7 dicas para o representante comercial aumentar as vendas

7 dicas para representante comercial aumentar as vendas

Traçar estratégias para aumentar o número de vendas e colocá-las em prática é um desafio constante entre os representantes comerciais. Mesmo os profissionais que já têm mais experiência ou facilidade para vender podem encontrar dificuldades nesse momento.

O aumento da concorrência, o nível de exigência dos clientes e crises no mercado são fatores que influenciam negativamente no número das vendas. Para contornar estes obstáculos, é preciso se preparar com um plano de ação, ser organizado e ficar de olho nas principais métricas de venda.

Neste post apresentamos 7 dicas para representante comercial, para você melhorar seus resultados em vendas, mesmo quando as dificuldades aparecerem. Confira!

1. Reveja seu método

Cada vendedor de alta performance tem um método de trabalho. Alguns preferem visitar clientes ao longo de todo o dia, outros preferem realizar apenas visitas estratégicas e atender toda a base com um e-commerce B2B como aliado. Há ainda os que desempenham uma tarefa a cada dia da semana.

Também faz parte do método a maneira como o representante aborda leads e cultiva clientes, as formas que escolhe para fazer uma apresentação nas prospecções e os recursos que utiliza para armazenar informações sobre pedidos e comissões. Tudo isso varia conforme as características do vendedor e suas necessidades.

No entanto, ter um método não significa estar fechado para as novidades. É preciso sempre rever esta metodologia, a fim de aplicar novas práticas de venda e melhorar ainda mais seus resultados. Até porque, nem sempre a mesma abordagem funciona para todos os prospects.

Na hora de avaliar seu método, pense nos hábitos resultantes em mais vendas e quais devem ser mudados. Trace os resultados que você quer atingir — por exemplo, duplicar as vendas em três meses — e as práticas que terá de adotar para isso.

Com base nesta análise, procure mais informações e cursos de capacitação para aumentar seu nível de conhecimento, para mudar os hábitos que não estão dando certo e sobre como melhorar a prospecção de clientes.

2. Seja organizado

Organizar seu tempo e processos ajuda a aumentar as vendas enquanto você evita o surgimento de alguns problemas. E, caso eles aconteçam, solucioná-los com mais agilidade.

Como o profissional passa muito tempo na rua buscando novos clientes, uma das boas dicas para representante comercial é que ele tenha em mãos todas as informações necessárias para fechar mais negócios.

Ao utilizar um programa de gestão de pedidos e clientes no seu smartphone ou tablet, você:

  • acessa os catálogos com os produtos e serviços das empresas que representa;
  • acompanha o histórico dos clientes;
  • envia orçamentos;
  • tira pedidos;
  • faz o controle de suas comissões… Tudo em um só dispositivo, que funciona online e offline.

Você também pode se interessar por:
-> Emissão de pedidos: por que blocos, planilhas, e-mails e WhatsApp não são os melhores caminhos?

Além de garantir uma postura mais profissional, organizar seus processos com um sistema de gerenciamento também proporcionará mais eficiência ao seu trabalho.

3. Represente mais empresas

Ao representar mais empresas, você tem mais oportunidades de negócios. Uma forma de aumentar suas vendas é procurar empreendimentos que forneçam produtos ou serviços na mesma área em que você já atua. Por exemplo, se você representa uma confecção de roupas femininas, procure uma indústria de calçados para representar também.

Assim, quando atender a uma loja que compra as peças de vestuário, você pode apresentar ao cliente o catálogo de sapatos femininos da outra empresa.

Outra maneira de vender mais é diversificando sua área de atuação, atendendo a vários tipos de mercados. Assim, se um segmento estiver enfrentando problemas financeiros, você não sofrerá com a baixa das vendas, já que poderá focar seus esforços em outros setores.

Você também pode se interessar por:
-> Quais os 5 melhores produtos para representação comercial?

4. Aumente a equipe

Ao decidir por aumentar o número de empresas representadas, você sentirá a necessidade de ter profissionais que ajudem nesta tarefa. Afinal, chegará a hora em que você não dará conta de tudo.

Comece montando uma equipe de vendedores prepostos, mas não pare por aí. Fechando mais pedidos, o trabalho administrativo também aumenta. Avalie a possibilidade de contratar um auxiliar administrativo ou uma secretária para dar suporte no acompanhamento de faturas e organização dos pedidos.

Outra opção é contratar o chamado preposto virtual. Trata-se de uma ferramenta de venda online que vende “por você” enquanto você viaja, em fins de semana e feriados, fora do horário comercial… E que serve também como um catálogo virtual! A melhor parte é que esse preposto não precisa ser treinado.

5. Amplie seu networking

Relacionar-se com outros profissionais também pode render novos negócios. Por isso, essa, entre as dicas para representante comercial, é uma das mais valiosas: quanto maior for sua rede de contatos, maiores serão as chances de correr atrás de clientes.

Para isso, ande sempre com seu cartão de visita e participe de eventos ligados às áreas das empresas que você representa. Conduza também um networking online.

Há redes sociais corporativas, como o LinkedIn, que reúnem profissionais de vários setores e contam ainda com ferramentas como busca de pessoas por segmento, profissão, empresa, cargo e outros filtros que ajudam na prospecção.

Leia também:
-> 17 aplicativos para representante comercial (incluindo networking!) que vão facilitar sua rotina

6. Fique de olho nos resultados

O indicador mais aferido pelos vendedores é o número de vendas fechadas, mas há outros que apontam não apenas se seus esforços estão dando certo, mas principalmente qual caminho você deve seguir para vender mais.

Além deles, uma pesquisa de satisfação com os clientes pode demonstrar os processos que são mais certeiros na hora da conversão.

Os produtos mais vendidos também são indicativos de novos mercados a serem explorados.

Outra opção é avaliar seus clientes inativos. Eles podem demonstrar que está na hora de tentar novas abordagens para resgatar compradores. Fique de olho nestes dados para encontrar mais oportunidades de vendas.

Entenda mais:
-> Recupere clientes inativos com 5 ações práticas que realmente funcionam

7. Assista ou ouça o Mercoscast

O Mercoscast é o programa e podcast quinzenal da Mercos e já tem mais de 90 episódios! Sem dúvidas, nosso episódio de maior destaque é o #24, que traça o percurso de maior sucesso para o representante que quer começar com o pé direito.

Além dele, em outro episódio de destaque, o #14, Afonso Tonelli, CEO da Musical Plus Representações, compartilha sua visão de representante-empreendedor. Ele comenta os desafios e soluções inovadoras que tem adotado ao longo de 14 anos à frente do seu escritório e destaca alguns passos que o representante deve seguir para levar seu escritório ao sucesso.

Confira!

Também estamos disponíveis no Spotify, Soundcloud e iTunes, para os fãs de podcast.

Gostou das nossas dicas para representante comercial? Aproveite a oportunidade para fazer seu teste gratuito e sem compromisso do sistema de vendas Mercos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares