Como contratar um preposto de representante comercial?

8 minutos para ler

Chegou aquele momento em que sua operação comercial está apertada, entre visitas e comunicações com os clientes, e você precisa contratar um preposto de representante comercial? Ou que você está com a agenda cheia de bons clientes e deseja expandir seus negócios?

Essa é uma excelente oportunidade para você atingir metas com mais facilidade, especialmente em prazos curtos. Porém, é preciso ter cuidado. Não basta contratar qualquer pessoa, certo? Então, se você quer sabe como contratar um preposto para sua representação, é só acompanhar o conteúdo.

Boa leitura!

O que é um preposto de representante comercial?

O preposto é um vendedor delegado. Ou seja, alguém designado pelo representante comercial para agir diretamente em seu nome. Ele deve fazer a prospecção de clientes e conquistar novos pedidos para o representante – nesse caso, chamado preponente, ou quem designa a função ao preposto.

Leia também:
-> 7 dicas para o representante comercial aumentar as vendas

Quais características o preposto de representante comercial deve ter?

Para auxiliar efetivamente no controle de pedidos para o representante, o preposto deve ter um bom conhecimento em vendas. Contudo, também é interessante procurar por pessoas que:

  • são proativas, honestas e se identifiquem tanto com a missão quanto com os valores da empresa;
  • tenham constante estímulo em suas atividades;
  • contem com apoio logístico;
  • sejam emocionalmente estáveis;
  • se sintam parte de uma equipe que trabalha empenhada para que todos ganhem com o sucesso da empresa, entre outros.

Essas características são importantes porque o novo profissional deve servir como uma ponte entre os produtos, serviços e ofertas e públicos novos, com um bom potencial de consumo.

É igualmente importante manter a carteira de clientes existente saudável e estável. Afinal, a permanência dos clientes depende de um tratamento contínuo, que não acaba na venda.

Criatividade, dedicação e honestidade também são fundamentais neste tipo de função. Porém, sem dúvidas, a principal característica que um preposto de representante comercial deve ter é a vontade de aprender.

Quais são os cuidados necessários para contratar um preposto?

É preciso estar atento a diversos fatores antes da contratação de um preposto. A documentação, formas de comissionamento e prazos devem estar em ordem com as expectativas do seu possível contratado. Entenda quais passos é preciso seguir para uma contratação com mais chances de sucesso!

Estabeleça um bom processo seletivo

Primeiramente, defina um perfil e observe as competências em questão. Por fim, estude o desempenho do possível contratado em diferentes situações. Desde a primeira conversa até a contratação, tenha em mente que essa será a pessoa que representará seu nome.

Portanto, apresente integralmente sua proposta e ofereça todas as informações necessárias para uma boa seleção.

Entenda que o preposto é um profissional autônomo

Um dos principais medos dos representantes comerciais na hora de contratar um preposto é o risco de criar vínculo empregatício. Por isso, é importante saber quais cuidados tomar para evitar problemas trabalhistas.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o preposto é um profissional autônomo e está sujeito às exatas mesmas regras que o representante comercial. Ambos são amparados pela Lei 10.406.

Sendo assim, o representante que controla o preposto deve agir como um gestor agiria com ele. Isso significa ter a liberdade de conversar sobre metas, expectativas e regras — desde que haja sempre respeito à autonomia do profissional.

Formule o contrato cuidadosamente

Após entender como um preposto atua, é hora de criar um contrato de trabalho — assim como acontece com um representante. 

Esse termo deve ser muito bem elaborado, com clareza e precisão. Isso, para delimitar as ações do preposto de modo a proteger o representante da possibilidade de malfeitos. Deixar os processos claros e facilmente consultáveis é obrigação de quem contrata.

Afinal, o preposto do representante reporta ao preponente, mas não à empresa, diretamente. Em outras palavras, em caso de falha de um preposto, quem é acionado pela empresa é o representante comercial, pois é o responsável pelo trabalho do vendedor.

Entenda o que o preposto não pode fazer

O preposto não pode designar um substituto, por sua vontade, sem a expressa autorização de quem o designou. Se ele delegar suas funções a um colaborador de má-fé, o preposto que se ausentou responderá por mau uso de preposição.

Comunique-se com outros clientes

Outro cuidado que pode ajudar na escolha do melhor preposto de representante comercial é solicitar cartas de apresentação de clientes. Você também pode entrar em contato com eles para colher opiniões diretas sobre a atuação do vendedor externo. 

Tudo isso pode auxiliar a decidir por um colaborador adequado e com bom networking, que funcione como uma espécie de “fomentador” de negócios para a empresa.

Contudo, caso deseje ter pouca ou nenhuma preocupação na hora de contratar um preposto, é possível contar com o preposto virtual.

Conheça o preposto virtual

O preposto virtual é uma ferramenta poderosa de vendas online. É um e-commerce para representante comercial que permite que seus clientes façam orçamentos e comprem de você em momentos em que você não pode atendê-los, como:

  • durante visitas estratégicas para clientes na sua curva A;
  • em viagens, quando você não pode parar para atendê-los;
  • aos finais de semana e em feriados;
  • fora do horário comercial;
  • ou em qualquer momento que desejarem.
A imagem mostra um exemplo de e-commerce B2B da Mercos, que é uma loja virtual que faz a função de um preposto de representante comercial online
O preposto virtual também pode ser utilizado como catálogo online. Ele contém todos seus produtos, preços, destaques e promoções em um só local. Assim, é possível mostrar o que está disponível em estoque em tempo real para os clientes. 

Por fim, as tabelas de preços são personalizadas de acordo com uma região, segmento ou as tags que você mesmo criar.

Tudo isso sem quaisquer problemas com vínculos empregatícios e, claro, sem precisar de treinamento.

Quais os aspectos positivos de trabalhar com o preposto?

Com os cuidados certos, pode ser muito vantajoso trabalhar com o preposto do representante. Confira os três grandes benefícios da contratação!

Autonomia

O preposto não precisa ser controlado, como um empregado comum. Assim, não há necessidade de bater ponto ou de trabalhar em horários fixos. O foco fica nos resultados!

Versatilidade

A grande verdade é que o representante responsável por uma determinada área é uma pessoa solitária, com um escopo de ação limitadíssimo. Desse modo, o preposto servirá para trabalhar junto e multiplicar esse potencial de conversão de vendas.

Aproveite para conferir:
-> Conheça 17 aplicativos para representante comercial que vão facilitar sua rotina

Renovação do contrato de preposto de representante comercial

Aproveitar uma carteira de clientes previamente conquistada por um preposto, ou, até mesmo, conhecer técnicas de vendas diferenciadas trazida por esse profissional pode representar enorme vantagem para a empresa. Vale a pena considerar essa adição!

Mais dicas para aproveitar as vantagens de contratar esse profissional, você encontra abaixo:

E quais as potenciais desvantagens da contratação do preposto de representante comercial?

Como tudo na vida, uma potencial contratação não têm só vantagens. É interessante avaliar dois potenciais efeitos negativos das condições de trabalho do preposto de representante. Acompanhe!

É preciso ter cuidado com a qualidade dos pedidos do preposto. Isso, porque se ele não se preocupar em surpreender o cliente, em conquistar novos espaços ou em oferecer produtos diferentes para um cliente mais antigo, o representante comercial poderá perder ótimas oportunidades.

Leia também:
-> Quais os 5 melhores produtos para representação comercial?

Um preposto, como vimos, age diretamente em nome do representante. Isso o expõe a riscos, por exemplo, no caso do contratado fazer uma venda superfaturada. Tenha cuidado e siga nossas dicas!

Boa contração!

Ter um preposto exige cuidado, atenção e paciência. O representante precisa estar disposto a treiná-lo, a acompanhar e a incentivar seu crescimento profissional, além de ter um contrato claro e objetivo com ele.

Com as informações deste artigo em mãos, ficou mais fácil entender como contratar um preposto de representante comercial e evitar potenciais problemas, certo? Então, aproveite-as e conte com esse profissional ao lado para expandir sua representação!

E se você ainda não tem um sistema de vendas para ajudar na sua operação comercial, não deixe de testar gratuitamente o Mercos, sem compromisso! Não pedimos cadastro de cartão.

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares