Entenda como funciona o e-commerce B2B e supere a concorrência!

Quem tem um negócio de qualquer tipo já conhece a importância de acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Nos últimos anos, os compradores online passaram a buscar mais velocidade e uma experiência de compra inesquecível. Porém, tendo em vista o cenário atual, essas demandas ganharam ainda mais força! Nesse sentido, você sabe qual é a importância de saber como funciona o e-commerce B2B?

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a realidade atual. Com a pandemia, a transformação digital foi impulsionada. Sua consolidação já era esperada nos próximos anos. Porém, com as restrições e o distanciamento social, consumidores, tanto do B2C quanto do B2B, levaram as transações online a um novo nível.

Para ser uma ideia, uma pesquisa realizada pela The Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que a pandemia acelerou a transformação digital em 72% das empresas nas Américas, na Europa e na Ásia-Pacífico.

Por isso, para se manter ativo e relevante no mercado, é fundamental entender o funcionamento de um comércio eletrônico B2B.

Acompanhe o conteúdo e fique por dentro do assunto!

O que é o e-commerce B2B?

O e-commerce B2B, ou loja online B2B, é uma plataforma virtual. Nela, os clientes e fornecedores do Business to Business podem comprar e vender os produtos que desejam, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Você também pode se interessar por:
-> E-commerce B2B: o que é e como ter sucesso com as vendas online

Como está o mercado de e-commerce B2B atualmente?

Nos últimos anos, o mercado B2B cresceu R$ 2,39 tri no Brasil, segundo dados da E-Consulting. Além deles, informações do portal Business 2 Community não só falam do potencial do B2B na atualidade, que já está consolidado. Eles também apontam sua promessa de crescimento.

Porém, trazem um dado preocupante: 73% dos compradores do B2B são parte da geração Y. E desses, mais de 1/3 são os únicos tomadores de decisão do negócio. A grande questão é: o mercado não parece pronto para atender as demandas desse público, que pede por:

  • inovação;
  • agilidade;
  • praticidade;
  • experiências de compra simples e eficientes;
  • auto atendimento;
  • aquisições a qualquer hora e a qualquer lugar.

Por quê? Bem, justamente por não investirem na plataforma certa para suprir as demandas desses jovens — e poderosos — consumidores. Boa parte dos fornecedores não enxerga o potencial desse público. Por isso, tende a seguir alguns moldes antigos para atendê-lo, em vez de priorizar a agilidade. Essa é uma péssima ideia, visto que 70% dos compradores e tomadores de decisão B2B de hoje preferem interações remotas ou digitais.

Percebe a importância de saber, dentro da sua própria realidade, como funciona o e-commerce B2B?

Como funciona o e-commerce B2B?

Na teoria, estamos falando de uma plataforma virtual onde ficam expostos produtos de diferentes segmentos. Por meio dela, os clientes podem encher seus carrinhos, fechar o pedido pelo computador, celular ou tablet, contar com condições personalizadas de pagamento e receber os itens sem precisar estar fisicamente presente.

Mas para entender melhor como funciona o e-commerce B2B na prática, vamos a um exemplo.

Imagine um negócio que comercializa bebidas. Porém, durante um evento inesperado, acaba por vender quase todo o estoque de um determinado rótulo. Com isso, ficaria sem o item nos próximos dias, o que abriria espaço para que os clientes buscassem a concorrência.

Sem dúvidas, essa não é a situação ideal, certo? Contudo, é mais comum do que você imagina.

A notícia boa é que, com o amparo da plataforma de e-commerce B2B certa, não é necessário esperar para repor o estoque. Basta fazer um pedido diretamente pela loja virtual da distribuidora e aguardar a entrega, com praticidade e agilidade.

O mesmo vale para o outro lado da moeda. Ao entender como funciona o e-commerce B2B e contratar esse serviço, a distribuidora não perde nenhuma venda, sobretudo em horários fora do comercial, fins de semana e feriados. Além disso, é importante ressaltar que indústrias e representantes comerciais podem se beneficiar da mesma forma da plataforma.

No caso das indústrias, é só substituir o exemplo acima pelo produto comercializado. Já no ponto de vista dos representantes, é possível pensar no comércio eletrônico B2B como um de seus prepostos. Contudo, ele não precisa ser treinado, visto que o e-commerce é totalmente automatizado.

Por fim, todos podem acessar o catálogo online, orçamentos, lançamentos e promoções sem complicações!

Solicite uma demonstração do e-commerce B2B Mercos

Quais são os benefícios de usar uma plataforma de vendas online B2B?

Bem, agora que você já entende a relevância de contratar um e-commerce B2B para potencializar as vendas de um negócio, é hora de saber como isso pode trazer vantagens práticas para gestores de indústrias, distribuidoras e representantes comerciais. Entenda!

Disponibilidade 24/7

Com a boa experiência do cliente em foco, a melhor estratégia é estar sempre disponível. Porém, sabemos que isso não é (humanamente) possível. É por isso que uma plataforma de vendas que tire pedidos 24 horas e 7 dias da semana é sua maior aliada! Lembre-se: é fundamental que ela seja responsiva. Ou seja, que funcione perfeitamente bem não só no computador dos clientes do B2B! Mas também pelo celular, tablet ou qualquer outro dispositivo.

Conquista de novos mercados

É fato que a tecnologia expandiu as possibilidades de vendas. Dessa forma, pessoas de um estado podem comprar itens de outros estados e receber a mercadoria em poucos dias, sem complicações. No B2B, a ideia é a mesma! Com a plataforma certa, você:

  • marca presença em novas regiões;
  • leva novidades a qualquer parte do país antes dos concorrentes;
  • aumenta o market share;
  • atinge clientes de todos os portes;
  • recupera inativos e muito mais!

Redução dos pedidos por WhatsApp e e-mail

Sim, é verdade que essas ferramentas são importantes para oferecer um bom atendimento para os clientes. Porém, elas não podem mais ser o centro da retirada de pedidos! Afinal, além de serem limitadas pela capacidade humana (você não consegue atender muitas pessoas simultaneamente), elas ainda estão sujeitas a falhas e erros operacionais.

Esse é outro benefício de entender como funciona o e-commerce B2B. A partir dele, é possível centralizar e receber pedidos em um lugar só, de forma automatizada, a qualquer hora e sem limitações. E ah, de maneira integrada ao seu força de vendas ou ERP!

Redução de custos

Visitas de reposição improdutivas, alimentação da equipe de vendas, hospedagem, deslocamento, passagens… Todos esses pontos custam tempo e dinheiro. Em vista disso, outro grande benefício de uma plataforma B2B é a redução de custos! Isso porque os pedidos podem ser tirados direto por ela — e os clientes podem acompanhar todo o processo, sem precisar chamar o vendedor pelo WhatsApp a todo momento.

É importante reforçar que o e-commerce B2B é um grande aliado dos vendedores de alta performance e representantes comerciais. No segundo caso, ele pode ser, inclusive, um preposto virtual! Assim, é possível vender para pessoas fora da rota e economizar recursos, usando o tempo disponível para trabalhar estratégias de prospecção ou melhorar o relacionamento com os clientes!

Banner Case Decor - E-commerce B2B

Bônus: como funciona o e-commerce B2B da Mercos?

Quem tem o Força de Vendas Mercos já pode contar com o e-commerce B2B. Em consequência, usufrui de todos os benefícios citados acima!

Nesse sentido, o primeiro passo para aproveitar o potencial que o comércio eletrônico B2B da Mercos pode trazer para o negócio é conhecer o sistema. Ao contratar o serviço, você acessará uma série de vídeos explicativos e que levarão você, passo a passo, rumo ao sucesso.

Ainda assim, para facilitar seu primeiro contato com a ferramenta, separamos algumas imagens que te mostram o quão prática é a nossa proposta.

Portanto, confira a seguir como funciona o e-commerce B2B da Mercos e comece a usá-lo agora mesmo!

Configure o e-commerce B2B Mercos

Primeira boa notícia: com o e-commerce B2B da Mercos, os clientes que já estão cadastrados no sistema de vendas não precisam ser recadastrados. Afinal, a plataforma reaproveita as configurações!

Desse modo, você pode ir direto para as configurações do canal de vendas. Em seguida, clique no menu “minha conta”, depois em “sistema”, e dê início à configuração dos acessos, tabelas de preços e muito mais. Quando estiver tudo pronto, é só liberar o acesso aos seus clientes! Vamos falar sobre isso a seguir.

Tela de exemplo de configuração do e-commerce B2B da Mercos.

Personalize-o e deixe-o com a cara da sua marca

Segunda boa notícia! Inegavelmente, em meio a tanta concorrência, é essencial deixar sua loja virtual B2B com a sua cara. Em outras palavras, criar uma plataforma que fique marcada na mente dos clientes. Certamente, com o e-commerce B2B, isso é mais fácil de fazer! Basta, ainda dentro de “sistema”, clicar em personalização e navegar por cada uma das opções, configurando-as conforme o perfil e as demandas do seu público.

Tela de exemplo de personalização do e-commerce B2B da Mercos.

Libere o acesso do e-commerce para seus clientes

Personalizou a plataforma e acha que ele está com a cara da sua marca? Então, é hora de liberar o acesso. Assim, os clientes podem começar a comprar — de qualquer dispositivo e em qualquer lugar. Para tal, é só acessar a aba “clientes”, encontrar o cliente para o qual deseja liberar o acesso e clicar em “criar acesso”. Posteriormente, uma senha será enviada para o e-mail cadastrado, como no exemplo abaixo. Basta o cliente inseri-la no seu site e pronto!

Exemplo de senha criada e enviada para o cliente, para que ele acesse seu e-commerce B2B.

Acompanhe os resultados

Por fim, sabemos o quão importante é monitorar qualquer ferramenta tecnológica implementada em sua estratégia. Assim, para ajudar nessa tarefa, disponibilizamos uma área do e-commerce B2B dedicada somente ao acompanhamento de resultados. Basta clicar em “indicadores”, conforme mostrado na imagem abaixo, e acessar diferentes informações. Por exemplo:

  • clientes que têm acesso ao e-commerce;
  • quais adicionaram itens ao carrinho;
  • aqueles que finalizaram orçamentos;
  • passo a passo das atividades executadas pelos compradores, entre outros.
Tela de exemplo para o acompanhamento de resultados do seu e-commerce B2B.
Tela de exemplo para o acompanhamento das atividades dos clientes no seu e-commerce B2B.

Lembre-se de que todas essas informações serão explicadas minuciosamente e em vídeo quando você contratar nosso e-commerce B2B, certo?

As vendas online só crescem — e não há perspectiva de mudança. De fato, a tendência é que o consumidor compre cada vez mais pela internet, sem restrições, tanto no B2C quanto no B2B. Com as informações deste conteúdo em mente, ficou bem mais fácil entender a relevância de estar presente online e oferecer alternativas de venda para seus clientes, certo?

Portanto, após entender como funciona o e-commerce B2B da Mercos na prática, conte com essa ferramenta para dar o próximo passo no seu negócio ou representação. Estamos prontos para fazer parte do seu sucesso de vendas no novo normal!

Solicite uma demonstração do nosso e-commerce B2B e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe de especialistas no assunto!

Confira também o EP #58 do nosso programa quinzenal para representantes e gestores comerciais, que fala sobre o e-commerce B2B!
Compartilhe!
Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares