6 tendências de vendas para se preparar para o fim do ano

5 minutos para ler

O universo do comércio entre empresas está sempre em evolução. Para um representante comercial, isso significa que é vital acompanhar as tendências de vendas para se destacar nesse cenário competitivo.

Então, se você busca estar à frente do mercado, é hora de explorar as estratégias revolucionárias que vão moldar o fim deste ano e impulsionar suas vendas de forma prática e eficiente.

Neste guia, mergulharemos em 10 dessas tendências cruciais, que farão a diferença no seu desempenho. Exploraremos desde técnicas pessoais à integração da automatização, bem como a importância da personalização e do poder dos dados.

Preparado para dominar o jogo das vendas neste fim de ano? Vamos lá!

1. Vendas Online: A Revolução em Ação

Sabia que 79% das empresas já estão imersas nas vendas online? Com 92% dos compradores B2B preferindo apresentações virtuais, a comodidade de resolver tudo online é um diferencial imbatível. Por isso, vale a pena mergulhar nessa tendência para eliminar a concorrência do fim do ano.

Ter um e-commerce B2B, isto é, uma loja virtual dedicada ao representante, é uma estratégia que permite que compradores façam seus pedidos a qualquer hora, de qualquer lugar, enquanto você realiza visitas estratégicas.

2. Automatização e IA: Aliados Indispensáveis

Não há mais para onde fugir! A automatização não é apenas uma tendência momentânea, é a chave para o sucesso. Sua adoção impulsionou as vendas em até 10% e aumentou a eficiência em 15% nas empresas que a adotaram. Além disso, é improvável que um representante prospere, hoje, sem a tecnologia.

Mas isso não é uma novidade para nenhum representante antenado no futuro das vendas. Por outro lado, a Inteligência Artificial ainda é um terreno pouco explorado na área — apesar de ser uma das principais tendências de vendas do momento.

Independentemente, segundo uma pesquisa da SalesForce, seu uso aumentou em 155% entre equipes de vendas somente nos seus dois primeiros anos de implementação. É o momento de abraçar o futuro e encontrar formas de automatizar sua operação comercial.

E, se ainda não for hora de inserir a IA na sua realidade, começar com uma comunicação multicanal e ágil pode fazer toda a diferença… Além de, é claro, usar a automação comercial de um sistema de vendas como aliado.

3. Personalização: O Toque Pessoal que Faz a Diferença

Como você bem sabe, os clientes adoram se sentir especiais. Inclusive, segundo uma pesquisa da Epsilon, 80% deles são mais propensos a fazer negócios com empresas que oferecem uma experiência personalizada.

Sendo assim, investir em relacionamentos próximos é crucial para deixar métodos de apresentação padroninzados para trás. Uma boa forma de fazer isso é acompanhar o histórico de atendimento dos seus clientes antigos e usá-los para criar perfis e prospectar novos, aproveitando suas particularidades.

Leia mais:
-> Como os relatórios de clientes podem ajudar você a personalizar suas vendas?

4. Diversificação: Expanda os Canais de Vendas

Depender de um único canal de vendas é coisa do passado! Empresas B2B, atualmente, estão adotando, em média, três canais diferentes para vender. No caso de representantes comerciais, o ideal é contar contar com as visitas presenciais, um televendas e com a loja virtual. É a hora de diversificar para se destacar!

5. Inbound: Atração em Vez de Empurrar

A era de “empurrar vendas” para os clientes, atualmente, cede espaço para uma atração de clientes com conteúdo relevante. Segundo dados da Market Splash, essa mudança reduz o custo de leads em até 80% e constrói conexões mais autênticas.

Por isso, conheça o Inbound Marketing/Sales, que são estratégias estratégia que se concentram em atrair e vender para clientes por meio de conteúdo relevante e útil, criando conexões significativas ao longo do processo de compra.

Elas são focadas nas dores e necessidades de cada cliente, de maneira personalizada, reforçando uma das tendências de vendas que trouxemos acima: a da personalização. Portanto, invista no Inbound e venda mais neste fim de ano!

6. Referências de Clientes: O Poder da Confiança

Conforme um artigo publicado no LinkedIn, 92% dos compradores B2B se baseiam em boas referências para fazerem uma compra. Depoimentos e referências confiáveis, claro! Desse modo, é fato que o poder das recomendações na hora de fechar um negócio não deve ser subestimado.

Peça que seus clientes escrevam suas opiniões em suas redes sociais e grave vídeos de feedbacks positivos. Isso fará toda a diferença nas suas vendas.

Use as dicas acima para se destacar!

Pronto para transformar suas vendas com essas tendências de vendas incríveis? Como você já sabe, estar atualizado com o que move o mercado é o primeiro passo para garantir resultados excepcionais. E com essas 6 estratégias certeiras, você pode ir além e impulsionar seu sucesso!

Quer ainda mais dicas para aumentar os lucros no fim de ano? Então, não perca essas 7 Dicas para o Representante Comercial Aumentar as Vendas! Nele, você encontrará orientações práticas e eficazes para implementar essas tendências no seu dia a dia. Boas vendas!

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares