Sistema para controle de estoque e vendas gratuito: as melhores opções para gestores comerciais

6 minutos para ler

Indústrias e Distribuidoras precisam constantemente de uma boa gestão dos produtos que entram e saem de suas operações. Então, com tantas atividades se acumulando, é mais do que compreensível que os gestores comerciais busquem por um sistema para controle de estoque e vendas gratuito, de preferência.

Confira as melhores opções de softwares para prosperar o tanto que você deseja — com um investimento controlado, é claro.

Acompanhe o conteúdo!

O que é um sistema de controle de vendas e estoque?

Um sistema de controle de vendas e estoque é uma solução tecnológica projetada para gerenciar eficientemente todas as atividades relacionadas às vendas e ao estoque de uma fábrica.

Desde o registro de transações de vendas até o acompanhamento do estoque disponível, esses softwares oferecem uma visão abrangente e em tempo real das operações comerciais.

O sistema para controle de estoque e vendas gratuito da foto é o Mercos. Nele, é possível conferir a aba de produtos, que mostra Produtos e tabelas e dá a opção de gerenciar o estoque.

Por que ter um sistema de controle de vendas e estoque? Desafios diários dos gestores comerciais

Será que você precisa realmente de um software na sua operação comercial? Confira os desafios comumente enfrentados pelos profissionais gerentes a seguir e confira se você se identifica com eles!

1. Controle eficiente de estoque

Para gestores de indústrias e distribuidoras, manter um equilíbrio entre oferta e demanda é um desafio constante. Isso porque a falta de produtos pode resultar em perda de vendas, enquanto excessos levam a custos desnecessários. Esse ponto envolve tanto as vendas quanto a gestão de estoque.

2. Agilidade nas operações

Além do bom controle de estoque, velocidade é um adjetivo vital no mundo dos negócios. Ou seja, responder rapidamente às demandas do mercado é crucial para se manter competitivo. Nem sempre isso é possível com tantas rotinas para gerenciar, certo?

3. Rentabilidade nas vendas

Esse tende a ser o maior desafio para os gestores. Como encontrar o equilíbrio entre preços competitivos e a necessidade de girar o estoque? É por isso que essa é uma constante preocupação — que deve ser retirada do caminho para que o gerente consiga focar pontos essenciais para o sucesso do negócio.

Quer conhecer outras ferramentas ideais para seu negócio?
🚀 Conheça os 14 melhores softwares para sua Distribuidora usar em 2024

Os 5 melhores sistemas de controle de vendas e estoque gratuitos

Se você se identificou com um (ou com os três!) dos desafios citados acima, é hora de conhecer sistemas grátis que podem ajudar você a automatizar rotinas que atrapalham seus resultados. Confira 5 opções a seguir!

1. Mercos

O Mercos é uma escolha destacada como o melhor sistema para controle de estoque e vendas gratuito. Você conta com ele totalmente grátis durante os 7 dias do teste (experimentando o maior plano disponível) e confere, na prática, a facilidade que ele traz para a rotina. Acesse recursos como:

  • Organização de pedidos: otimize a organização de pedidos para garantir uma gestão precisa e eficiente do seu estoque;
  • Vendas offline: realize vendas mesmo em locais sem acesso à internet, garantindo flexibilidade para os representantes comerciais e assegurando flexibilidade para ajustes no estoque em tempo real;
  • Otimização de tempo: liberte seus representantes comerciais de tarefas operacionais, permitindo que foquem mais nas vendas e contribuam para a movimentação ágil do estoque;
  • Expansão de mercado: tenha uma visão abrangente e em tempo real das operações de vendas para um controle preciso do estoque e tomada de decisões estratégicas;
  • Informações atualizadas: acesse informações sempre atualizadas sobre produtos, clientes e políticas comerciais, promovendo vendas de qualidade e contribuindo para o controle efetivo do estoque;
  • Integração com ERP: integre-se de maneira eficiente a mais de 200 ERPs parceiros, eliminando a entrada manual de pedidos e reduzindo potenciais erros operacionais no controle do estoque;
  • E-commerce B2B — BÔNUS: possibilite que os clientes acessem exclusivamente produtos, solicitem orçamentos e façam pedidos pela internet 24 horas por dia.

Como você viu, o Mercos é o melhor sistema para controle de estoque e vendas gratuito disponível atualmente, oferecendo uma gama abrangente de funcionalidades, desde o controle de estoque até a gestão de equipes de vendas.

Além disso, ele proporciona um ponto de partida acessível para gestores comerciais em busca de eficiência operacional.

2. Zoho Inventory

Essa ferramenta é simples, mas pode ser uma opção gratuita interessante para gestores. Ela oferece rastreamento e organização abrangente do inventário. Além disso, tem a proposta de simplificar processos operacionais, promovendo eficiência, automatizando tarefas e agilizando fluxos de trabalho.

Também é possível realizar análises de dados sobre padrões de consumo e desempenho do estoque, capacitando gestores a tomar decisões estratégicas informadas. Contudo, na parte de vendas, o sistema ainda deixa a desejar.

3. Inventoria

O Inventoria oferece uma outra solução gratuita para a gestão de estoque, ainda que foque menos as vendas. Ele permite o monitoramento preciso de produtos e a geração de relatórios que ajudam os gestores a controlar com mais facilidade seu estoque.

Isso porque sua interface é amigável, o que é uma vantagem para gestores em busca de uma opção gratuita e eficiente — já que sistemas gratuitos nem sempre focam a boa usabilidade e navegação.

Buscando ferramentas que auxiliam sua operação comercial?
🚀 Descubra a diferença entre CRM e Sistema de Vendas e escolha o ideal para você!

4. ABC Inventory

Ideal para pequenas e médias empresas, o ABC Inventory oferece recursos básicos de rastreamento de inventário, controle de custos e relatórios personalizáveis. Sua abordagem simplificada é valiosa para gestores que buscam uma solução fácil de usar.

Contudo, sua parte de vendas é muito básica, o que faz com que o gestor precise de uma outra ferramenta como suporte nesse sentido.

5. StockBase

Por fim, nossa recomendação é a StockBase. Além de gerenciar estoques, ele integra algumas funcionalidades de ponto de venda.

Sendo assim, essa alternativa gratuita oferece um conjunto de ferramentas para controle de inventário e transações, sendo uma opção interessante para fábricas que buscam uma abordagem integrada.

Quer uma solução que garanta estoque, vendas e dezenas de outras soluções em uma só ferramenta? Faça um teste gratuito do Mercos e conheça a ferramenta mais usada, completa e prática do mercado!

Garanta o controle e organização que sua distribuidora precisa

Em um mercado competitivo, a implementação de ferramentas inovadores é mais do que uma escolha estratégica; é uma necessidade. Além disso, como você viu, a variedade de desafios enfrentados pelos gestores comerciais exige soluções eficientes e acessíveis.

Cada sistema para controle de estoque e vendas gratuito destacado aqui pode ajudar na sua operação comercial. Porém, ao adotar uma ferramenta completa, os gestores não apenas superam desafios diários, mas também potencializam o futuro de suas operações comerciais, garantindo crescimento sustentável e sucesso duradouro.

Faça o teste grátis do Mercos e garanta o sucesso que você busca na sua fábrica! Não pedimos cadastro de cartão e você não terá compromisso algum — além de conferir, na prática, o que podemos fazer por você!

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares