Recupere vendas com esses 6 modelos de mensagens para clientes inativos
Sua estratégia de vendas inclui mensagens para clientes inativos? Tanto para gestores quanto para representantes comerciais, encontrar novos clientes deve ser uma meta constante. Porém, trazer de volta clientes antigos é muito mais barato — além de, com a abordagem certa, ser mais fácil.
Quem trabalha com vendas sabe que perder o contato com os clientes é uma situação muito comum.
Pensando nisso, vamos apresentar 6 modelos de mensagens que ajudam você a retomar o contato com esses inativos e transformá-los, novamente, em clientes ativos. Confira, neste conteúdo:
- Por que reativar clientes inativos?
- Quais são os tipos de mensagens para clientes inativos?
- Modelos de mensagens para clientes inativos
- Dica de ouro para evitar clientes inativos!
Boa leitura!
Por que reativar clientes inativos?
Essa é uma pergunta bastante comum. E a resposta é simples: clientes inativos já estiveram em contato com seu negócio. Eles conhecem o processo de vendas, o produto e o resultado da compra. Sim, eles podem não ter gostado de algo durante o contato e, por isso, deixaram de comprar.
Porém, o motivo que gerou a insatisfação pode ser tão simples quanto uma mensagem equivocada ou um problema de pós-venda mal-resolvido. Seja como for, é certamente mais fácil convencer um cliente que já conhece sua operação de que os processos melhoraram do que apresentá-la a um novo comprador e convencê-lo que você vale mais a pena do que a concorrência, certo?
É por isso, inclusive, que o pai do marketing — Philip Kotler — afirma que é até 7 vezes mais barato fidelizar e manter ativo um cliente do que prospectar novos. Os inativos estão no meio do processo. Então, com as mensagens certas, podem voltar a ser ativos com facilidade.
Quais são os tipos de mensagens para clientes inativos?
Não existe apenas um tipo de texto que, ao ser enviado aos clientes, faz milagre e gera a reativação. Antes de apostar nos envios, seja por WhatsApp, seja por e-mail, é fundamental entender em que fase o cliente inativo está. Mas não se preocupe! Isso é mas fácil do que você imagina. Conheça os 3 principais tipos abaixo.
Tipo #1 — Mensagens para descobrir o que levou à inatividade
Acredite: suas mensagens para clientes inativos não vão funcionar se você não entender o que levou à inativação. Vamos supor que um comprador seu deixou de comprar porque teve um problema com o produto e não obteve suporte. Outro, porque esperava um atendimento mais próximo. Por fim, outro se tornou inativo porque lidou com poucas opções de pagamento.
Os três motivos são muito distintos, certo? Então, somente um tipo de mensagem não será o suficiente para reaquecê-lo. É preciso listar os principais motivos que tendem a fazer com que os seus clientes se tornem inativos — uma pesquisa simples de mercado pode ajudar com isso, segmentar a base e criar mensagens para cada uma dessas razões.
Leia também:
-> 11 ferramentas de relacionamento que melhoram a comunicação com os clientes
Essa é, sem dúvidas, a estratégia mais simples para reativar seus clientes. Porém, exige dedicação… E assim são as vendas. Sem separar um tempo para formular e aplicar estratégias, as chances de continuar obtendo os mesmos resultados só aumentam. Então, vale a pena se dedicar a essa tarefa!
Tipo #2 — Mensagens para reaquecer a base de clientes
Agora que você sabe os principais motivos que levaram os clientes a inativar (sim, preço pode ser uma delas), é hora de reaquecer a base.
Se você faz uma compra e tem um problema, não basta o representante comercial ou vendedor chegar para você prometendo que a situação foi resolvida para que você volte a comprar. O consumidor de hoje em dia é bastante desconfiado. Portanto, é preciso estar à frente.
Construa cases, colete feedbacks e depoimentos e gere provas da melhoria que você teve nos seus processos. Caso costumasse oferecer poucas formas de pagamento, por exemplo, tire um print da tela de checkout do seu e-commerce B2B e mostre ao público, na prática, que agora conta com mais alternativas.
Por outro lado, se seu problema era pós-venda, peça para que um cliente satisfeito com sua nova forma de atender grave um vídeo de poucos segundos compartilhando sua experiência. A lógica, aqui, é retomar o senso de autoridade e confiança na mente do cliente inativo.
Tipo #3 — Mensagens para reativar clientes
Passados os 2 passos acima, é hora de colocar a mão na massa e enviar as mensagens para clientes inativos para cada segmento que você mapeou. Você pode fazer isso manualmente ou usar uma ferramenta de disparo de mensagens para automatizar o processo.
Não se esqueça de acompanhar as respostas e de apostar em fidelização assim que recuperar os clientes que estavam inativos. Isso significa olhar a jornada de compra de ponta a ponta e estar presente em todas as etapas.
Modelos de mensagens para clientes inativos
Vamos ao que interessa? Acredite, era importante entender os passos para o envio bem-sucedido antes do disparo. Mas agora que você tem todas as informações necessárias em mãos, é hora de conhecer modelos infalíveis.
Modelo 1 — Descobrir o que levou à inatividade
Aqui, a regra é ser breve e ter objetividade. Não esqueça de substituir o nome dos clientes, os motivos e o nome do vendedor externo. Também use a mensagem no singular caso seja necessário.
“Boa tarde, cliente (inserir nome do cliente)! Como vai?
Já faz um tempo que não nos falamos. Percebi que você não fez seu pedido de reposição conosco e gostaria de saber o que aconteceu. Você poderia assinalar alguma das opções abaixo?
- Motivo mapeado 1
- Motivo mapeado 2
- Motivo mapeado 3
- Motivo mapeado 4
- Outro motivo
Exemplo:
Você também pode responder a essa mensagem contando o motivo e explicando um pouco mais sobre ele. Estamos à disposição para conhecer seu feedback respeitosamente.
Atenciosamente,
Assinatura com nome do vendedor, empresa e contatos (e-mail e telefone).”
Modelo 2 — Descobrir o que levou à inatividade
A segunda sugestão de mensagens para clientes inativos que busca solucionar o motivo da inatividade é mais completa e, portanto, tem mais chances de funcionar. Afinal, mostra que você se preocupou em avaliar o histórico do seu cliente, entendendo há quantos dias ele não compra, quantos pedidos realizou e quanto gastou com você.
Neste caso, as mensagens precisam ser enviadas manualmente. Mas, conforme dito antes, vale a pena. Quanto mais dados, melhor.
Exemplo:
“Boa tarde, cliente (inserir nome do cliente)! Como vai?
Já faz um tempo que não nos falamos. Percebi que seu último pedido conosco foi (inserir dados do pedido) e, desde então, você não fez seu pedido de reposição ou um novo pedido. Estou à disposição para entender o que pode ter acontecido e retomar nosso contato.
Por isso, separei algumas opções que podem ter levado você a não comprar mais conosco. Você poderia assinalar alguma das opções abaixo?
- Motivo mapeado 1
- Motivo mapeado 2
- Motivo mapeado 3
- Motivo mapeado 4
- Outro motivo
Você também pode responder a essa mensagem contando o motivo e explicando um pouco mais sobre ele. Estamos à disposição para conversar!
Atenciosamente,
Assinatura com nome do vendedor, empresa e contatos (e-mail e telefone).”
Modelo 3 — Reaquecer a base
Após obter o retorno de seus clientes, é hora de reaquecê-los. Confira mensagens para clientes inativos que ajudam você nessa tarefa.
“Boa tarde, cliente (inserir nome do cliente)! Como vai?
Escrevo para informar que, nos últimos tempos, nossos produtos/serviços passaram por melhorias notáveis. Atualmente, somos referência em X, Y e Z (inserir informações). Para apresentar um pouco das nossas evoluções, separei alguns depoimentos e cases de sucesso que fizemos nos últimos tempos. Confira:
- Case de sucesso 1 — explicação sobre o tema;
- Case de sucesso 2 — explicação sobre o tema;
- Depoimento 1;
- Depoimento 2.
Espero que goste! Caso queria conhecer um pouco mais sobre nossas novidades, é só responder essa mensagem. Estou à disposição.
Atenciosamente,
Assinatura com nome do vendedor, empresa e contatos (e-mail e telefone).”
Você também pode se interessar por:
-> Conheça 7 formas de gerenciar sua carteira de clientes e lucrar mais
Modelo 4 — Reaquecer a base
“Boa tarde, cliente! Como vai?
Desde a última vez que nos falamos, tivemos melhorias relevantes nos nossos serviços. Agora, contamos com (inserir melhorias aqui). Exemplos de melhorias (selecionar os que se adequam ao caso):
- X novas formas de pagamento (descrever);
- Um aumento substancial da equipe de vendas, focando o atendimento pré, durante e pós-venda;
- Uma loja virtual para você fazer seus pedidos de reposição ou comprar online de onde estiver;
- Um mix de produtos mais completo, que inclui X, X e X novidade;
- Período reduzido de entrega, para você receber seus pedidos mais rápido;
- Entre outros.
O cliente X já fez suas compras contando com essa novidade. Veja só o que ele tem a dizer sobre isso:
Inserir aqui o depoimento em vídeo ou em texto do cliente.
Espero que goste da novidade. Em breve entro em contato novamente para saber o que você achou. Se tiver alguma dúvida, é só responder essa mensagem! Estou à disposição.
Atenciosamente,
Assinatura com nome do vendedor, empresa e contatos (e-mail e telefone).”
Modelo 5 — Reativar os clientes
Por fim, é chegada a hora de ir “ao ataque”. Busque conversar, majoritariamente, com os clientes que responderam a algumas de suas mensagens.
Já no caso dos que não responderam, o ideal é continuar a aquecê-los. Ou enviar uma proposta mais agressiva, mas cujo follow-up seja impecável. Confira uma sugestão inicial para aqueles que responderam.
Exemplo:
“Boa tarde, cliente! Como vai?
Tenho uma proposta imperdível para você.
É um convite para conhecer nosso site/loja virtual e conferir todas as novidades sobre as quais conversamos nos últimos tempos. Mas não é só isso. Você contará com um desconto de X% para fazer sua primeira recompra.
Essa é uma oportunidade exclusiva para clientes como você, que estão em busca de melhorar seus resultados com uma parceria de confiança e qualidade. Antes, durante e após a compra eu estarei à disposição para tirar suas dúvidas e conversar sobre as melhores formas de entregar a você o necessário para o seu sucesso.
Conte comigo!
(Link do e-commerce B2B ou site) -> Acesse agora mesmo!
Atenciosamente,
Assinatura com nome do vendedor, empresa e contatos (e-mail e telefone).”
Modelo 6 — Reativar os clientes
“Olá, cliente! Como vai?
Há alguns meses você faz o pedido X conosco. Por isso, imaginamos que você tenha interesse em resolver X problema, certo? Se for o caso, gostaria de ter a oportunidade de apresentar novamente com a Y pode ajudar você.
Nos últimos tempos, passamos por X melhorias e estamos com X novidades (substituir as letras pelas características do seu produto).
Tenho certeza que podemos retomar o contato e garantir uma parceria de sucesso. Para demonstrar meu profundo interesse em ter um cliente tão especial comigo, aqui está um desconto de x% no seu pedido.
Essa é uma oportunidade exclusiva para clientes como você, que estão em busca de melhorar seus resultados com uma parceria de confiança e qualidade. Antes, durante e após a compra eu estarei à disposição para tirar suas dúvidas e conversar sobre as melhores formas de entregar a você o necessário para o seu sucesso.
Conte comigo!
(Link do e-commerce B2B ou site ) -> Acesse agora mesmo!
Atenciosamente,
Assinatura com nome do vendedor, empresa e contatos (e-mail e telefone).”
Dica de ouro para evitar clientes inativos!
O Mercos ajuda você nessa tarefa com facilidade. Além de mostrar quais clientes estão ativos, inativos, ciclo de vendas, produtos mais comprados e outros dados nos indicadores do seu força de vendas, você ainda conta com o monitoramento de atividades no e-commerce B2B.
Desse modo, você acompanha as atividades que os clientes realizam dentro da sua loja virtual:
- quais produtos adicionaram ao carrinho;
- em quais promoções ou destaques clicaram;
- quais áreas do site são mais movimentadas;
- e, é claro, carrinhos abandonados.
Com os modelos de mensagens para clientes inativos que trouxemos em mãos, fica fácil entrar em contato com as informações que você precisa para vendas mais estratégicas e pontuais acerca das necessidades de cada cliente. Evite inativos e reative clientes com a ajuda da tecnologia. Faça um teste grátis e sem compromisso!