As 9 características presentes em um bom perfil de representante comercial

Você sabe qual perfil de representante comercial precisa ter para ser visto com os melhores olhos possíveis pelo mercado? Todas as profissões têm algumas características indispensáveis para o bom desempenho — e com a sua isso não é diferente! Por mais que um representante seja um profissional independente, é importante reunir algumas qualidades pessoais que facilitam o seu trabalho e potencializam os seus resultados.

Contudo, quais características são essas? Confira a lista que preparamos a seguir!

1. Boa aparência

É verdade que é necessário ter uma aparência adequada ao cargo em todas as profissões. Porém, para o representante, é ainda mais crucial atentar a isso. De modo geral, isso indica usar roupas bem passadas e do tamanho correto, sapatos limpos e engraxados e ter cuidados com o asseio pessoal.

Esses pontos são fundamentais, pois o profissional é a personificação da imagem da representada. Desse modo, é importante alinhar com as empresas parceiras as melhores práticas nesse sentido.

2. Tom de voz adequado

Nem muito alto, nem muito baixo: essa é a regra ao conversar com os clientes. É igualmente importante saber quando mudar o tom de voz, dando ênfase a algum benefício ou situação. Além disso, também é relevante saber se adequar ao ambiente em que está. Em termos de imagem pessoal, essas são outras características que demonstram um perfil de representante comercial adequado.

3. Bom relacionamento interpessoal

Ser representante é relacionar-se com pessoas o tempo todo. Sendo assim, ter um bom relacionamento interpessoal é indispensável. Não precisa ser aquela pessoa que fala o tempo todo! Mas existem algumas atitudes que tornam o seu trabalho muito mais fácil e prazeroso. São elas:

  • saber conversar;
  • manter uma boa rede de contatos;
  • enviar mensagens em datas especiais;
  • deixar o cliente bem informado;
  • dar feedback sempre que possível etc.

4. Autoconfiança

Ninguém confia em uma pessoa que não tem certeza do que está dizendo. Portanto, o representante comercial tem que ser autoconfiante. Para isso, é preciso bastante treino e uma autoavaliação constante. Contudo, não confunda autoconfiança com arrogância, pois existe uma linha tênue entre esses dois comportamentos.

5. Administração do tempo

Trabalhar com representação traz diversos benefícios, como a flexibilidade de horários. Porém, cuidado para não se perder entre a flexibilidade e a “negligência”. Determine um horário de trabalho para si mesmo, pois assim você se manterá focado no que tem de fazer e ainda zelará pela sua qualidade de vida. Saber equilibrar a vida pessoal e a profissional é sinal de maturidade e demonstra que você tem o perfil de representante comercial certo.

6. Perfil empreendedor

Um bom representante comercial é também um empreendedor. Isto é, busca soluções e não fica parado esperando ordens. Ele é dono do próprio negócio! Por isso, deve ser proativo e estar atento às novidades do mercado. É interessante investir no conceito de lifelong learing aprendizado contínuo em português — e não esquecer que nunca é tarde para começar a tratar sua representação como um empreendimento.

7. Sempre bem informado

Como a carteira de clientes é vasta, é preciso que o representante comercial tenha ótimos conhecimentos sobre o que se passa no mundo. Assim, consegue estabelecer conexões com seus contatos rapidamente e ingressar em conversas interessantes, sempre que possível. Leia jornais, artigos, livros, colunas de pessoas interessantes. Use o seu conhecimento como aliado no dia a dia!

8. Sabe negociar

O perfil de representante comercial de um bom profissional é o de negociador. Afinal, seu objetivo é estabelecer contatos e fechar vendas. Nem todo mundo já nasce um bom negociador! Então, busque treinamentos e capacitações que lhe trabalhem sua oratória, retórica e capacidade de negociar. Você aproveitará essas competências não só no trabalho, como na vida pessoal também!

9. Conhecimento sobre as tendências do mercado de atuação

Estar em determinado segmento sem conhecê-lo parece incoerente, certo? Mas, infelizmente, muitos representantes comerciais embarcam nessa por modismo ou por falta de paciência em esperar outra oportunidade profissional. De qualquer maneira, ingressando em uma nova área de atuação, estude a respeito, vá a feiras e eventos do setor, consulte pessoas e esteja sempre atualizado sobre as tendências.

É claro que esta lista pode se estender ainda mais, pois nunca estamos 100% completos com relação às competências e habilidades de nenhuma profissão. É preciso buscar por conhecimento constantemente! Porém, o importante você já conquistou: sabe por onde começar a construir o melhor perfil de representante comercial possível! Continue aperfeiçoando-se sempre. Assim, estará pronto para os desafios do mercado!

Está começando a atuar como representante? O episódio #24 do nosso programa quinzenal, o Mercoscast, pode te ajudar!

Confira mais dicas para uma representação comercial de sucesso seguindo a Mercos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.