Entenda o papel do força de vendas para o representante comercial!

força-de-vendas-representante-comercial.png

Tem muita gente que diz por aí que a representação comercial mudou muito. Porém, a verdade é que todas as áreas estão mudando, especialmente em função de três fatores: a pandemia, as demandas da transformação digital e as mudanças no comportamento do consumidor.

Dito isso, é impossível deixar de lado as variações no perfil dos representantes de sucesso do mercado atual. Enquanto, no passado, a lábia e as visitas presenciais pareciam suficientes para garantir uma grande carteira de clientes, hoje, tudo mudou.

A tecnologia domina os cenários, o que significa que o representante comercial precisa se adaptar. O consumidor busca por agilidade, praticidade e uma boa experiência na hora de comprar, o que significa que é preciso incluir ferramentas inovadoras na rotina, como um força de vendas para representante comercial.

Não sabe por onde começar e nem a relevância desse sistema para sua rotina? Não se preocupe, vamos contar tudo para você neste conteúdo!

O que é um sistema de força de vendas para representante comercial?

Um sistema de vendas para representante comercial nada mais é do que um software projetado para ajudá-lo a organizar sua operação comercial.

Quando mais completo ele for, mais ele será capaz de ajudar o profissional a:

  • se conectar com clientes e gerenciá-los;
  • analisar dados sobre seu público e mercado;
  • organizar sua agenda e suas visitas;
  • ganhar tempo para se desenvolver como um empreendedor da representação;
  • e, é claro, automatizar a emissão de pedidos.

Por que o representante comercial deve ter um força de vendas?

Para entender o papel desse sistema na prática, pense no representante comercial dos anos 80. É provável que você imagine uma pessoa vestida com roupas sociais, carregando uma pasta no braço e viajando para atender clientes, majoritariamente perto da sua região de atuação.

Agora avance um pouco para o início dos anos 2000. Nessa época, muitos representantes passaram a acessar planilhas que facilitavam a listagem de clientes e a organização dos pedidos, como as famosas que vemos no Excel, além de poder imprimi-las e levá-las consigo nas visitas.

A cada ano que passava, mais recursos foram ajudando o representante a vender com mais rapidez e a chegar a mais pessoas.

Porém, hoje, recursos como planilhas compartilháveis ou impressas também estão obsoletas. Afinal, tendem a ser pesadas, a geraram potenciais falhas nas entregas e a tomarem tempo para serem preenchidas.

Definitivamente, falhas, atrasos e demoras são características quase imperdoáveis para o consumidor atual. O 5.0, o mais recente mapeado por estudiosos, quer justamente o contrário: rapidez, eficiência e olhos atentos às suas necessidades.

É por isso que, agora, um força de vendas para representante comercial é imprescindível.

Ele impede que o profissional seja “atropelado” pela tecnologia, ou seja, que veja seus concorrentes agilizarem seu processo de vendas, captar seus clientes para eles e perder uma boa fatia de mercado.

Quais são as vantagens de escolher um sistema de vendas prático?

Quando pensam em escolher um força de vendas para si, muitos representantes temem não saber mexer em recursos tecnológicos ou não saber gerir os dados de seus clientes.

É por isso que é importante não só escolher um app que o ajude a inovar, mas aquele que seja prático e fácil de mexer. Especialmente no caso de representantes que ainda não estão 100% familiarizados com a tecnologia!

Pensando nisso, listamos os benefícios de ter um sistema de força de vendas prático de verdade na sua operação comercial.

1. Gestão de clientes, prepostos e representadas

Sabe aquela planilha antiga e pesada? Você pode importá-la para o seu sistema de vendas em pouco tempo e garantir um acesso muito mais organizado às informações que precisa para vender.

Com um força de vendas para representação comercial, você acessa desde dados importantes de seus clientes (WhatsApp, e-mail, endereço, entre outros) quanto capta todo o histórico que você já registrou no aplicativo de gestão de vendas.

Assim, consegue ver:

  • quando foi a última visita e quando será a próxima;
  • a relevância desse comprador em relação ao restante da carteira de clientes;
  • os orçamentos que já foram feitos;
  • os produtos mais comprados e muito mais.

Ah! E você pode fazer o mesmo com seus prepostos e representadas. Assim, acompanha a rotina tanto de quem ajuda você a vender mais e melhor quando das empresas que representa. Tudo em segundos, sem complicações.

Gestão de clientes, prepostos e representadas no Mercos, força de vendas para representante comercial
Acesse a posição no ranking do seu cliente, o valor faturado, a quantidade de pedidos e muito mais no Mercos

2. Organização de pedidos, produtos e tabelas de preços

Imagine encontrar aquele pedido, feito há meses, para conferir um dado com seu cliente? Com um bom força de vendas para representante comercial, isso pode ser feito sem dificuldades.

Basta acessar o sistema e fazer seu controle de pedidos.

Organize pedidos, produtos e tabelas de preços no Mercos, força de vendas para representante comercial
Controle seus pedidos em segundos com uma aba dedicada a criar orçamentos, realizar buscas e acessar detalhes sobre todas as emissões

Ela trará uma aba de busca simples de usar, que permite que você encontre não só o pedido que procura, mas também acesse detalhes sobre ele. Basta clicar no número do pedido!

Você pode fazer o mesmo processo com os produtos cadastrados e com as tabelas de preço em vigor. Basicamente, em poucos cliques você realmente organiza sua operação comercial, acessando:

  • IPI;
  • estoque;
  • comissões;
  • preços de tabela;
  • suas imagens, descrições e muito mais.
Testar o Mercos gratuitamente

3. Acesso exclusivo do cliente

Um sistema de vendas completo de verdade permite que você automatize todas as áreas que desejar em sua rotina comercial. Inclusive, as vendas!

É por isso que vale a pena escolher um app que também forneça uma plataforma de e-commerce B2B.

Você também pode se interessar por:
-> Conheça 17 aplicativos para representante comercial que vão facilitar sua rotina

Ela permite que você venda a qualquer hora e lugar, dê um acesso exclusivo para seus clientes acessarem seu catálogo (atualizado em tempo real) e permita que seus clientes tirem orçamentos com autonomia.

E se você está pensando: “mas isso vai tirar meu trabalho!”, está enganado. O e-commerce B2B é o preposto virtual do representante. Ele abre oportunidades para vender mais, atingir novas regiões, oferecer um atendimento diferenciado (com suporte e pós-venda, importantíssimos atualmente) e sair na frente da concorrência.

E-commerce B2B da Mercos já vem integrado ao força de vendas para representante comercial
Tenha um preposto virtual (que não precisa de treinamento!) à disposição e foque em áreas mais estratégicas com o e-commerce B2B

Lembra que comentamos que autonomia é uma das coisas mais importantes para o consumidor 5.0? É verdade!

Foi justamente por isso que, ao permitir que seus clientes comprem autonomamente, representantes como o Marcelo, da Diplomacia Representações, conseguem expandir seu alcance e fechar excelentes vendas pelo e-commerce B2B da Mercos.

4. Acesso a indicadores de gestão e relatórios

Todo representante é, antes de tudo, um empresário da representação comercial. É por isso que ele não pode se ver apenas como um tirador de pedidos, mas também como um gestor do próprio sucesso.

E você sabe o que os maiores gestores da atualidade têm em comum? Eles usam dados para basear suas decisões!

Afinal, com isso, sabem tudo sobre movimentações de mercado e de seu público, priorizam os clientes certos e não são trocados por uma concorrência que os conheça melhor que eles.

Tenha acesso a indicadores de gestão e relatórios no Mercos, força de vendas para representante comercial
Acesse todos os indicadores necessários para tomar decisões rápidas e estratégicas

Com um bom sistema de vendas, você acessa indicadores como:

  • Evolução de vendas, que mostra o quanto já foi vendido e uma previsão do resultado do mês;
  • Carteira de clientes, que classifica os clientes em prospects (clientes cadastrados que ainda não efetuaram nenhum pedido), ativos e inativos recentes/antigos
  • Positivação de clientes, que ajuda você a identificar o número de clientes que fizeram pedido no mês e qual era a situação desses clientes antes de serem positivados;
  • Curva ABC de clientes, que classifica os clientes de acordo com o volume de pedidos que fazem para a empresa;
  • Conversão do e-commerce, que exibe o número de visitas recebidas no seu e-commerce B2B e a conversão destas visitas em pedidos;
  • Valor diário em vendas de produtos e muito mais!

5. Agenda e históricos de visitas

Marcou muitas visitas e está perdido em relação a horários, dados dos clientes e roteiros? Um bom força de vendas para representante comercial também ajuda você com isso.

Ele permite que você acesse os eventos agendados e os atendimentos, tanto no passado quanto no futuro. E ao clicar no nome do cliente, você acompanha todas as visitas que já fez, podendo explorar o relacionamento entre vocês e já chegar até ele com estratégias matadoras.

Acesse os eventos agendados e os atendimentos no Mercos, força de vendas para representante comercial
Sua agenda na palma da mão, com todos os detalhes que você precisa para atender seus clientes sem dúvidas

6. Mais tempo para se planejar

Falando em estratégia… O sistema de vendas certo também ajuda você a ter mais tempo sobrando para criar estratégias de marketing B2B, expandir o número de pastas e lidar melhor com seus clientes.

Você também pode se interessar por:
-> Saiba passo a passo como fazer marketing B2B e garanta sucesso!

Afinal, com tantas tarefas rotineiras sendo automatizadas, você não precisará mais perder tempo com tarefas manuais e morosas. A vida do representante comercial é corrida, o que significa que qualquer tempo extra em mãos é mais do que útil.

Sem dúvidas, o representante da atualidade não pensa mais como seus pares do passado. Ele sabe que as visitas são fundamentais, mas que, para chegar mais longe, é preciso selecionar visitas estratégicas e usar o restante do tempo para se desenvolver como um empreendedor da representação.

Conclusão

Como você viu, não é possível chegar nesse nível de amadurecimento profissional sem a ajuda da tecnologia. Mas isso não precisa ser complicado! Um força de vendas para representante comercial ajuda com todos os pontos de tomada de decisão necessários para se tornar mais ágil, eficiente e próximo do público. E aí, você já tem o seu?

Testar o Mercos gratuitamente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares