O que não fazer na hora de escolher seu ERP? Veja exemplos

6 minutos para ler

Um dos principais exemplos do que não fazer ao escolher um ERP está aqui, logo no primeiro parágrafo: pensar apenas no custo. Então, se você prioriza o custo mais baixo, saiba que pode estar fazendo uma economia que pode custar bem caro no futuro.

Mas isso também serve para aquele gestor que aprovou uma verba generosa e acredita que contratar o sistema mais caro significa contratar o melhor… Então, falando de forma bem simples: o melhor ERP é aquele que se encaixa com as necessidades da sua empresa.

Até porque há uma infinidade de opções, uma para cada perfil de empresa. A seguir, traremos apenas alguns exemplos de erros a evitar na escolha dos ERPs. Há dezenas de opções disponíveis no mercado brasileiro, incluindo os especializados em vários setores.

Confira!

Leia também:
-> ERP para pequenas empresas: como escolher?

Exemplo de erro #1: não definir os requisitos da forma adequada

Quando você pesquisa por exemplos de ERP na internet, cada empresa promove seu sistema da melhor forma possível — destacando cada funcionalidade e afirmando que todas elas são indispensáveis. Mas só você e sua equipe podem falar do que vocês realmente precisam

Afinal, de que adianta pagar caro num sistema com muitas funcionalidades se você não vai usar a metade delas? Ou, ainda pior, se elas só vão tornar o sistema mais difícil de usar? Por outro lado, você também pode acabar pagando “barato” em um sistema que não tem funções que farão falta à sua equipe.

Em todo caso, o primeiro passo para a contratação de um ERP é analisar bem os requisitos da equipe de vendas. Com essa “lista de compras”, fica muito mais fácil escolher.

Exemplo de erro #2: não avaliar os fornecedores criteriosamente

Como acabamos de mencionar, toda empresa busca se apresentar da melhor forma possível ao mercado — e está certa em fazer isso, afinal todos queremos vender, não é mesmo?

A questão é que você precisa ir fundo nas pesquisas para encontrar todas as informações de que precisa para escolher. Além de buscar exemplos de ERP e acessar os sites das empresas, vale a pena procurar por depoimentos e ler o que comentam sobre o fornecedor na internet.

Aliás, com essas pesquisas, você pode obter algumas das informações que vamos citar mais abaixo neste artigo. Então, fique de olho!

Exemplo de erro #3: não observar as possibilidades de escala

Suponhamos que você tenha uma equipe pequena, com poucos clientes e um nível reduzido de pedidos. Um ERP simples e barato deve funcionar, certo?

Certo. Mas e se sua empresa, equipe e carteira de clientes crescer? Será que o sistema ERP escolhido continuará atendendo às suas necessidades? Ou você precisará contratar outro e fazer uma transição, com todas as complicações que isso traz?

Analise seus planos para o futuro e responda às perguntas acima com sinceridade antes de escolher um sistema ERP. 

Exemplo de erro #4: não considerar a integração com outros sistemas

Veja bem: o sistema de gestão ERP concentra as informações mais importantes da empresa e das equipes de vendas. Logo, diversos dados que já foram imputados em outros sistemas precisarão estar presentes nele também. 

Sendo assim, o ideal é que seu sistema ERP ofereça integrações com as outras ferramentas que você já utiliza. Como o sistema de força de vendas da Mercos, por exemplo. Nesse caso, a gente ajuda no processo, oferecendo integração com ERPs como o Tiny — que, tal qual seu nome sugere, é ideal para micro e pequenas empresas.

Exemplo de erro #5: não testar a usabilidade dos exemplos de ERP

Aqui, trazemos uma questão bem prática: você e sua equipe vão trabalhar bastante no ERP, então é indispensável que todos “se entendam” com ele. 

Ou seja, vocês precisam gostar da interface e devem acessar as principais funções com toda facilidade. Por melhor e mais avançado que um ERP seja, é difícil defender sua contratação se ele não passar nesse teste — e ignorar esse princípio é um dos maiores erros que você pode cometer na hora de escolher um ERP. 

Exemplo de erro #6: não pesquisar sobre o suporte ao cliente

Muitas empresas estendem um tapete vermelho para os clientes no momento da contratar o serviço… Mas ignoram todas as demandas quando esse mesmo cliente precisa de suporte. O ERP que você escolher não pode ser assim — ainda mais se considerarmos quão importante esse tipo de sistema é para o trabalho diário.  

Então, faça muitas perguntas sobre o suporte. Tais como:

  • Quais são os canais de contato?
  • Quem compõe a equipe de suporte?
  • Em que dias e horários ela atende?
  • Qual é o tempo médio de resposta?

Além disso, aquilo que mencionamos no item 2, sobre os depoimentos, pode ajudar bastante nesse item. Afinal, nenhum cliente irá elogiar uma empresa que não oferece um bom suporte.

Exemplo de erro #7: não considerar a questão de segurança dos dados

Uma infinidade de dados sensíveis da sua empresa serão incluídos todos os dias na interface do ERP. Portanto, você não pode se dar ao luxo de contratar um exemplo de ERP inseguro ou uma empresa sem nenhuma reputação no mercado.

E se os seus dados caírem em mãos erradas, de concorrentes ou até criminosos? Ou, ainda, e se os seus dados simplesmente se perderem em uma falha do sistema?

Por isso, busque saber como a empresa lida com a questão de segurança da informação, que protocolos ela utiliza e como ela mantém seus servidores. 

Para terminar, um último erro que você não deveria cometer ao analisar exemplos de ERP e contratar um sistema como esse é se esquecer do processo de implementação. Ou seja, não planejar a adoção do sistema com calma e antecedência — isso pode fazer toda a diferença para o sucesso do projeto.

Sendo assim, se você quer escolher um sistema como esse, um dos melhores exemplos de ERP do mercado é o Tiny. O Tiny ERP é ideal para micro e pequenas empresas e oferece total integração com o força de vendas Mercos. Inclusive, acesse o link para garantir a condição com 30 dias de teste + 3 meses com 50% off.

Mercos
Analista de conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares