Conheça os 14 melhores softwares para sua Distribuidora usar em 2024

10 minutos para ler

Com tantas opções disponíveis no mercado, nem sempre é fácil identificar quais são os melhores softwares para distribuidora. Isto é, aqueles que realmente agilizam sua operação comercial, melhoram a rotatividade de produtos, impedem o estoque parado e aumentam a produtividade.

Além disso, existem sistemas dedicados às mais diferentes partes da empresa, como finanças, vendas, relacionamento com os clientes… Então, em qual investir? Neste conteúdo, vamos trazer dicas fundamentais para você alavacar suas vendas!

Confira quais os melhores softwares para distribuidora que você verá:

Conheça cada um deles ao continuar a leitura!

Software para gerir a empresa

Os Enterprise Resource Planning, ou sistemas de planejamento de recursos, têm diferentes funções. Eles ajudam a gerenciar a empresa internamente. Por exemplo:

  • na hora de acompanhar os fluxos de caixa;
  • emitir notas fiscais;
  • fechar livros-caixa;
  • gerir receitas;
  • despesas internas e muito mais.

É por isso que integrá-lo a um sistema de vendas é um passo recomendado para as distribuidoras. Aqui na Mercos, temos mais de 200 parceiros ERP. Assim, você não precisa se preocupar em encontrar alternativas confiáveis e que tornem sua operação redonda e lucrativa. Você já obtém o sistema integrado!

Software para gerir e organizar a operação comercial

Com a rotina corrida dos gestores de distribuidoras, é comum encontrar profissionais que procuram fazer o máximo de coisas possíveis por meio de único aplicativo. Então, se esse é o seu caso, nossa 2.ª recomendação é um sistema focado em organizar sua operação comercial.

Tela inicial do sistema de vendas e e-commerce B2B Mercos, um dos melhores softwares para distribuidora. Nela, é possível ver um exemplo de indicador: evolução de venda. Ele mostra um gráfico e um descritivo do valor vendido no mês, o objetivo e quanto é necessário vender para alcançá-lo.
Ao abrir o Mercos, você poderá navegar entre mais de 25 indicadores, pedidos e orçamentos executados, clientes, protudos, agenda, roteiros e muito mais! Conquiste uma operação comercial realmente organizada.

O força de vendas nada mais é do que um sistema dedicado a agilizar e automatizar seus processos de ponta a ponta. Desse modo, ele centraliza tudo o que o gerente precisa para obter sucesso em seus processos em um só local. Ele realiza operações como:

  • controle e emissão de pedidos e orçamentos, com relatórios completos sobre cada um deles;
  • monitoramento detalhado do desempenho de cada representante ou vendedor, mostrando quantas visitas fez, a quem, quando e quanto foi faturado;
  • acesso a indicadores como positivação, curva ABC de clientes, faturamento, evolução de vendas e muito mais — detalhados por dia, mês ou o período desejado;
  • controle da carteira de clientes, incluindo ciclo médio de compras, tempo sem fazer pedidos, posição no ranking dos que mais compram, produtos mais comprador e muito mais;
  • organização de políticas comerciais, que ficam disponíveis para seus vendedores a qualquer momento;
  • visão em tempo real de tudo que acontece com a distribuidora, etc.

Tudo que você precisa em um só local

Como você pode perceber, os melhores softwares para distribuidora do mercado são aqueles que permitem que você tenha uma visão holística do negócio sem precisar mudar de aplicativo. Por isso, nossa recomendação de sofware para gerir e organizar a operação comercial é o Mercos!

Em poucos cliques você gere a equipe, os clientes, os produtos, as burocracias e os pedidos. E mais! Sistemas de vendas como o Mercos — o mais usado, prático e completo do mercado — funcionam também offline.

Assim, quando você ou seus vendedores ficarem sem internet, basta seguir normalmente com as tarefas do dia usando o app sem se preocupar. Logo, quando a conexão ficar disponível, todos os dados inseridos serão faturados imediatamente.

Teste grátis o Mercos

Software de vendas online

Yahoo!, Kodak, Blockbuster, Xerox… Esses são apenas alguns grandes nomes que perderam suas fatias de mercado ou faliram por não se adequarem à transformação digital.

É comum pensar que se algo está funcionando bem, não há nada a mexer. Porém, o que muitos gestores de distribuidora não veem é que o mercado já mudou e eles estão ficando para trás.

Dados sobre o mercado

Somente em 2020, 80% das empresas passaram a investir mais em omnichannel. Ou seja, em integrar diferentes canais de venda em torno de uma experiência do usuário excelente e estável.

Além disso, 72% dos negócios participantes de uma pesquisa da DHL Express esperam que, até 2025, a maior parte da sua receita venha do e-commerce B2B.

Você pode se interessar por:
-> 4 cases de sucesso de clientes Mercos que investiram no e-commerce B2B

Funcionalidades

Não tem jeito: seus concorrentes já estão vendendo online — e as chances de você ser ultrapassado por eles só aumentam. Uma loja online de qualidade permite que:

  • somente clientes autorizados acessem os produtos;
  • os compradores possam fazer orçamentos a qualquer momento, mesmo se seu vendedor estiver na estrada;
  • você acessa KPIs a qualquer momento, criando estratégias pontuais para seus clientes;
  • o lojista tenha um canal a mais para comprar a qualquer hora e lugar;
  • os representantes comerciais possam usar o portal como um catálogo online, em tempo real;
  • você expanda a região de atuação da distribuidora;
  • as vendas e o negócio escalem sem necessariamente contratar mais pessoas;
  • você tenha um “vendedor tecnológico” que não precisa treinar e muito mais.

Dito isso, dentre os melhores softwares para distribuidora, essa é nossa 3.ª indicação. E, especificamente, o que permite com maior facilidade a venda online é o Mercos.

Afinal, ele puxa todos os dados do sistema de vendas automaticamente para a loja virtual, acabando com os retrabalhos e permitindo que você comece a vender online para seus clientes sem grandes esforços.

CTA de solictação de demo do e-commerce B2B

Além disso, caso decida dar esse passo rumo à inovação, você terá acesso aos nossos consultores para te ajudar a criar estratégias infalíveis para prospectar clientes e apresentar o canal à sua base de clientes.

Fique tranquilo! Vender online não significa que você precise mudar a rotina dos seus representantes — só se desejar! A ideia é que o e-commerce B2B seja uma adição valiosa ao seu processo de vendas, expandindo ilimitadamente seus resultados.

Exemplo de um dos melhores softwares para distribuidora, o e-commerce B2B Mercos. É possível ver o HTML personalizado para cada empresa, fotos de itens à venda e seus preços.
Seu cliente acessa o e-commerce B2B somente com a sua liberação, faz orçamentos e compra a qualquer momento, de qualquer dispositivo. Simples, prático e eficiente para expandir as vendas e a região de atuação!

Software para gerir clientes

Tão importante quanto controlar vendedores externos e a equipe é gerenciar corretamente a carteira de clientes. Nessa hora, muitos gestores recorrem às famosas planilhas.

A verdade é que elas podem, sim, serem úteis. Contudo, inegavelmente, tornam a rotina do gestor mais atribulada. Isso, porque são limitadas, nem sempre carregam com a velocidade necessária e abrem espaço para erros.

Quem nunca digitou um dado errado, perdeu um contato ou atrasou um pedido por conta de uma planilha mal configurada?

É por isso que já existem ferramentas totalmente dedicadas a evitar esses erros — os famosos CRMs. No caso, os Customer Relationship Management servem para gerenciar e automatizar o relacionamento com quem compra de você ou entra em contato com sua distribuidora.

Eles vêm equipados de features diversos, como armazenamento de dados, registros de visitas e contatos e geração de relatórios. Exemplos de CRMs famosos, que adicionam mais 4 indicações à nossa lista, incluem:

  • 4. HubSpot;
  • 5. Pipedrive;
  • 6. RDStation;
  • 7. Leadlovers.

Essas ferramentas competem bem entre si. Sendo assim, a escolha dos melhores softwares para distribuidora, entre as opções, fica a gosto do gestor, que deve avaliar as próprias necessidades.

Novamente, é preciso ter em mente que apenas o CRM também pode deixar a gestão de vendas da distribuidora limitada. Afinal, existem funções que ele não cobre. Um exemplo disso é a organização da operação comercial e as vendas online, artifícios fundamentais nos dias de hoje.

Software para gerir a equipe

Independentemente do tamanho da equipe da sua distribuidora, saiba que os dias de geri-la apenas por experiência ficaram para trás. Hoje, os dados dominam as companhias e é preciso acompanhar os times de perto.

Isso significa monitorar volume de atendimentos, indicadores que apontam se os clientes estão sendo bem atendidos (como CSAT, NPS e SPS), atingimento de metas e muito mais.

É por meio desse acompanhamento que você poderá fazer as mudanças necessárias para tornar a equipe ainda mais produtiva, resolver gargalos prontamente e bonificar os melhores desempenhos.

Nessa hora, existem diversos softwares que podem ajudar. Mais 4 exemplos incluem:

  • 8. Asana;
  • 9. Wunderlist;
  • 10. Trello;
  • 11. Monday.

Nenhum deles requer download para começar a usar. É necessário apenas criar uma conta e cadastrar os colaboradores da sua distribuidora.

Porém, tenha em mente que se você deseja fazer mais do que apenas gerir a equipe com ajuda de ferramentas tecnológicas, essas opções podem limitar você. Isso porque focam apenas os times e suas tarefas.

Mas fique tranquilo! Afinal, existem opções entre os melhores softwares para distribuidora que vão além — e mostraremos todas para você a seguir.

Software de segurança de dados

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, já está em voga. Isso significa que todo bom gestor de distribuidora deve comprometer-se a cuidar de perto dos dados de seus clientes e leads.

Para se ter uma ideia, os usuários podem pedir, a qualquer momento, que todo o histórico de dados da sua empresa seja apagado. Caso você não consiga fazer isso — porque não tem essas informações organizadas e seguras — estará sujeito a sanções e multas.

A mesma coisa vale para vazamentos de dados. Nos últimos anos, empresas como o Facebook e a Serasa pagaram milhões em função do descuido com os dados de seus clientes.

Por isso, um sistema focado em segurança de dados pode ser interessante. Afinal, ele protege, inclusive, as informações internas de sua distribuidora, evitando que caiam nas mãos erradas, sejam alvo de hackers ou de pessoas mal-intencionadas.

Por fim, os exemplos que fecham nossa lista de melhores softwares para distribuidora em termos de segurança incluem:

  • 12. Unified Threat Management (UTM);
  • 13. Firewall Linux;
  • 14. FortiGate.

Esses sistemas focam somente a segurança de dados, ainda que alguns tragam features extras, como filtros de URL, anti-spam e anti-spy. Portanto, não espere gerir o negócio de nenhuma outra forma usando apenas eles.

Implemente a tecnologia e facilite o dia a dia da sua distribuidora!

Como você percebeu, os melhores softwares para distribuidora são aqueles que tornam sua operação mais organizada, automatizada, ágil, prática e eficiente. Então, com as 14 dicas deste conteúdo, ficou muito mais fácil entender quais são as necessidades da sua empresa e escolher os melhores sistemas para ela. Adapte-se à era digital e melhore os resultados!

Aproveite para testar o Mercos gratuitamente e sentir como será sua rotina junto ao nosso sistema de vendas! Não pedimos cadastro de cartão.

CTA para o teste grátis do Mercos
Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares