9 dicas para divulgar seu e-commerce B2B e aumentar as vendas!

9 minutos para ler

Sem dúvidas, trabalhar com diferentes canais de vendas, atendimento e comunicação com clientes B2B é o caminho certo para o sucesso de qualquer indústria. Porém, nem sempre as gestões comerciais sem como fazer esses diferentes canais chegarem aos compradores. Não sabem, por exemplo, como divulgar a loja virtual do negócio e incentivar as compras por lá.

Por isso, neste conteúdo, vamos trazer 9 dicas simples que aproximam seu e-commerce B2B do público e, consequentemente, aumentam as vendas. Acompanhe!

Por que divulgar sua loja virtual B2B?

Antes de mergulharmos nas estratégias, é importante compreender por que a divulgação de sua loja virtual B2B é tão essencial. A resposta é simples: visibilidade. Quanto mais pessoas conhecerem sua plataforma, mais oportunidades de vendas você terá — tanto para clientes antigos quanto na hora de prospectar.

Além disso, a divulgação adequada também contribui para estabelecer sua marca como uma referência no setor, por se preocupar em atender os clientes de maneira omnichannel. Assim, você aumenta a confiança de quem compra de você.

Como divulgar loja virtual? 9 dicas essenciais

Vamos direito ao ponto: confira como divulgar sua loja virtual com essas 9 dicas infalíveis!

1. Use as redes sociais para a divulgação

As redes sociais são um campo fértil para a divulgação do seu portal B2B. Você pode tanto pedir ao time de vendas para interagir em tempo real com os clientes, mostrando como comprar, produtos e serviços em lives, quanto postar fotos de itens e promoções.

Cada rede social conversará com o público de uma forma diferente. Então, esteja presente nas plataformas relevantes para o perfil dos compradores e compartilhe conteúdos que combinem com eles. Além disso, interaja sempre que possível e utilize anúncios direcionados.

O time de vendas também pode se envolver em grupos e fóruns relevantes para o setor, respondendo a perguntas e fornecendo informações valiosas que prospectem leads para o B2B da indústria.

O episódio 92 do Mercoscast pode ajudar nesse processo. Confira dicas exclusivas para gestores de indústria e representantes comerciais!

2. Invista em marketing digital

O marketing digital oferece diversas ferramentas poderosas para você divulgar seu e-commerce B2B, como SEO (Search Engine Optimization — que posiciona organicamente seus conteúdos nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa), anúncios pagos e e-mail marketing.

Sendo assim, uma estratégia bem elaborada e multicanal pode aumentar o tráfego orgânico do seu site, gerar leads e aumentar a conversão da sua loja virtual. Caso você não saiba por onde começar, o episódio acima do Mercoscast é uma mão na roda. Ou, você pode consultar um especialista em marketing digital.

Aproveite para ler:
-> Descubra o poder do portal B2B nas vendas e aumente seu faturamento e lucro

Além disso, oriente sua equipe a coletar informações de contato de leads durante as interações de vendas e use esses dados para criar listas segmentadas para campanhas de e-mail marketing. Por fim, incentive-os também a contribuir com ideias para conteúdos relevantes, como blogs e vídeos, que possam ser usados nas estratégias de marketing digital.

3. Pense de forma omnichannel

Ser omnichannel é oferecer uma experiência consistente em todos os canais de venda, seja online ou offline. Para isso, sincronize os esforços de marketing e venda, tornando mais fácil para os clientes interagirem com sua marca em diversos pontos de contato.

Uma forma de fazer isso é pedir à equipe para rastrear os clientes que interagem tanto na loja física quanto no e-commerce. Eles devem anotar informações cruciais sobre as preferências de compra e necessidades, garantindo que a experiência do cliente seja consistente em todos os canais.

tela do mercos mostrando como um resumão de um cliente fictício. no exemplo, o cliente é o que mais compra na plataforma, gastou R$ 166.454,72 no mês vigente, realizou 11 pedidos e está há 1 dia sem comprar.
Com o Mercos você acessa informações sobre qualquer cliente em segundos. Ao conferir o “resumo” e puxar o histório de vendas de cada um, fica mais fácil personalizar o atendimento, trabalhar de modo omnichannel e atender melhor pela loja virtual.

Ao ser omnichannel, você garante que clientes-chave recebam visitas estratégicas enquanto se certifica que quem compra online não se sente menos bem atendido por isso. A qualidade dos seus serviços é a melhor divulgação possível para um novo canal de vendas!

4. Acompanhe os dados de seu e-commerce B2B

É fundamental usar seu sistema de vendas para entender o comportamento dos seus clientes, os produtos mais populares e os gargalos do processo de compra. As informações contidas nele servem como um “backoffice” para você trabalhar melhor seu e-commerce B2B.

A imagem mostra três colunas que indicam o sucesso das vendas pelo e-commerce B2B Mercos. Na primeira, 11 clientes acessaram a plataforma. Na segunda, 2 adicionaram itens ao carrinho. Na última, 1 finalizou orçamento. Entender esse comportamento garante ajuda na hora de entender como divulgar loja virtual.
Esse é um exemplo de relatório contido no Mercos, para ajudar na divulgação da sua loja virtual.

Ou seja, com esses dados (como o resumo do cliente mostrado no item acima) você pode otimizar sua loja virtual e suas estratégias de divulgação.

Incentive seus vendedores a usar a acompanhar todas as interações com os clientes. Além disso, solicite que relatem insights relevantes, como as taxas de conversão, produtos mais buscados ou feedbacks recorrente. Isso ajudará na otimização das ações futuras.

5. Instrua a equipe a realizar divulgações frequentes

Envolver sua equipe na divulgação do e-commerce B2B é uma estratégia eficaz. Treine-os para mostrar a plataforma ao cliente durante as visitas e a incentivar compras recorrentes por lá. Uma boa forma de fazer isso é estabelecer metas de compartilhamento.

Quer vender ainda melhor para clientes B2B?
-> Conheça as diferenças entre vendas B2C e B2B e saiba como ter sucesso vendendo para o atacado

Por exemplo: a cada x clientes que passarem a comprar pelo e-commerce B2B, uma bonificação pode ser acertada. Ou, então, use a técnica de promover o vendedor externo mais engajado a “representante da semana” para incentivar a participação ativa nessa divulgação boca a boca.

6. Ofereça promoções e descontos exclusivos para o canal

É interessante estimular também os clientes a comprarem mais pelo e-commerce B2B. Nesse sentido, realizar promoções exclusivas para as primeiras compras pode ajudar.

Você pode formular políticas comerciais específicas para vendas realizadas pela loja virtual e estimular a equipe a enviar banners pelo WhatsApp divulgando ofertas semanais. Isso chamará a atenção de clientes que nunca compraram antes pelo portal B2B e aumentará, no mínimo, as interações com a plataforma.

7. Apresente a ferramenta para clientes inativos

Já pensou em reativar clientes que não fazem compras há um tempo apresentando-os à sua loja virtual B2B? Para isso, mostre como sua plataforma pode atender às necessidades deles e ofereça incentivos para que voltem a comprar.

Nessa hora, direcione sua equipe para entrar em contato. Eles podem enviar e-mails personalizados destacando produtos relevantes com base no histórico de compras e oferecer incentivos especiais para incentivá-los a voltar a fazer negócios com a empresa.

Saiba como divulgar loja virtual B2B para clientes inativos usando o Mercos. A tela mostra um gráfico de pizza mostrando 40 clientes ativos em verde, 55 inativos antigos em vermelho e 14 ativos recentes em amarelo. Assim, a gestão consegue trabalhar esses clientes usando o e-commerce B2B para que voltem a comprar.
O Mercos te mostra exatamente quantos clientes inativos estão na carteira de cada vendedor. Instrua seus representantes a enviar mensagens a esses compradores antigos e a mostrar que sua indústria evoluiu e conta com novas formas de atendê-los

8. Colete depoimentos de seus principais clientes (usando o Mercos)

Depoimentos de clientes satisfeitos podem aumentar a confiabilidade de sua marca e são excelentes formas de melhorar a divulgação da sua loja virtual.

Use o sistema Mercos ou para encontrar seus clientes mais engajados e peça ao time de vendas para coletar depoimentos de seus clientes mais importantes, que serão publicados em suas redes sociais ou em seu site.

Essa também pode se tornar uma estratégia recorrente! Por exemplo, após fecharem uma venda bem-sucedida pelo e-commerce B2B, solicite que os representantes perguntem aos clientes se estariam dispostos a fornecer depoimentos ou revisões.

Eles também podem usar esses depoimentos como prova social em futuras interações de vendas, inclusive presenciais, e colocar em prática a dica 5 deste conteúdo.

9. Use a própria ferramenta como prospecção

Ter uma loja virtual por onde seus clientes podem comprar 24 horas por dia, 7 dias na semana, é uma divulgação por si só. Afinal, atender por diferentes canais é um segredo essencial para se manter relevante no mercado e atender diferentes perfis de compradores.

Por isso, não use a ferramenta apenas para vender mais — ou recorrentemente — para clientes já existentes! Estimule novos clientes a realizarem suas primeiras compras por lá e já se acostumarem com a plataforma. Outra ideia é contatar potenciais clientes com um vídeo-tutorial simples para que conheçam as facilidades.

Assim, eles conseguem testar na prática a compra pelo B2B. O benefício é o de direcionar os representantes para visitas estratégicas e conseguir aumentar a base de clientes sem sobrecarregar o time de vendas.

Qual e-commerce B2B escolher?

Como você viu, divulgar sua loja virtual pode ser mais simples do que você imagina. Essas 9 dicas fazem com que você prospecte, venda para clientes antigos por um novo canal e reative inativos — somente usando seu e-commerce B2B.

Se você ainda não tem uma loja virtual e quer passar a vender para clientes B2B, o Mercos é seu maior aliado. Além de oferecer a plataforma de vendas ideal para que os clientes comprem online e com conforto, ele oferece um backoffice para suas vendas, permitindo que você tenha uma gestão eficaz na palma da mão.

Unindo os dados do seu e-commerce B2B e sistema de vendas, você garante que a operação comercial da sua indústria seja organizada de ponta a ponta e obtém o sucesso que deseja. Então, aproveite essa dica após entender como divulgar sua loja virtual e venda ainda mais e melhor!

Solicite uma demonstração grátis do Mercos e entenda como nosso e-commerce B2B ajuda você a otimizar a qualidade das suas vendas!

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares