Conheça 9 aplicativos que todo vendedor externo precisa ter no celular

aplicativo-para-vendedores-externos.jpg

Quem nunca usou um aplicativo para vendedores externos na hora de organizar a rotina? Se você ainda não usa seu celular como ferramenta de vendas — já que ele provavelmente está com você o tempo todo — pode estar perdendo oportunidades.

Pensando nisso, reunimos os principais apps gratuitos que você pode usar tanto no seu celular quanto no desktop. Eles ajudam você na hora de se relacionar com os clientes, de organizar seus projetos, de divulgar seu trabalho e, é claro, de vender mais!

Assim, você não perderá mais tempo com tarefas morosas, nem esquecerá de compromissos importantes. Está preparado(a)?

Confira nossa lista!

1. Google Maps

É comum que vendedores externos façam muitas visitas presenciais aos seus clientes. Dito isso, é interessante que planejem seus roteiros estrategicamente.

Desse modo, incluem o máximo de visitas possíveis em um único dia e economizam com transporte. Nessa hora, nada melhor do que um aplicativo para vendedores externos que ajude você a se encontrar certo?

Por isso, use o Google Maps e:

  • saiba a distância de um ponto a outro de acordo com o meio de transporte escolhido;
  • veja a localização a ser visitada pelo satélite em tempo real;
  • guie-se por um GPS;
  • deixe pontos estratégicos salvos no mapa;
  • confira como está o trânsito e a movimentação na região para a qual você vai
  • salve localidades favoritas e muito mais!

Truque especial: nem todo mundo sabe, mas você pode baixar mapas para uso offline. Assim, caso sua internet móvel caia durante o trajeto, você não precisa se preocupar em ficar perdido(a)!

Sem dúvidas, o Google Maps é um app que não pode ficar de fora da rotina do vendedor autônomo.

Leia também:
-> Conheça 17 aplicativos para representante comercial que vão facilitar sua rotina

2. WhatsApp Business

Saber se localizar é importante. Porém, outra característica indispensável de um bom vendedor é manter uma relação próxima do público.

Como o mundo atual é digital, é fundamental que ele tenha uma ferramenta de comunicação popular na manga!

Nessa hora, nossa sugestão é o WhatsApp Business. Falamos do Business porque ele é…. E, claro, porque 76% dos brasileiros usa essa ferramenta.

Porém, sabemos que cada público tem sua particularidade. Sendo assim, é preciso saber onde seus clientes estão! Se for no Telegram, por exemplo, invista em ter esse app no celular, com as notificações ativadas. Se for na DM do Instagram, faça o mesmo.

No fim, o importante é ter como responder dúvidas de clientes com rapidez, contatar os clientes certos frente a oportunidades imperdíveis e aproximar-se dos compradores.

3. Mercos

Sem dúvidas, o principal aplicativo para vendedores externos é aquele que os ajuda a vender mais e melhor. Hoje, a tecnologia permite a você ganhar eficiência e organizar sua operação comercial com muita facilidade, deixando as planilhas pesadas de lado.

O Mercos é o força de vendas e e-commerce B2B mais prático e completo do mercado. Afinal, além de emitir pedidos em segundos, ele compila recursos fundamentais para que seu negócio cresça como um todo.

Gestão de clientes

Com o Mercos, você sabe absolutamente tudo sobre cada um dos seus clientes. Produtos mais comprados, valores gastos, posição no ranking de clientes que mais compram, ciclo médio de compras, número de pedidos, dados de pessoa física…

Sem contar o acesso à situação da carteira de clientes, que permite saber quais clientes estão ativos ou inativos (recentemente ou não).

Com todos esses dados valiosos em mãos, você sabe como, quando e qual abordagem usar para falar com cada cliente, garantir a fidelização e a satisfação e realizar estratégias de upsell.

Controle de pedidos

Além dos clientes, o Mercos também é especializado no controle de pedidos e orçamentos.

Encontre orçamentos antigos e recentes em segundos, abra-os e acesse detalhes sobre eles. Emita orçamentos e pedidos para seus clientes em poucos cliques. Confira se seus pedidos estão pendentes ou concluídos. Envie-os por WhatsApp ou por e-mail com um botão.

Tudo isso em um único local, com segurança e praticidade.

Testar o Mercos gratuitamente

Gerenciamento de estoque e produtos

Na aba “Produtos” você acessa fotos, descrições, código, nome, preço de tabela, comissão, descontos acréscimos, fretes e muito mais sobre os itens que vende.

Desse modo, consegue saber as informações necessárias sobre um item com rapidez e ainda checar se ele está adequado às demandas do mercado e do cliente.

Você também consegue gerir seu estoque, criar tags e agrupar itens em promoções, conferir quais produtos estão em destaque e muito mais com o nosso aplicativo para vendedores externos!

Imagem mostrando a tela de produtos do Mercos, nosso aplicativo para vendedores externos. Nela, é possível ver dois achocolatados de exemplo, com fotos, código, nome, IPI, estoque, comissão e muito mais!
Esse é o exemplo de uma tela que você encontra no Mercos. Controle seus produtos e seu estoque em segundos!

Agenda e roteiro de visitas

Nunca mais perca um compromisso ou crie roteiros ineficientes com o Mercos. A aba “Agenda” é totalmente dedicada a mostrar quais eventos e atendimentos você teve no passado e terá no futuro.

Ao clicar em roteiros, você planeja os melhores caminhos para chegar aos seus compradores e ainda confere detalhes como data, quantidade de clientes a visitar em determinado dia da semana, se estão ativos e inativos e quando a visita deve se repetir.

Indicadores

O vendedor externo é um empreendedor de seu próprio negócio. Por isso, não pode deixar nem de monitorar os resultados do empreendimento, nem de conhecer o comportamento do seu público.

Com o Mercos, você acessa indicadores de vendas como:

  • Evolução de Venda, conferindo quanto vendeu no mês, seus objetivos, quanto é preciso vender e o comparativo com outros períodos, podendo ser avaliado também por produto ou categoria;
  • Valor vendido em produtos comparado por representada, incluindo os objetivos do mês e do dia;
  • Quantidade e valor vendido de um produto ou categoria;
  • Positivação de clientes, podendo ser geral, diária, específica ou como desejar;
  • Faturamento;
  • Curva ABC de clientes, mostrando quais clientes são responsáveis pelo seu maior ou menor volume de vendas;
  • Métricas de atendimento e muito mais!

Ao saber sobre cada área do seu negócio, ficará muito mais fácil lidar com clientes e tomar decisões que elevem a qualidade do seu trabalho e, consequentemente, seus resultados.

Imagem mostrando três indicadores úteis no nosso aplicativo para vendedores externos: situação de carteira, curva ABC de Clientes e quantidade ou valor vendido de um produto ou categoria
Esses são apenas alguns dos indicadores que você acessa na tela inicial do Mercos. Suas vendas, seus clientes e seu desempenho na palma na sua mão, a qualquer momento!

Gestão de representadas

Cadastre e controle cada uma de suas representadas com o Mercos. Ao clicar em uma, você confere todos seus produtos, cadastra novos, acessa políticas comerciais e de comissionamento, confere destaques e promoções liberadas…

Tudo para tomar decisões alinhadas aos gestores e garantir que seus clientes acessem informações atualizadas e confiáveis durante a compra.

Venda online

Por fim, o Mercos também é um aplicativo para vendedores externos que permite que você expanda sua região de atendimento e lucre ainda mais. Afinal, oferece um e-commerce B2B que pode ser adicionado ao seu plano.

Com ele, você libera o acesso apenas aos clientes que desejar, mantendo suas visitas presenciais estratégicas enquanto permite que compradores distantes façam seus orçamentos e comprem de você quando desejarem.

Além disso, você consegue usar o e-commerce B2B como um catálogo online, mostrando os produtos durante as visitas para seus clientes.

Assim, ele saberá quais itens estão em estoque, conferirá imagens e descrições e terão você presente para tirar dúvidas e oferecer uma venda consultiva.

Solicite uma demonstração do e-commerce B2B Mercos

4. Canva

Conforme dito acima, o mundo é digital. Por isso, um vendedor que não se divulga nas redes sociais está perdendo tempo e ficando para trás.

Contudo, há quem fique inseguro para fazer isso, por não saber criar publicações e lidar com o formato de cada mídia. Nessa hora, o aplicativo Canva é um excelente aliado.

Ele ajuda você a criar, com extrema facilidade, artes rápidas, simples ou elaboradas. O app conta com modelos prontos, para que o vendedor faça edições ágeis e já consiga publicar o que deseja sem trabalho.

Além disso, cada arte já vem no tamanho e no formato adequado para cada rede social. Assim, é possível estar presente onde seu público está e conversar com eles sem amadorismo.

Aproveite para ler:
-> 6 usos do programa para representante comercial que vão além dos pedidos

5. LinkedIn

Outro aplicativo para vendedores externos super importante é o LinkedIn. Ele serve como um portfólio das aptidões do vendedor e, é claro, como networking.

Ter uma rede de contatos como carta na manga é essencial para conhecer mais potenciais clientes, criar um nome no mercado e acompanhar suas movimentações.

Por isso, não deixe de ter um LinkedIn e de usá-lo estrategicamente. Você pode aproveitar o Canva para criar artes e contar suas histórias para o público ou para prospectar. O importante é ter uma presença online forte.

Você pode, é claro, estender essa dica para outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Mas atenção! É preciso saber onde seu público está, para não correr o risco de “falar com as paredes”.

6. Notion

Um vendedor externo deve ser organizado. E nós sugerimos um app para ajudar nisso! O Notion ganhou muito espaço nos últimos tempos por sua praticidade e potencial de customização.

Com ele, é possível acessar um painel de controle e uma área de trabalho com vários recursos, como templates e modelos para não começar do zero, criação de listas e tabelas para acompanhar as atividades, acesso a notas, upload de arquivos e muito mais.

Há quem acredite que o app se assemelhe ao Trello, mas seja mais completo. Por isso, ele não poderia ficar de fora da nossa lista de recomendações para vendedores externos.

Você também pode gostar de ler:
-> E-commerce B2B: o que é e como ter sucesso com as vendas online

7. Survey Monkey

Conhecer seu cliente é fundamental para vender com precisão e eficiência a ele. Por isso, o Survey Monkey pode ser útil. Ele permite que o vendeor crie questionários e os compartilhe com os compradores, para que respondam.

Dessa maneira, é possível beber diretamente da fonte do conhecimento sobre os clientes: eles mesmos! Com o app, é possível disparar essas pesquisas por redes sociais, e-mail ou como preferir e coletar informações sem precisar estar cara a cara.

Você pode estimular seus compradores a participar dos questionários com brindes e descontos, por exemplo. Por fim, pode acompanhar as previsões e o desempenho de cada pesquisa.

8. 30/30 Schedule

Nem sempre lidar com a parte burocrática do trabalho é fácil. Por isso, o vendedor pode contar com o aplicativo para vendedores externos 30/30 Schedule, que é um cronômetro de trabalho.

Conforme o nome indica, ele funciona em ciclos de 30 minutos, permitindo uma pausa após esse tempo e evitando a procrastinação.

O aplicativo pode ser útil também durante as visitas, impedindo que o vendedor “pegue no papo” e atrase o roteiro planejado para o dia.

9. Google Drive

Geralmente, quem vende externamente precisa ter um local para centralizar todos os arquivos e informações usados na comunicação com o cliente.

Ainda que o Mercos ajude você a se livrar de planilhas e catálogos pesados, você ainda precisa lidar com banners de desconto enviados ao público, com catálogos de concorrentes, com documentos das representadas…

Por isso, pode ser interessante ter o Google Drive instalado no smartphone. Com ele, você abre documentos a qualquer momento, independentemente do tamanho. Também é possível compartilhá-los com rapidez, pelo meio que preferir e nunca mais perder aquele arquivo importante no meio da bagunça digital.

Sem dúvidas, a tecnologia é uma grande aliada de quem vende. Ignorá-la é um grande erro, que coloca a concorrência em vantagem. Afinal, o público B2B já é digital — especialmente após as mudanças que a pandemia trouxe.

Caso você deseje automatizar e inovar seus processos, pode contar com um bom aplicativo para vendedores externos em mãos — e nós trouxemos 9 alternativas! Agora, você não tem mais desculpa para não se tornar um líder de vendas! Vamos começar?

E se você ainda não conhece o Mercos, faça seu teste grátis agora mesmo. Não pedimos cadastro de cartão!

Testar o Mercos gratuitamente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares