Principais funcionalidades do ERP para gerenciar a sua loja virtual

10 minutos para ler

Se você quer saber o que é um ERP e as principais funcionalidades que ajudam a gerenciar a sua loja, nosso conteúdo com certeza é para você. Mas primeiro precisamos explicar o que essas três letras significam – Enterprise Resource Planning, que pode ser traduzido como Planejamento dos Recursos da Empresa.

Ou seja, nada mais é do que um sistema que oferece soluções para ajudar a fazer a gestão do seu negócio. Principalmente se você está iniciando sua loja virtual, sabe como é difícil manter tudo sob controle, não é mesmo?

Por isso, ter um ERP pode ser exatamente o que você está precisando para te ajudar na hora de gerenciar a sua loja.

Quer saber mais sobre e como ele pode ajudar a tornar o gerenciamento da sua loja uma tarefa muito mais simples? É só conferir até o fim do conteúdo que preparamos.

O que é ERP?

É um sistema que apoia toda a gestão do seu negócio. Com a utilização de um software integrado de gestão, você pode ter uma visão mais precisa de todas as áreas da sua empresa.

Por exemplo uma loja virtual, o ERP pode ajudar a entender melhor sobre o desempenho de vendas dos seus produtos, ticket médio, informações sobre a base de clientes, entre outras coisas. Ou seja, oferece soluções de gestão completas para as empresas, com tudo que sua empresa precisa no dia a dia, tudo em um único lugar.

Se você ainda acha difícil de entender, pense em todos os processos que precisam ser realizados para conseguir efetuar suas vendas. Para vender, é necessário ter um sistema financeiro, de logística, de produção, de estoque, entre outros.

Já com um sistema de gestão empresarial, é possível gerenciar todas essas informações em um só lugar, garantindo uma maior integração em todas as etapas antes de fechar uma venda. Então, de forma resumida, podemos explicar que o ERP é uma forma de integrar toda a gestão do seu negócio.

Mas para ficar ainda mais claro, vamos te explicar um pouco mais sobre as principais funcionalidades de um ERP.

Principais funcionalidades de um ERP

São inúmeras as funcionalidades, mas para os lojistas iniciantes, algumas delas são mais necessárias do que outras. Além disso, se você vai começar a usar um software pela primeira vez, é melhor começar apenas com o básico e ir evoluindo conforme o crescimento do seu negócio.

Vamos a seguir falar um pouco mais sobre algumas das principais funcionalidades.

Emissão de NF e boleto

Se você já está com a sua loja em funcionamento, a emissão de notas fiscais e de boletos já se tornou uma tarefa bastante comum, não é mesmo? Por isso, saiba que uma das principais funcionalidades de um ERP é o de facilitar esses dois processos.

Por meio de um cadastro simples, você consegue fazer o preenchimento das notas fiscais de maneira praticamente automática, basta usar o preenchimento inteligente. Ou seja, você só precisa preencher alguma palavra-chave, que o ERP faz o restante do preenchimento de forma automática.

Depois, você só vai precisar fazer o preenchimento das quantidades dos produtos. E o mesmo acontece para os boletos. Garantindo muito mais praticidade na hora de lançar suas notas fiscais e até mesmo na hora de criar boletos para seus clientes.

Controle de estoque

Com o controle de estoque você vai saber quais são os itens disponíveis no seu estoque, mesmo sem ter que ir fisicamente ao estoque para conferir.

Além disso, em sistemas de gestão mais completos, é possível sincronizar o seu estoque em várias plataformas e marketplaces. Ou seja, você consegue fazer a gestão do seu estoque de forma muito mais eficiente e prática, mesmo em várias plataformas de venda diferentes.

Para isso, basta fazer a integração com as plataformas e marketplaces que você utiliza. Além disso, com a importação das notas fiscais dos seus fornecedores, o seu estoque pode ser atualizado automaticamente.

Cadastro de produtos

Uma das funcionalidades que vai ajudar muito na hora de gerenciar a sua loja é o cadastro de produtos. Com o cadastro de produtos, você coloca todas as informações importantes dos seus produtos, como:

  • tipo do produto;
  • tributação;
  • imagens dos produtos;
  • código de barras.

Além disso, você pode vincular os seus produtos e as variações deles em todas as plataformas onde você vende.

Com um ERP com soluções completas para a sua empresa, você garante uma integração total com os marketplaces e plataformas de venda. Dessa forma, ao fazer o seu cadastro de produto no software, você facilita a aprovação dos seus anúncios nos marketplaces.

Isso porque você vai preencher todos os requisitos mínimos necessários para ter anúncios aprovados nos maiores marketplaces. Ou seja, basta fazer o cadastro com todas as informações disponíveis sobre o seu produto, garantindo mais praticidade na hora de ter seus anúncios aprovados.

Além disso, com um cadastro completo, você e seus colaboradores terão muito mais facilidade na hora de encontrar os produtos disponíveis no estoque. E isso vai ser um grande diferencial na hora de fechar vendas de forma mais rápida, além de evitar possíveis erros.

Controle financeiro

Um sistema de gestão completo ainda oferece opções para você fazer o controle financeiro da sua empresa. Se você tem uma loja sabe o quão complicado pode ser fazer o controle das suas finanças, principalmente quando você trabalha sozinho.

Por isso, investir em uma ferramenta é fundamental para ajudar a fazer o controle financeiro do seu negócio de forma muito mais prática e eficiente. Por exemplo, com o controle de frente de caixa, você vai poder saber exatamente o valor que você tem disponível para uso.

Além disso, você vai poder fazer a abertura e o fechamento do caixa de forma muito mais prática, facilitando o dia a dia da sua empresa. Mas essa não é a única vantagem que um bom ERP oferece para te ajudar com o controle financeiro da sua loja.

Com uma funcionalidade de Gerenciador Financeiro, você consegue automatizar o processo de fazer relatórios financeiros e de fluxo de caixa. E é possível acompanhar muito facilmente o status das contas a receber e também das contas a pagar.

Ou seja, você vai poder abandonar as planilhas e as burocracias de vez, fazendo a gestão da sua loja de forma praticamente automática e a prova de erros.

Cadastro de clientes, vendedores e fornecedores

Outra funcionalidade que com certeza pode facilitar muito no dia a dia da sua empresa é a possibilidade de cadastrar seus clientes, vendedores e até mesmo fornecedores.

Dessa forma, se você vende bastante para um mesmo cliente, pode fazer o cadastro do mesmo, facilitando muito na hora de lançar as notas fiscais. Além disso, ao fazer o cadastro de fornecedores, você garante mais praticidade na hora de fazer contato com os mesmos, agilizando o processo de compras de mercadorias.

Já com os cadastros de vendedores, você garante que todas as informações importantes dos seus colaboradores estejam guardadas de forma segura. Mas além disso, você garante também mais facilidade na hora de manter todos os dados cadastrais atualizados.

Outra grande vantagem na hora de fazer os cadastros de clientes, vendedores e fornecedores no ERP, é que você garante mais segurança para esses dados. Ou seja, nada de dados pessoais dos seus clientes, colaboradores ou fornecedores vazando ou sendo vendidos para outras empresas.

Como o ERP auxilia na gestão da sua loja virtual

Como você já viu nos itens acima, são várias as funcionalidades que podem ajudar na hora de gerenciar a sua loja. Isso porque, além de todas as funcionalidades, um bom ERP vai garantir que tudo que você precisa esteja em um lugar só, garantindo mais praticidade no seu dia a dia.

E isso por si só é uma enorme ajuda para a gestão da sua loja. Apenas o fato de se livrar de várias planilhas diferentes e de toda a burocracia, já vai ser um auxílio satisfatório na hora de gerir a sua empresa.

Mas além disso, um bom software vai apresentar soluções completas, que vão facilitar a gestão da sua loja como um todo. E isso significa tanto no controle financeiro quanto no controle de estoque e de caixa.

Para você entender melhor sobre como o ERP pode te auxiliar a fazer a gestão da sua loja, preparamos uma lista com as vantagens de se usar este software na sua empresa.

Principais vantagens de usar o ERP na sua empresa

São muitas as vantagens de usar um ERP na hora de fazer a gestão da sua empresa, sendo a principal delas a praticidade. Porém, vamos falar um pouco mais sobre outros pontos positivos para você que ainda não escolheu um para a sua loja.

Praticidade

Podemos dizer que a palavra chave para um ERP é praticidade. Isso porque, ele garante a automatização de vários processos, como preenchimento automático de produtos e clientes, entre várias outras coisas.

Além disso, com as opções de controle de estoque e controle financeiro, você vai ter todos os dados que precisa de forma prática, sem precisar depender de planilhas.

E vale lembrar que essa praticidade também garante que você e seus colaboradores possam focar em tarefas que não podem ser substituídas por máquinas. Ou seja, tarefas como produzir e vender mais, ou até mesmo prestar um atendimento exclusivo e personalizado para os clientes da sua marca.

Diminuição dos desperdícios

Com um sistema de gestão integrado, é possível fazer todo o controle do seu estoque de forma eficiente e prática, não é mesmo? Sabia que ao fazer isso você pode até mesmo fazer uma diminuição dos desperdícios na sua empresa?

E isso porque, com um bom controle de estoque, você pode até mesmo colocar informações como data de compra e data de validade dos produtos. Dessa forma, pode-se usar o sistema de que “o primeiro que entra é o primeiro que sai”, diminuindo as perdas de material e produtos.

Maior controle financeiro

Usar um ERP para fazer o controle financeiro da sua empresa é uma ótima forma de entender melhor sobre a saúde do seu negócio. Além disso, ter dados concretos sobre os gastos e os lucros da sua loja, de forma mais fácil e prática.

Ou seja, começar a planejar os próximos passos da sua loja com base em dados concretos, sem precisar depender da intuição. Outra grande vantagem de fazer o controle financeiro da sua empresa por um software de gestão é ter muito mais facilidade na hora de declarar seus impostos.

E além disso, até mesmo facilitar na hora de fazer o balanço financeiro da sua loja, usando os dados do estoque e da frente de caixa.

Conclusão

Agora que já sabe um pouco mais sobre o que é um ERP, bem como as principais funcionalidades e vantagens para sua empresa, tudo que precisa fazer é usar o nosso cupom #mercos e garantir três meses grátis no ERP Bling, que oferece soluções completas para a sua empresa.

Luana Faraco
Analista de conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares