Equipar o time comercial com as ferramentas de gestão de vendas ideais é responsabilidade de um bom líder, seja na indústria, seja na distribuidora. Mas quais ferramentas escolher? Quais serão as melhores para as particularidades da equipe? Por onde começar?
É isso que discutiremos a seguir!
O que você verá neste conteúdo?
- É fundamental equipar o time comercial com ferramentas adequadas, mas nem sempre é fácil escolher as melhores opções devido à vasta disponibilidade;
- Para ajudar na decisão, apresentamos 9 ferramentas que funcionam bem para diversas equipes de vendas de indústrias e distribuidoras, oferecendo uma análise detalhada de cada uma, suas funcionalidades e benefícios;
- Conheça as funcionalidades de cada ferramenta na hora de melhorar: gestão de equipes, automação de marketing, organização de projetos, treinamento de equipes, prospecção de clientes e mais.
Acompanhe!
1. Mercos
O Mercos é uma ferramenta de vendas e e-commerce B2B que abraça todas as etapas do processo de vendas. Planejamento, gestão de equipes e clientes, análise de dados em tempo real, emissão de pedidos, estoque, relacionamento com o cliente, pós-venda, rotas, venda online, entre outros benefícios.
Tudo o que o gestor comercial de Indústrias e Distribuidoras seus representantes comerciais precisam está nele.
Enquanto o força de vendas é um programa que ampara a gestão, permitindo que o gestor tenha uma visão holística sobre cada um de seus vendedores e clientes, o e-commerce B2B atua como um vendedor online.
Porém, ele não precisa ser treinado e cobre os momentos em que o representante não está disponível, como viagens, fins de semana, feriados, horários fora do comercial… Falaremos mais sobre ele no próximo item.
Com o Mercos, sua equipe de vendas gerencia suas carteiras com agilidade, facilidade e organização. Além disso, confere fichas técnicas de clientes, roteiros de visitas e muito mais. Tudo com autonomia e acesso ao que é necessário para otimizar as vendas.
2. E-commerce B2B
Boas ferramentas de gestão de vendas deve oferecer um atendimento ao cliente B2B que supra suas necessidades atuais. Uma delas é, sem dúvidas, a capacidade de comprar a qualquer hora, em qualquer lugar.
Com o e-commerce B2B da Mercos, isso fica fácil. Afinal, ele é integrado ao sistema de vendas (que apresentamos acima) e complementa o excelente trabalho que ele faz na gestão de clientes, produtos, pedidos, dados e representadas.
Leia também:
-> E-commerce B2B: o que é e como ter sucesso com as vendas online
Falando em representantes comerciais, o e-commerce B2B também atua como um preposto virtual. Enquanto alguns profissionais temem que a ferramenta possa ser uma inimiga, isso está longe de ser real! Na verdade, o preposto virtual vende por você enquanto você viaja ou realiza visitas estratégicas.
Ele também abraça momentos em que o vendedor não pode realizar um orçamento ou tirar um pedido. Por fim, ele é um excelente catálogo virtual, que pode ser usado até mesmo durante a visita.
Online e Presencial
Ao mostrar o e-commerce B2B para o cliente presencial, ele verá quais produtos estão em estoque em tempo real, quais destaques e promoções estão em voga, imagens e descrições detalhadas dos itens que tem interesse e muito mais.
Tudo enquanto recebe uma venda consultiva por parte do vendedor. Nesse caso, o gestor pode tanto ter o e-commerce B2B dele e estendê-lo ao representante, quanto ele próprio pode contratar o seu. Assim como o força de vendas, o e-commerce para o atacado atende a ambos os públicos, abraçando cada uma das suas dores e particularidades.
É justamente por ser tão minucioso que o Mercos é uma das ferramentas de gestão de vendas mais prática e completa do mercado — e não poderia ficar de fora da nossa lista.
3. ERPs
Os ERPs são ferramentas de gestão de vendas completas. Elas abraçam precisamente a gestão interna de um negócio, incluindo a emissão de notas fiscais, o controle de entradas e saídas do caixa da empresa, o gerenciamento de pagamentos para a equipe e muito mais.
Por mais que existam grandes nomes do mercado, a verdade é que cada organização precisa de um perfil diferente de ERP em seu negócio. Por isso, selecionamos mais de 200 opções que são nossas parceiras, para que você possa analisar os perfis disponíveis e selecionar o mais indicado para o seu caso.
Os ERPs também podem ser integrados ao Mercos e aos CRMs que você escolher usar na sua operação. Novamente, a vantagem aqui é gerenciar todo o processo de vendas de ponta a ponta, tendo todo o necessário sobre controle para otimizar sua operação.
Leia também:
-> Sistema de vendas com ERP: por que ter os dois na operação comercial?
4. RD Station
A RD Station oferece diversas funcionalidades, incluindo e-mail marketing, gestão de leads e CRM, tornando-se uma excelente opção para quem deseja estreitar a comunicação com a base de clientes e leads. A automação de marketing do RD Station pode ser integrada a outras ferramentas, facilitando a venda e modernizando a operação por completo.
E se você ainda não sabe, o Mercos também é um software que conta com funcionalidades de CRM de vendas! Portanto, vale a pena conferir se seu foco está na venda ou no atendimento. Se estiver em vender mais e melhor, um sistema de vendas com CRM é sua pedida ideal!
5. Trello
Trello é uma ferramenta de organização que auxilia na gestão de vendas ao permitir o acompanhamento do fluxo de projetos, divisão de atividades em tarefas menores e delegação de responsabilidades com a ajuda da automação. É útil tanto para times internos quanto para vendedores externos no processo comercial.
6. EdApp
EdApp é uma ferramenta gratuita e editável para treinamento de equipes, destacando-se pelo uso da gamificação, que torna o aprendizado mais eficiente e divertido. A plataforma permite criar cursos personalizados, alinhados às crenças e valores do negócio, melhorando a produtividade dos vendedores.
7. Agendor
Agendor é um CRM que facilita o acompanhamento do funil de vendas e a separação dos leads por fase de negociação. Ele envia notificações sobre o desenvolvimento da relação com os clientes, ajudando o gestor a entender o perfil e comportamento dos compradores, otimizando as vendas.
8. Pipedrive
Pipedrive é uma ferramenta internacionalmente conhecida que oferece serviços de CRM para melhorar o relacionamento com os clientes. Integrável a outras ferramentas, o Pipedrive otimiza o processo de vendas de ponta a ponta, beneficiando empresas que desejam unir o melhor de dois mundos.
9. Snov.io
A Snov.io é uma plataforma de prospecção fria que ajuda na gestão de vendas. Isso porque ela permite que você encontre pessoas que correspondem ao seu perfil de clientes de forma automatizada, prospectando com mais facilidade. Aí, é só usar as ferramentas que citamos acima para contatar e vender para esses clientes com organização e possibilidade de monitoramento.
Além disso, o sistema também oferece ferramentas de vendas como o verificador e localizador de e-mails. Também é possível criar um registro de conversões.
Escolha a ferramenta ideal para sua Indústria ou Distribuidora!
No mercado atual, o que menos falta é opção de recursos automatizáveis para melhorar as vendas. É justamente por isso que tantos gestores de indústrias e distribuidoras sentem dificuldade na hora de escolher as melhores para si. Porém, com essas 9 opções, você pode escolher a que faz mais sentido ao seu processo de vendas!
Aproveite para testar o Mercos de forma 100% gratuita! Não pedimos cadastro de cartão.