O que é Saldo Flex: TUDO que você precisa saber para dar autonomia aos vendedores!

saldo-flex.png

Todo gestor de vendas conhece a importância de definir uma política comercial clara, certo? Afinal, ela é a responsável por deixar os vendedores e demais membros dos times na mesma página ao lidar com o cliente. Especialmente na hora de conceder vantagens, como os descontos.

Contudo, conforme o tempo passa, a operação cresce e o mercado muda, nem sempre é possível manter essa política atualizada. E é em momentos como esse que recursos como o Saldo Flex ganham destaque! Para entender como ele funciona, vamos a um exemplo.

Pense na negociação do produto de uma representada. Uma das principais armas que os vendedores usam para fechar negócios é justamente o desconto. Isso, porque ao aplicá-lo de forma estratégica, quem vende consegue eliminar objeções relacionadas ao preço e convencer os interessados a comprar.

Mas como controlar o quanto de desconto é ofertado a cada cliente? É sobre isso que falaremos hoje!

Então, continue a leitura!

O que é o Saldo Flex?

Saldo Flex é uma solução que permite que seus vendedores tenham autonomia e flexibilidade na hora de negociar descontos. Ele também é conhecido como “conta-corrente do vendedor“, por funcionar como o saldo presente em um cartão de débito.

Com esse recurso, todo produto vendido acima da tabela — bem como negociações que “sobrem” e gerem acréscimo em uma venda, por qualquer motivo — tem seu valor convertido em saldo.

Por sua vez, esse saldo flexível fica disponível para que o vendedor o utilize na hora de oferecer descontos ao cliente. Assim, ele ganha flexibilidade na negociação e sabe exatamente o que pode ofertar aos interessados, sem extrapolar o orçamento do gestor.

Como funciona o Saldo Flex?

É sempre interessante conhecer ferramentas que ajudam o gestor a focar no que realmente importa. Isto é, em formular estratégias que melhorem os resultados do negócio. Nesse sentido, um processo que costuma ocupar muito o tempo da gestão é a revisão de pedidos, incluindo o valor praticado em cada um deles.

O saldo flex otimiza esse processo.

Ao permitir que o vendedor tome as próprias decisões, o gestor não só o estimula a vender mais e melhor. (Afinal, permite que tome a frente das próprias negociações!).

Ele também controla o orçamento e não precisa interferir no relacionamento entre quem compra e quem vende. Tudo com simplicidade e com a possibilidade de desenvolver a autogestão do time!

Ah! É importante ter em mente que o saldo flexível não fica negativo. Ou seja, se o vendedor não tiver gerado acréscimo em sua conta, por qualquer motivo, ele não poderá negociar o desconto.

Usando na prática

No Mercos, o processo é ainda mais simples. Isso, porque toda vez que o gestor cadastrar um novo usuário do sistema de vendas, ele poderá habilitar o recurso. Feito isso, uma conta-corrente será imediatamente criada no nome do vendedor.

A cada pedido, o vendedor acessará o saldo disponível, enquanto insere os itens desejados pelo comprador no sistema. Ele verá até mesmo a previsão final do saldo flex que terá na carteira caso o desconto sugerido durante a venda seja aplicado.

Exemplo de tela do Saldo Flex no Mercos
Exemplo de tela do Saldo Flex no Mercos

Acompanhando o uso do recurso

Deseja saber como cada vendedor usa o Saldo Flex? Com o Mercos, isso é muito fácil! Isso porque o sistema de vendas oferece um relatório de uso do recurso. É só acessar a tela de indicadores, clicar em relatórios e, em seguida, em “Movimentações do Saldo Flex”.

O próprio vendedor também pode seguir o mesmo caminho e acompanhar suas movimentações de saldo extra!

Detalhe: se o gestor decidir liberar verba para que o vendedor negocie com ainda mais flexibilidade — ou o contrário, quiser retirar algum valor — é só seguir o caminho acima e clicar em “Adicionar/remover saldo”.

Exemplo de tela de acompanhamento, adição ou remoção de saldo flex
Exemplo de tela de acompanhamento, adição ou remoção de saldo

Quais são as principais vantagens do Saldo Flex para sua empresa?

Tanto gestores de indústrias e distribuidoras quanto representantes comerciais podem se beneficiar desse recurso. Porém, para garantir que ele atende especificamente o seu negócio, separamos as vantagens da conta-corrente para vendedores por tipo de empreendimento. Acompanhe!

Indústrias e distribuidoras

Sabemos que a gestão dos times comerciais não é simples. Especialmente, no caso de equipes maiores. Afinal, nem sempre a política comercial ideal é formulada ou se aplica para todo e qualquer vendedor. Sendo assim, o gestor precisa estar constantemente atento ao valor praticado em cada venda, o que não é muito produtivo.

Bônus: este DROP do EP #61 do Mercoscast, o programa quinzenal da Mercos, pode te ajudar a elaborar uma boa política!
Assinar o canal da Mercos no Youtube

Conforme visto no vídeo acima, as políticas comerciais precisam ser criadas para atender as especificidades de cada grupo de clientes e vendedores. Isso certamente não é fácil, certo?

Porém, com o saldo flex, o processo se torna muito mais simples. Basta permitir que o próprio vendedor ou preposto de representante comercial tome decisões e gerencie como deseja usar o saldo flexível à disposição. Em consequência, seu foco fica no lugar certo: no crescimento do negócio. Em resumo, com esse recurso, a gestão garante:

  • automatização dos descontos propostos pela equipe para o cliente;
  • ganho de produtividade;
  • criação de novas oportunidades de negociação;
  • maior satisfação por parte do cliente;
  • aumento do potencial de crescimento do negócio, fruto de negociações com maiores chances de sucesso, entre outros.

Representação/venda/prepostos

Certamente, os representantes comerciais, vendedores e prepostos também se beneficiam do saldo flex! Isso, porque são justamente os profissionais que ganham flexibilidade na hora de negociar! Sobretudo, porque aprendem como encantar clientes mais “difíceis” de fechar uma venda e que buscam sempre por condições especiais. Dito isso, as principais vantagens para eles incluem:

  • maiores chances de fidelização;
  • atendimento de qualidade;
  • aumento da positivação de clientes;
  • autonomia;
  • chance de personalizar as visitas, entre outros.

Com o saldo flexível, é possível se tornar um vendedor de alta performancemuito mais estratégico. Afinal, quem vende deixa de ser apenas um “tirador de pedidos” e toma a frente da negociação!

Como utilizar o Saldo Flex nas vendas?

Usar o recurso é muito fácil! Se você é o gestor, basta oferecer esta “conta-corrente” para os seus vendedores! Nessa hora, você pode tanto incluir um orçamento extra para as negociações quanto deixar a cargo deles. Assim, sempre que uma venda gerar acréscimo, eles já poderão usar o saldo e oferecer descontos!

E se você é o representante comercial ou preposto, basta solicitar o recurso para a gestão. Em seguida, com o saldo flex em mãos, é só seguir as instruções do passo a passo acima e aproveitar as vantagens!

Por fim, é importante lembrar que tanto o gestor quanto o representante podem acompanhar o status de seu saldo pelo Mercos. Basta fazer o login, clicar em “indicadores”, em “relatórios” e em “Movimentações do Saldo Flex”!

E então? Viu como é fácil usar o Saldo Flex? Com as dicas deste conteúdo, você está pronto para entregar a melhor condição possível para diferentes tipos de clientes na hora de vender!

Se você ainda não tem o Mercos, quer conhecer seus benefícios e ainda aproveitar o Saldo Flex, não se preocupe! Você pode testar a plataforma gratuitamente! Assim, pode conferir, na prática, se ela funciona para você. Aproveite!

Testar o Mercos gratuitamente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares