Conheça 7 benefícios do força de vendas e otimize os resultados

força-de-vendas-benefícios.png

Como um força de vendas pode te ajudar? Caso você ainda não saiba, esse termo diz respeito ao conjunto de profissionais que ajudam o cliente a atingir seus objetivos. São muitas áreas envolvidas na força de vendas de um negócio. Elas englobam desde os primeiros esforços para prospectar clientes, como os de marketing, até o pós-venda.

Por isso, conhecer os benefícios de um sistema de força de vendas ajuda a realizar vendas e uma gestão mais acertada. Quer saber exatamente como?

Acompanhe o conteúdo para conferir essas vantagens!

O que é um sistema de força de vendas?

Trata-se de um sistema que usa a tecnologia como aliada para automatizar a força de vendas. Assim, é um aplicativo dedicado a ajudar o gestor e o representante comercial a gerenciar cada parte envolvida no sucesso do cliente B2B.

Sem dúvidas, a inovação é a maior aliada de bons resultados na atualidade — especialmente para indústrias, distribuidoras ou representações em crescimento.

É pensar fora da caixa e agilizar processos que faz com que você se diferencie da concorrência e chegue mais longe. Isso é fundamental, especialmente em um momento em que os clientes se tornam cada vez mais exigentes.

Não tem jeito: o consumidor 5.0 do B2B — ágil, digital, conectado e com hábitos de consumo moldados pela internet — não aceita mais soluções lentas e demoradas.

E ao perder tempo com uma gestão que poderia ser mais rápida e funcional, é certo que você não conseguirá preparar estratégias que entreguem o valor que os compradores buscam.

Que tal ganhar esse tempo de forma simples?

Quais são os benefícios de um sistema de força de vendas?

Vamos direto ao ponto: se você quer saber como um força de vendas pode ajudar você a fechar vendas e chegar mais longe, é só acompanhar este conteúdo até o final.

1. Seu dia a dia de vendas na palma da mão

Seus representantes, vendedores ou prepostos efetuam vendas todos os dias. Isso envolve ter roteiros bem definidos, uma agenda organizada, indicadores a postos — para entender quais clientes priorizar — e, é claro, tirar pedidos.

Acompanhar cada um desses pontos por planilhas ou recursos manuais toma tempo e é cansativo. Nesse sentido, um dos benefícios do força de vendas é ter todos eles na palma da mão.

Ao abrir um aplicativo de força de vendas, você encontra diferentes abas:

Benefício de um força de vendas: ter o dia a dia de vendas na palma da mão
Essa é a sequência de abas que você encontra no Mercos. Ao longo deste conteúdo, vamos te mostrar como navegar por cada uma delas e ter em mãos tudo que você precisa para vender mais e melhor!

Ao navegar por cada uma, você acessa o que precisa em segundos e garante estar sempre por dentro de tudo que envolve suas vendas e a produtividade dos vendedores, representantes e prepostos.

2. Noção exata do que o seu cliente quer

Muitos representantes e gestores ainda vendem com base na própria opinião e experiência. Mas esse não é o melhor caminho. Seus clientes têm um perfil próprio, que deve ser respeitado.

Além disso, com a transformação digital esse perfil se flexibiliza muito rapidamente e gera mudanças que você precisa acompanhar. Ao conhecer como seus compradores estão se portando hoje, você garante satisfação.

Afinal, oferece a eles exatamente o que estão buscando naquele momento.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que você acessou o Mercos e percebeu que a evolução de vendas de um produto ou categoria diminuiu.

Benefício de um força de vendas: ter a noção exata do que o seu cliente quer
Percebe como o objetivo era maior do que, de fato, foi vendido e do que a previsão mensal? Este é um dos muitos indicadores que você encontra no Mercos!

Ao mesmo tempo, percebe o número de inativos recentes aumentando.

Benefício de um força de vendas: acompanhar o número de inativos
Este indicador permite que você acompanhe a quantidade e a proporção de clientes ativos e inativos. Ao clicar em cada um, você expande ainda mais detalhes!

No mesmo cenário, você percebe a positivação de clientes diária subindo.

Benefício de um força de vendas: acompanhar a positivação de clientes
Este indicador te mostra o número de clientes que fizeram pedidos em cada dia do mês.

Avaliar esse trio pode indicar, por exemplo, que seus clientes antigos não estão gostando de algo envolvido na venda, mas que ainda não está afetando a entrada de novos compradores.

Será um atendimento displicente? Um pós-venda desatencioso? Ou, quem sabe, um suporte pouco eficiente? Entender isso ajuda a entrar em contato com esses clientes e retê-los.

Basear sua gestão em dados, indicadores e métricas de vendas faz toda a diferença em manter a boa saúde da sua carteira de clientes. Com isso, você consegue identificar exatamente o que cliente busca e entregar isso a ele.

Testar o Mercos gratuitamente

3. Controle de pedidos

Tanto um representante em começo de carreira quanto um gestor com dezenas de representantes e vendedores têm algo em comum: a dificuldade de controlar pedidos com eficiência.

Independente da quantidade de vendas que sejam realizas em um mês, nunca se sabe quando você pode precisar de acesso a uma nota fiscal específica ou conferir o valor pago por um cliente na semana passada.

Porém, com um sistema de força de vendas em mãos, não é necessário se preocupar com nada disso. Além de ter e acessar o registro de seus pedidos em segundos, você pode pesquisar por pedido, cliente ou representada.

Benefício de um força de vendas: acompanhar o controle de pedidos
Controle de pedidos em segundos e com todos os detalhes que você precisa em mãos!

Ah! E nessa mesma aba você consegue criar e imprimir novos pedidos ou orçamentos. Tudo com praticidade e acesso total a um controle de pedidos realmente eficiente.

Você também pode se interessar por:
-> Aprenda a fazer o controle de pedidos ideal e organize o fluxo de vendas

4. Acesso ao histórico dos clientes com facilidade

Já ouviu falar da estratégia que algumas grandes empresas da atualidade usam para atender melhor seus clientes?

Basicamente, elas usam robôs ou chatbots para coletar o máximo de informações possíveis sobre eles antes de colocar o atendente humano em contato.

A ideia por trás disso é melhorar a experiência do cliente, já entregando o que ele busca, sem perder tempo para descobrir o que ele deseja.

Um bom sistema de força de vendas traz exatamente esses benefícios a você, mas de maneira automatizada.

Suponha que você consultou o indicador “Situação da carteira de clientes” e identificou 3 inativos recentes. Você pode clicar em cada um deles e acessar seu histórico completo. Isto é, entender:

  • quando eles fizeram seu último orçamento ou pedido;
  • data e hora das últimas visitas ou ligações, além de informações sobre as próximas;
  • nome de quem entrou em contato com eles;
  • produtos mais comprados;
  • dados de contato;
  • dias sem comprar;
  • classificação na lista de clientes que mais compram e muito mais.
Benefício de um força de vendas: acessar o histórico dos clientes com facilidade
No Mercos você controla quais clientes têm acesso às suas tabelas e demais condições, importa clientes de outras planilhas para facilitar o trabalho e cadastra novos clientes com rapidez!

Ao conferir todos esses dados, você consegue entrar em contato com os inativos já com todo seu histórico em mãos, o que facilita falar e oferecer as condições certas para que voltem a comprar com você. Ou seja, realizar uma venda consultiva.

E vamos falar a verdade: com essa análise, na pior das hipóteses, você fica a par do motivo que fez com que desistissem de comprar da sua empresa e usa o aprendizado para evitar novos inativos.

5. Acompanhamento de produtos e políticas comerciais

Imagine acessar produtos e tabelas, gerenciar estoque, importar fotos, conhecer as porcentagens de comissões por venda, conhecer os preços de tabelas e muito mais com apenas um clique?

Isso é o que acontece ao contar com os benefícios de um bom força de vendas.

Na aba de “Produtos” do Mercos, você acessa tudo isso, além de detalhes sobre promoções (início e fim de cada uma), e destaques no catálogo.

E é importante saber que o bom uso de um aplicativo de vendas serve não só para ajudar você a organizar seus produtos, mas também para mantê-lo em dia com as regras do jogo a cada venda. Portanto, com o Mercos, também é possível acessar políticas comerciais.

Benefício de um força de vendas: acompanhar de produtos e políticas comerciais
Faça downloads de tabelas de preço, exporte produtos, acesse políticas comerciais, gerencie estoques e importe fotos em segundos!

6. Controle da agenda

A rotina do representante comercial é cheia. Mesmo assim, ele não pode se dar ao luxo de esquecer um compromisso com o cliente ou de realizar um atendimento importante. Afinal, o gestor também estará acompanhando.

Mas não se preocupe: outro dos benefícios de um força de vendas é justamente a facilidade em lembrar de tudo isso em segundos.

Basta acessar sua agenda de eventos e atendimentos. Ela trará informações específicas sobre cada um deles e, na perspectiva do gestor, mostrará se a rotina do departamento comercial está adequada e seguindo suas obrigações.

Uma agenda detalhada traz dados como: responsável pela visita ou atendimento, data e hora, nome do cliente a ser atendido e, claro, ao clicar nele, uma lista detalhada com todas as informações citadas no item 4.

Benefício de um força de vendas: acompanhar a agenda de representantes e vendedores
Você ou sua equipe visitam clientes, mensal ou semanalmente? Que tal criar roteiros e mantê-los salvos, para nunca esquecer do compromisso? Use sua agenda para organizar a operação!

7. Tomada de decisão acertada

O caminho do sucesso é sempre para frente. Isso significa que negócio nenhum pode parar.

Com um sistema de força de vendas automatizando e cuidando da operação comercial, o representante e gestor conseguem focar no que realmente importa em qualquer negócio: planejar o futuro.

Além disso, com os dados disponibilizados no aplicativo, fica muito mais fácil decidir o rumo que mais atenda às necessidades dos seus clientes, garantindo satisfação plena, retenção e fidelização.

Conclusão

Um sistema de vendas é feito para organizar sua operação comercial de verdade. Por isso, se você ainda trabalha com planilhas pesadas e perde tempo com tarefas manuais, saiba que pode — e deve — dar o próximo passo rumo à inovação, conquistando resultados ainda melhores e entregando mais em menos tempo para os clientes.

Agora que você conhece os 7 principais benefícios de um força de vendas, já entendeu que a tecnologia é, de fato, a maior aliada da atualidade.

Mas veja só: ela não precisa ser complexa. Ao contar com um sistema de qualidade, você garante uma implementação simples, ágil e — se necessário — totalmente integrada ao seu ERP!

Descubra se o Mercos é o força de vendas ideal para você: teste-o gratuitamente por 7 dias!

Testar o Mercos gratuitamente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares