Marketing para representante comercial: fortaleça a sua imagem

Já pensou em aplicar boas práticas de marketing para representante comercial na rotina? Como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. Entretanto, muitos representantes comerciais acreditam que a melhor maneira de divulgar sua empresa é através de indicações de amigos, familiares e colegas de trabalho — o que, atualmente, não é verdade.

Isso é importante, fato. Mas não é suficiente. Se você quer vender mais, é preciso ir além.

Confira agora algumas técnicas de marketing que podem ajudá-lo a aprimorar a imagem da sua representação comercial!

Planeje-se

O primeiro passo é definir qual a estratégia do seu negócio agora. Você deseja aumentar a carteira de clientes? Ser mais conhecido na região em que atua? Tendo um objetivo claro e bem definido fica mais fácil analisar quais canais de divulgação utilizar e que mensagem passar para os seus clientes.

Trabalhe a imagem na frente do cliente

Trabalhar a imagem não significa apenas vestir-se bem, mas também ter uma apresentação impecável. Por exemplo, mostrar os seus produtos no celular ou tablet passa uma imagem mais forte de credibilidade do que um catálogo impresso.

Por isso, é interessante criar um e-commerce B2B, para que seus clientes possam solicitar orçamentos quando precisarem.

Hoje, os consumidores sempre pesquisam produtos online antes de comprar. Dando esta opção, você não apenas aumenta a chance de o cliente fechar a venda com você após uma visita, como também incentiva a recomendá-lo para colegas.

Utilizar um sistema de vendas digital, que permita que os pedidos sejam emitidos diretamente do seu tablet ou smartphone, na frente do cliente, também transmite mais profissionalismo do que usar os velhos blocos de papel.

Use as redes sociais

Não adianta resistir: as pessoas estão cada vez mais conectadas através das redes sociais. Desse modo, evitar fazer parte desse processo só vai fazer com que você perca ótimas oportunidades de vender mais.

LinkedIn

Comece criando um perfil no LinkedIn, a rede profissional. Aproveite para se conectar com colegas de trabalho, clientes e representadas, assim como prospects. Essa é uma ótima ferramenta para expandir o seu networking e reforçar a sua imagem.

Participar de grupos de vendedores também pode ajudar a fazer contatos estratégicos.

Facebook

Não deixe de criar uma fan page da sua empresa no Facebook. É gratuito, simples e rápido de fazer e, de quebra, pode ajudar (e muito) a divulgar a sua marca. O segredo é manter um fluxo de atualização constante, que incentiva o engajamento dos seus clientes.

Postar em grupos de discussão de representantes pode fazer com que sua página seja mais conhecida. Entretanto, não vale só fazer propaganda do seu negócio, é preciso responder às dúvidas das pessoas, oferecendo informações úteis e que te dêem credibilidade na área.

Também fique de olho no que você posta no seu perfil pessoal: algumas mensagens podem ser ofensivas para certas pessoas, afastando potenciais clientes.

Aposte no relacionamento com o cliente

Além de fazer uma apresentação impecável durante a visita e manter uma imagem de credibilidade nas redes sociais, é essencial manter um relacionamento amigável no pós-venda, para transformar o comprador em um cliente fiel.

Isso pode facilitar um pedido de indicação. Esteja disponível para esclarecer eventuais dúvidas, mas também não deixe de entrar em contato com certa periodicidade para saber se o produto está atendendo às necessidades desse cliente adequadamente. Lembre-se do mantra: vender uma vez é simples, o desafio é fidelizar o cliente.

Peça indicações aos clientes mais antigos

Não precisa ter vergonha! Se o cliente compra com você frequentemente é porque vocês mantêm um bom relacionamento profissional. Por isso, ele não se importaria de recomendá-lo, pelo contrário, poderia se sentir valorizado.

Vá a feiras e eventos do seu setor de atuação

Por fim, procure eventos estratégicos na sua área, nos quais seja possível conhecer as últimas novidades do mercado e fazer contatos profissionais.

Pronto! Agora que você conhece boas práticas de marketing para representante comercial, é só colocar a mão na massa! Não deixe de compartilhar os resultados alcançados com a gente!

O EP#4 do Mercoscast pode te ajudar ainda mais a trabalhar sua imagem do jeito certo!

Você tem sugestões para aprimorar a imagem de uma empresa de representação comercial? Deixe nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.