Como organizar a rotina do seu time comercial?

5 minutos para ler

Você sabe como organizar a rotina do departamento comercial? Existe uma máxima no mundo comercial que diz assim: “planeje o seu trabalho e trabalhe o seu plano.” Sendo assim, planejamento é, sem dúvida, um fator fundamental para qualquer venda bem-sucedida.

Afinal, de nada adianta sua empresa ter uma megaestrutura se não há um acompanhamento da equipe de vendas. É preciso sempre buscar novos métodos de acompanhar, automatizar e, assim, facilitar o trabalho.

Separamos algumas dicas excelentes para te ajudar a organizar a rotina do seu time e obter ótimos resultados. Confira a seguir!

Cobre, mas também reconheça os méritos

Manter um bom relacionamento com toda a equipe é o primeiro passo para organizar a rotina do departamento comercial. Com ele, é possível alinhar os pontos fortes e fracos e melhorar as expectativas dos vendedores com relação às metas.

Lembre-se de que a cobrança é importante, mas é preciso estar constantemente reconhecendo o desempenho do seu pessoal. Elogie publicamente os que mais se destacaram e todas as pequenas vitórias da equipe.

Não tem erro: uma equipe motivada é certamente mais comprometida e forte para encarar novos desafios.

Realize reuniões diárias

Para ter uma boa relação com seus vendedores, uma batida diária com a equipe nunca é demais. É importante se preparar para recebê-los com percepções objetivas e uma pauta definida.

Nesse sentido, considere este momento para compartilhar feedbacks de clientes, resultados das vendas realizadas ou novidades do mercado.

Tenha em mente que essas reuniões não devem tomar muito tempo. Trata-se de um momento para alinhar as expectativas e escutar o que os vendedores têm a dizer. Ao final do encontro, sintetize os pontos levantados na reunião e transforme em um próximo plano de ação! 

Tenha uma rotina de trabalho bem definida

Após criar uma equipe bem relacionada e motivada, é hora de estabelecer os horários e tarefas diárias. O gerente de vendas precisa criar uma rotina para que o vendedor visite e vá atrás dos potenciais clientes, pelo menos duas vezes por semana.

Isso é importante para a prospecção de clientes, o desenvolvimento de novos negócios e, claro, para manter um bom relacionamento com a clientela.

Invista em treinamentos para os vendedores

É fundamental entender as necessidades de seus colaboradores. Sua equipe é composta por pessoas diferentes umas das outras — e é importante que todos cresçam juntos. Por isso, é interessante estabelecer um mindset de crescimento constante, oferecendo treinamentos e capacitações.

Assim, os profissionais entram em um processo de evolução que servirá como facilitador para a execução das vendas na rotina do departamento comercial.

Estabeleça metas e objetivos claros

Para estabelecer metas e torná-las tangíveis é preciso defini-las objetivamente. Um exemplo: “crescer 20% a mais do que o semestre passado”. Uma meta clara e concisa faz com que os representantes comerciais saibam exatamente o que os gestores esperam deles.

Uma dica: utilize a matriz 5W2H, que é bem simples, basta responder às diretrizes:

  • What – o que será feito (etapas);
  • Why – por que será feito (justificativa);
  • Where – onde será feito (local);
  • When – quando será feito (tempo);
  • Who – por quem será feito (responsabilidade);
  • How – como será feito (método);
  • How much – quanto custará fazer (custo).

Estimule conexões e harmonia

Além dos treinamentos, a equipe de vendas pode se desenvolver a partir de um ambiente de trabalho motivador, que promove conexões e o reconhecimento das metas batidas e objetivos cumpridos. Manter um local harmonioso estimula o crescimento do time!

Existem diversas estratégias para promover o desenvolvimento que, embora possam indicar crescimento, não necessariamente apontam questões monetárias, mas transformacionais.

Por isso, empregar soluções descontraídas como a gamificação, um café com conversa ou presentes simbólicos pode ser altamente benéfico para a rotina do time.

Utilize um programa de gestão

Um sistema de pedidos que é um poderosíssimo aliado no processo de organização da equipe de vendas. Com o software, é possível contar com várias ferramentas que controlam muito bem as etapas do trabalho, como:

  • desempenho diário dos vendedores;
  • quantidade de propostas realizadas;
  • clientes atendidos;
  • agenda do vendedor, monitorando os principais compromissos e reuniões;
  • acesso à ferramenta pelo computador ou smartphone;
  • controle dos dados, entre outros.

Com um sistema de gestão, é muito mais fácil controlar o seu time de vendas e gerenciar as informações e interações relevantes dos clientes. Afinal, com tantos dados e números importantes, você pode acabar se perdendo e esquecendo de fazer aquele contato promissor.

E então, gostou das dicas para organizar e otimizar a rotina do departamento comercial? Elas são simples, mas certamente farão a diferença nos resultados.

E conte com o Mercos, sistema de vendas + e-commerce B2B para representantes e gestores comerciais no processo! Teste gratuitamente e conte para a gente!

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares