Conheça 5 razões para ter um aplicativo de gestão de vendas no seu negócio

aplicativo-gestao-de-vendas.png

É provável que você, gestor ou representante comercial, se lembre da Blockbuster. Afinal, ela foi a maior rede de locadoras do mundo, estando presente em mais de 26 países. Mas será que você sabe o que aconteceu com ela?

Simples: ela faliu e foi rapidamente substituída por serviços de streaming (e atire a primeira pedra quem nunca assistiu à Netflix, não é verdade?) — por não inovar.

Agora… Se você se pergunta como uma líder de mercado pode falir e ser substituída tão “de repente”, veio ao lugar certo. Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância de inovar e não ser deixado para trás, como foi o caso da Blockbuster.

Tudo isso ao contar com um aplicativo de gestão de vendas em mãos. Sim, não é preciso ir muito longe para se adequar ao mercado — e vamos explicar o porquê disso!

Confira o artigo e conheça 5 razões para dar o próximo passo no seu negócio!

Por que é importante inovar?

Nós sabemos que suas vendas são organizadas. Você lista seus clientes e pedidos em planilhas, tem um roteiro de cabeça — que segue periodicamente — e tem um contato próximo com seus clientes.

Nós não duvidamos do processo que você seguiu até hoje e que, certamente, manteve seu negócio vivo.

Mas, assim como o caso da Blockbuster, talvez seus esforços não mais sejam suficientes. Afinal, o mercado muda muito rápido — e isso ficou ainda mais visível com a pandemia.

Em poucos meses, clientes que “até ontem” compravam diretamente com seus representantes e vendedores passaram a precisar comprar online. E quem não estava preparado para vender dessa forma… Bem… Infelizmente entrou para a lista dos mais de 1,4 milhão de negócios que fecharam nesse período.

Mas calma. Não estamos dizendo que você precisa se preparar para uma nova pandemia. Na verdade, o que é necessário ser feito é se adaptar às mudanças que ela trouxe.

O consumidor de hoje, chamado de 5.0, está totalmente diferente de 2 anos atrás. Ele é digital, busca por agilidade, aprecia uma boa dose de personalização e quer comprar de forma prática. E isso inclui o consumidor B2B!

Atentar ao perfil do consumidor atual antes de criar estratégias é fundamental

Sendo assim, os varejistas que compram de você não querem mais receber catálogos pesados para abrir em seus dispositivos, esperar para fazer orçamentos, serem deixados esperando ou comprar apenas em horário comercial.

Eles querem ser atendidos prontamente e com qualidade.

É por isso que suas vendas precisam estar devidamente organizadas. E mais: é importante que você fale a exata mesma língua do seu público, evitando que ele busque a concorrência em vez de você na hora de comprar.

Você está preparado?

O que um aplicativo de gestão de vendas faz?

Um aplicativo de gestão de vendas é um sistema que pode ser acessado de qualquer dispositivo, a qualquer hora, e que traz uma visão completa do seu processo comercial.

Sendo assim, ele coloca a gestão de todo e qualquer negócio que você faça com os varejistas na palma da sua mão.

É assim que o nosso aplicativo de gestão de vendas, o Mercos, é por dentro!

Todo o controle de pedidos, os roteiros, orçamentos, indicadores e informações que você precisa estão dentro dele — e bastam alguns cliques para acessá-los. E se você é gestor de indústria ou distribuidora, consegue acompanhar seu time de perto.

Ah! A depender da qualidade do app de gerenciamento de vendas, você ainda consegue vender diretamente por ele, expandindo seus canais e chegando a clientes a nível nacional.

Um e-commerce B2B agregado ao aplicativo de gestão de vendas pode ser uma mão na roda para quem quer ser um player realmente completo no mercado

Tudo com agilidade, praticidade, sem obstáculos entre o cliente e você. Ou seja, sem chance do varejista querer fazer um orçamento ou comprar de você, não encontrá-lo “disponível” e recorrer à concorrência, por exemplo.

Quais são as 5 razões para ter um aplicativo de gestão de vendas?

Agora que você está totalmente por dentro da importância de acompanhar as mudanças de mercado e de inovar, é hora de conhecer 5 motivos para ter seu próprio aplicativo de gestão de vendas. Acompanhe!

1. Você precisa acompanhar sua equipe de venda

Seja essa equipe você mesmo ou um time de representantes e prepostos, a verdade é que a gestão fica muito mais simples com um bom programa de gestão de vendas em mãos.

Ao abrir seu app, você acompanha as vendas feitas, os pedidos em aberto, os roteiros de cada vendedor, suas agendas… tudo em segundos. Eles, por sua vez, acessam uma agenda que os impede de esquecer compromissos.

Estamos falando, basicamente, de follow-ups totalmente automatizados.

aplicativo-gestao-de-vendas.png
As abas de “Pedidos” e “Agenda” do Mercos oferecem controle sobre seus processos ou da sua equipe

2. Você sabe que uma boa gestão é baseada em dados

Sim, sua experiência é valiosa e contribui muito para o sucesso do negócio! Mas não podemos negar que o mercado tem mudado muito rápido ultimamente.

Por exemplo: em poucos dias, você pode obter novos clientes inativos na sua carteira por um erro básico e nem se dar conta. Mas com um sistema de gestão de vendas em vista, é bem mais difícil disso acontecer.

Isso porque você consegue acompanhar a situação da sua carteira de clientes em tempo real. E ao clicar em “Detalhar carteira”, você obtém dados ainda mais específicos sobre cada cliente ativo e inativo, criando estratégias matadoras de vendas, retenção e fidelização.

O indicador “Carteira de clientes” mostra seus clientes ativos e inativos antigos/recentes. Ao detalhá-lo, você acessa informações completas sobre cada um deles

E não é só isso. Com um aplicativo de gestão de vendas como o Mercos, por exemplo, você acessa diversos outros indicadores que te mostra exatamente para onde ir na hora de vender mais e falar a língua do seu público.

Alguns exemplos de indicadores presentes no nosso sistema de vendas incluem:

  • positivação de clientes;
  • curva ABC;
  • valor diário em vendas (também por vendedor, produto ou categoria);
  • evolução de vendas;
  • volume de atendimento detalhado;
  • faturamento específico, diário, por vendedor e muito mais!
Acesse diversos indicadores de Aquisição, Fidelização e Expansão e tenha os dados de que precisa sempre à mão

3. Você deseja prospectar de forma certeira

Os dados que um software de gestão de vendas traz para você não ajudam apenas a organizar sua operação comercial. Eles têm uma outra função super importante: te ensinar como seu perfil de clientes funciona!

Com o tempo, ao observar dados e relatórios, você unirá a expertise de mercado que já tem com informações inéditas e que te ajudam a conquistar novos clientes.

aplicativo-gestao-de-vendas.png
Este é um exemplo de um relatório que você pode tirar pelo Mercos. Além de acessar resultados em segundos, você ainda pode baixá-los em seu formato favorito

Dessa forma, você cria estratégias de prospecção que realmente chegam ao seu público-alvo, às suas personas (perfil fictício ideal de cliente para você) e as convertem. Chega de perder oportunidades!

Testar o Mercos gratuitamente

4. Você sabe o quão importante é melhorar sempre a experiência do cliente

Há pouco conversamos sobre como o consumidor 5.0 valoriza uma experiência de compra inesquecível. E você sabe muito bem que isso não inclui apenas o processo de comprar e receber seus produtos, certo?

Uma experiência do cliente de qualidade inclui um bom primeiro contato, uma venda ágil, um pós-venda elaborado e um suporte eficiente.

Agora, vamos combinar que quanto maior sua carteira de clientes, mais difícil é saber quem comprou o que, quando e como, certo? Essa é mais uma situação em que um aplicativo de gestão de vendas pode ajudar.

Ele te mostra os dados e o histórico de cada cliente que já comprou com você de forma completa. Assim, quando eles entrarem em contato, você já saberá exatamente o que falar para resolver seu problema, realizar um upsell ou encantá-los.

aplicativo-gestao-de-vendas.png
Acesse absolutamente todo o histórico de qualquer um dos seus clientes

De quebra, o varejista se sentirá ouvido, especial e não precisará perder tempo passando para você dados que ele já informou previamente. Fechar uma venda nesses termos tem tudo para se consolidar em fidelização!

5. Você quer vender online

Por último, mas não menos importante, está o benefício-chave de um bom aplicativo de gestão de vendas: a possibilidade de expandir seus canais de vendas.

Centralizar seus pedidos em um e-commerce B2B pode fazer a diferença na estratégia de inovação do negócio. Afinal, pedidos por e-mail e WhatsApp, por exemplo, não só podem ser confusos e difíceis de entender ou tirar. Eles também:

  • sobrecarregam o time comercial;
  • geram um risco de esquecer, confundir ou errar o pedido;
  • podem ser perdidos, apagados acidentalmente ou não recebidos;
  • tendem a demorar para serem finalizados;
  • impedem que você acesse os dados e histórico do cliente, especialmente se ele compra cada hora por um lugar e mais!

Por outro lado, ao estimular seus clientes a comprar por uma plataforma de e-commerce B2B, que é parte do Mercos, você conquista todos os benefícios acima e ainda foge da obsolescência, ficando anos-luz do risco de fechar, como aconteceu com a blockbuster…

Você também pode se interessar por:
-> Entenda como funciona o e-commerce B2B e supere a concorrência!

Tanto o gestor quanto o representante comercial podem vender pela plataforma sem prejuízos à rotina. Isso porque podem acessar até mesmo a política comercial pelo aplicativo de gerenciamento de vendas, onde estarão claras as condições e comissões de vendas combinadas entre as partes. Todos saem ganhando — especialmente o cliente!

Você já entendeu que o app certo é o que falta para revolucionar sua gestão ou representação comercial, certo? Ele agiliza os processos, organiza o dia a dia, traz dados valiosos para não perder o consumidor 5.0 de vista e ajuda você a se manter ativo no mercado.

Então, se você se interessou pelo potencial que um aplicativo de gestão de vendas traz para o seu negócio, não deixe de conhecer o Mercos! Nossa equipe está à disposição para ajudá-lo durante todo o processo de implementação, mesmo que você precise integrá-lo ao seu ERP. Conte conosco para inovar!

Testar o Mercos gratuitamente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares