O representante comercial tem se tornado cada dia mais relevante às empresas que buscam a expansão dos negócios em novos mercados, com baixo custo operacional. Diante esta situação, se projeta uma grande oportunidade de mercado: saber como abrir uma representação comercial e atuar nessa área.
Para isso, é preciso entender bem a função e conhecer as habilidades necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Feito isso, vem a parte burocrática de abertura de negócio. Por exemplo: mesmo trabalhando sozinho no início, será necessário ter um CNPJ.
Confira tudo o que você precisa saber para montar a sua própria representação comercial!
Qual a função de um representante comercial?
O representante comercial é um vendedor terceirizado. Porém, mais qualificado. Isso porque ele é o responsável por divulgar as soluções de uma empresa em um determinado mercado, localização ou segmento.
Em outras palavras, ele é o intermediário entre a oferta e a demanda. Dentre as funções desempenhadas por ele, podemos citar:
- levantamento e análise de dados dos concorrentes no mercado de atuação determinado;
- desenvolvimento de relatórios de visitas, indicando não apenas os potenciais clientes, mas também seu potencial de compra;
- participação na definição das metas de vendas de cada linha de produtos ou serviço, por período;
- assessoria nas cobranças das vendas realizadas — afinal, os ganhos são interligados aos pagamentos efetivados;
- gestão das vendas, considerando tanto os pedidos quanto a avaliações de demandas previstas em relação às realizadas;
- acompanhamento da disposição, organização e limpeza dos produtos expostos nos pontos de venda da região de sua responsabilidade, entre outras atividades.
Quais são as habilidades e experiências necessárias para ser um representante comercial?
Para cumprir seu papel com êxito, um representante comercial precisa ter ou se dedicar a desenvolver algumas habilidades essenciais. Dentre elas, se destacam:
- vendas: essa é a função principal para a atuação na área. É também a forma de obter sua remuneração, baseada em comissionamento sobre as vendas efetivadas;
- comunicação: essa habilidade é de extrema importância, devido à necessidade de persuasão e relacionamento — tanto para as vendas, quanto para atrair novas empresas para representar;
- marketing: diretamente relacionado às vendas, os conhecimentos nessa área são essenciais para elaborar estratégias que proporcionem o aumento considerável dos negócios;
- contabilidade, gestão e administração: o conhecimento nessas áreas, mesmo que básico, contribui para a melhores negociações;
- conhecimento de mercado: as empresas representadas favorecem os representantes com experiência em seu segmento de atuação pelo conhecimento sobre o mercado. Isso facilita a abertura de portas para novos negócios.
Atrelado a estas habilidades, é fundamental o desenvolvimento do seu poder de persuasão e negociação, bem como do seu conhecimento sobre técnicas de vendas para representantes comerciais. Para isso, é indicada a busca por livros, blogs, cursos e até mesmo palestras de profissionais renomados no segmento ou nas áreas especificadas, principalmente quando não se tem experiência nelas.
Você também pode se interessar por:
-> Representante Comercial: o que faz, quanto ganha e como ter sucesso na carreira?
Como abrir uma representação comercial?
Em linhas gerais, a abertura de uma empresa de representação comercial segue os mesmos padrões de uma convencional, salvo pela necessidade de registro no Conselho Regional de Representantes Comerciais (CORE) do estado em que a empresa se localiza. Das questões tradicionais, encontra-se:
- obtenção de um CNPJ pela Receita Federal;
- registro na junta comercial ou cartório local;
- retirada do CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliário) na prefeitura;
- cadastro previdenciário no INSS;
- cadastro para certidão negativa;
- cadastro do FGTS para funcionários pela Caixa Econômica Federal.
Após o cumprimento das questões burocráticas, o prazo para conclusão dos trâmites varia entre 15 e 25 dias úteis.
Dê seus primeiros passos como representante!
Caso você opte por iniciar como um empreendedor menor e crescer gradualmente, uma excelente recomendação é desenvolver o trabalho como profissional autônomo. Então, à medida que for ampliando sua carta de representadas e de clientes, convidar outros representantes a se unirem ao seu negócio.
Com todas essas informações sobre como abrir uma representação comercial, é possível entender como montar o seu próprio negócio e aproveitar a oportunidade do mercado! Boas vendas.
Conte com o Mercos para começar com o pé direito: teste grátis e sem compromisso por 7 dias (não pedimos cadastro de cartão)!
Eu quero ser um representante e quero da o de melhor de mim
Boa tarde, Jaqueline! Como vai?
Recentemente o Mercoscast (programa e podcast quinzenal da Mercos) entrou em sua terceira temporada.
Um dos episódios mais interessantes que postamos até agora é justamente voltado a ajudar representantes que desejam prospectar novas representadas.
Se tiver interesse, convido você a conferir o ep. É só clicar aqui: http://bit.ly/40bhknI
Nos vemos em breve!
Olá!
Quero iniciar como Representante Comercial aqui em São Paulo e gostaria de saber o que é necessário e custo do processo de abertura, incluindo:
Certificado Digital
Junta Comercial (Empresário Individual)
Prefeitura (Alvará)
Enquadramento Tributário (Simples Nacional)
Core
Honorário Contábil
É possível abrir a empresa com meu endereço residencial?
Bom, fico no aguardo das informações.
Obrigado!
At,
Daniel.