Guia para ser um vendedor de alta performance

Você já sabe que ser um bom vendedor não é tarefa fácil! É preciso ser determinado e buscar melhorar, sempre. Mas o que diferencia um bom vendedor de um vendedor de alta performance? Neste texto vamos mostrar as principais características que fazem a diferença nos seus resultados!

Acompanhe!

Tenha metas reais e desafiadoras

Se você sabe que vai atingir um determinado resultado, isso não é meta, é uma constatação. Você deve se desafiar constantemente para cada vez fazer um pouquinho mais e obter resultados melhores como vendedor.

Da mesma forma, se a meta é inalcançável, você não terá ânimo para tentar atingi-la. Por isso, o importante é que você se comprometa com a meta e esteja disposto a dar o seu melhor para alcançá-la.

Isso também vale se você é um representante autônomo. Você é o seu próprio chefe e deve ter objetivos claros para poder fazer planejamentos e cobrar de si mesmo.

Esteja disposto a inovar

Assim como a tecnologia evolui, o mercado acompanha essa evolução e é importante que o processo de vendas também seja atualizado.

Essa inovação pode ser feita não apenas com novas tecnologias, mas também com:

  • formas inovadoras de prospectar clientes
  • técnicas de vendas mais apuradas
  • uma nova estratégia de marketing, entre outras.

Você já pensou em manter o contato com o seu cliente por Whatsapp, por exemplo? Você pode até enviar pedidos pelo aplicativo, e isso pode te poupar bastante tempo!

Tentou ter um e-commerce B2B para estimular vendas à distância? Além de evitar custos com logística, o cliente tem os seus produtos à mão a qualquer momento.

Ou ainda já utiliza um sistema de força de vendas para organizar sua agenda, pedidos e metas?

Novas tecnologias podem te ajudar a economizar tempo e deixar seus processos mais organizados. Mas isso não significa que você deve adotar qualquer novidade que aparecer. Pesquise os sistemas de maior reconhecimento e faça testes para se adaptar à nova ferramenta e verificar sua real eficiência.

Mantenha seus clientes satisfeitos

Ser um bom vendedor não significa apenas realizar boas vendas. É preciso manter os seus clientes satisfeitos. Dessa forma, além de realizar vendas constantes a esses clientes, eles poderão indicar novos contatos e a chance de crescimento é muito maior.

Além de manter um bom relacionamento com os clientes, é importante estar comprometido com o sucesso deles. Ajude-os a conhecer melhor o seu mercado, dê dicas sobre o que pode ter mais saída ou como eles podem dispor os produtos em seu comércio para que atraiam mais a atenção dos consumidores.

Vá além e seja um parceiro e consultor em vendas ao invés de mais um representante amigável.

Esteja atualizado e tenha bons contatos

É importante buscar informações atualizadas sobre o seu mercado de atuação e sobre a área de vendas, além de verificar o que outros profissionais estão fazendo para aumentar seus resultados. Isso te dará novas ideias para aplicar no seu dia a dia e também conteúdo para discutir com a sua equipe de vendas e também com seus clientes.

Uma boa forma de se atualizar e ao mesmo tempo aumentar o seu networking é consumindo conteúdos ricos e práticos de vendas e gestão para indústrias, distribuidoras e representações comerciais. Um deles é o Mercoscast, o podcast e programa semanal da Mercos. Nele, reunimos especialistas de diferentes áreas!

Assim, você colhe informações de confiança e se aprimora, tornando-se, cada vez mais, um vendedor de alta performance.

Seja organizado e faça um planejamento

A organização e o planejamento podem contribuir, e muito, para os seus resultados. Separar um tempo na sua semana para planejar o seu roteiro, as suas vendas e quais clientes atenderá, lhe poupará tempo, dinheiro e paciência no decorrer da semana.

Nesse sentido, se você tiver as suas informações organizadas, o planejamento também será feito rapidamente e com facilidade. Essa organização das informações pode ser feita por tabelas no computador, pastas físicas com anotações e documentos ou ainda com aplicativos e um sistema de gestão de vendas.

Se para ser um representante de alta performance você ainda precisa de mais organização e controle, te convidamos a testar o sistema de gestão de vendas Mercos por 7 dias gratuitos! Você pode fazer o teste clicando aqui.

Conheça mais sobre o Força de Vendas da Mercos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.