Como atingir e trabalhar com metas?

Trabalhar com metas faz parte da rotina da maior parte dos profissionais. Entretanto, essa pressão é ainda maior para quem trabalha com vendas. Afinal de contas, não atingir os objetivos esperados significa receber uma comissão menor e, consequentemente, afetar o próprio orçamento. Então, que tal saber como atingir e trabalhar com metas neste conteúdo?

Se você sempre pensa “o stress no fim do mês é inevitável” antes de fazer as vendas, vai se beneficiar da lista com 5 dicas que preparamos para você.

Acompanhe o conteúdo, conheça-as e lide com suas metas da melhor maneira possível!

1. Não deixe tudo para a última hora

Essa é a dica de ouro. A melhor estratégia para evitar a correria do fim do mês é se organizar, entender como atingir e trabalhar com metas e cumprir as demandas uma a uma ao longo dos dias, em vez de deixar tudo para a última semana.

Estabeleça metas semanais e diárias a serem cumpridas, de modo que você consiga atingir seus resultados até o fim do mês. Sempre que houver um imprevisto e não for possível cumprir a meta diária, remaneje seus compromissos atinja-a no dia seguinte. Você vai ver como o sufoco no dia 30 será bem menor!

2. Estabeleça metas realistas

De nada adianta ter metas ambiciosas a cumprir se a realidade fala outra coisa. Não que isso signifique que você não deva tentar ir além. Afinal de contas, pró-atividade é uma característica valiosa.

O que queremos dizer é apenas para manter os pés no chão na hora de aplicar as dicas de como atingir e trabalhar com metas. Analise o que é de fato possível de ser feito a curto prazo, considerando também fatores externos, como a economia e alguns imprevistos. Assim, você evita a desmotivação da sua equipe caso chegue o fim do mês e ninguém tenha conseguido conquistar os resultados almejados.

3. Veja a pressão das metas como algo bom

Muita gente sofre justamente por não se sentir confortável com a cobrança por resultados. Porém, há também o lado bom de aprender como atingir e trabalhar com metas! Um exemplo disso é o fato de ficar mais fácil para a representada avaliar o seu desempenho e definir o valor das comissões.

Afinal de contas, os números não mentem, né? O desafio para bater metas não deixa de ser um desafio pessoal, já que depende, em grande parte, do seu próprio esforço para conseguir bons resultados.

Uma dica é associar estes desafios com seus objetivos pessoais. Assim, fica mais fácil visualizar como o retorno positivo no trabalho pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de vida.

4. Cuidado com a pressão abusiva

Algumas empresas não entendem como funciona o dia a dia do representante comercial e acabam fazendo uma pressão abusiva para atingir metas. E elas podem ficar ainda mais difíceis a cada dia! Pressionar demais o representante não vai fazer com que o resultado seja atingido mais rápido. Pelo contrário, deixará o profissional estressado e sem motivação.

Se você estiver passando por uma situação como essa, o melhor a fazer é ter uma conversa franca com o gerente comercial da representada e explicar sua situação. Caso isso não resolva, vale a pena repensar se mantê-los na sua lista não trará mais prejuízos do que benefícios para você.

5. Relaxe!

Tem horas que não adianta: você está uma pilha de nervos com tantas metas a cumprir e não sabe nem por onde começar. O melhor a fazer é dar um tempo e parar para respirar antes de voltar às demandas do dia.

Fazer atividades relaxantes fora do ambiente de trabalho, como correr no parque, jogar bola ou, até mesmo, fazer ioga e meditação, também são essenciais para combater o stress e ajudar a aumentar a produtividade. E vale reforçar: ter uma alimentação saudável e dormir bem faz toda a diferença na sua saúde e, consequentemente, na sua disposição para atingir bons resultados.

Agora que você conferiu 5 sugestões simples e que te ajudam a entender como atingir e trabalhar com metas, é hora de colocar a mão na massa! Siga as recomendações do conteúdo e trabalhe com bem menos pressão ao longo do mês, conquistando os melhores resultados possível!

Garanta ainda mais controle de suas metas com a ajuda do Força de Vendas Mercos, que organiza toda sua parte comercial e base de clientes! Teste gratuitamente!

Aprenda ainda mais sobre metas com o EP#36 do Mercoscast, o programa quinzenal da Mercos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.