buscando apenas por opções gratuitas. Neste caso, as recomendações são o HubSpot (na versão grátis) (em termos de CRM) e o Meu Caixa para a gestão de finanças.

Você também pode testar o Mercos gratuitamente por 7 dias. É possível inserir clientes, produtos, representadas, conhecer as versões mais completas do sistema e fechar negócio somente após ter certeza de que ele é ideal para sua operação comercial.

Tenha em mente que ferramentas gratuitas, em geral, tendem a ser bastante limitadas e não permitem integrações com outros aplicativos. Então, se seu orçamento permite apenas uma contratação no momento, a dica é optar pela opção que entregue o máximo de recursos em um só local.

Conheça o Mercos sem compromisso (não pedimos cadastro de cartão para o teste grátis) e obtenha funcionalidades de CRM, ERP, Sistema de Vendas e e-commerce B2B em um só aplicativo para controle de vendas.

Teste grátis clicando abaixo!

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares