Sabemos que abrir uma representação comercial não é uma tarefa fácil. O ideal é dar esse passo quando você já estiver há alguns anos no mercado, além de possuir uma carteira considerável de clientes. E com as burocracias envolvidas no processo, ele pode se tornar ainda mais complicado! Nesse sentido, você sabe o que é CORE para representante comercial?
Segundo a lei 4.886/65, o registro no CORE (Conselho Regional dos Representantes Comerciais) é obrigatório para quem deseja atuar como representante comercial no Brasil. O objetivo do órgão é fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão, evitando fraudes e prejuízos tanto para o representante quanto para as representadas e o consumidor final.
Saiba mais sobre esse órgão consultivo!
Qual a relevância do registro no CORE?
Como você viu, para atuar como representante comercial, é importante obter seu registro profissional no órgão responsável pela categoria. Ou seja, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais (CORE).
A representação comercial é uma excelente forma de se realizar profissionalmente, usar suas habilidades como vendedor para construir uma carreira e garantir uma boa estabilidade financeira.
Contudo, sem dúvidas, a melhor forma de conquistar tudo isso é com legalidade. Sendo assim, o registro permite que você execute suas funções sem problemas burocráticos, focando toda a sua atenção nos clientes.
Uma coisa importante a saber na busca por como tirar o CORE é que ele é regulado por estado. Assim, é preciso procurar o responsável na localidade em que você mora. Se registrar será muito mais fácil e ágil com as informações certas em mãos.
Como é feita a inscrição no CORE?
O registro é simples e não exige a movimentação de uma grande quantidade de documentos. No site do Conselho Federal, o Confere, você pode descobrir o endereço do CORE mais próximo. Lá você saberá exatamente quais documentos precisa levar.
Em geral, a documentação necessária para emissão de registro para pessoa jurídica (PJ) é:
- RG;
- Comprovante de residência;
- Contrato social da empresa e alterações contratuais (se tiver);
- CNPJ;
- Comprovantes de quitação com sindicatos da categoria;
- Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do contador responsável pela empresa.
Do que mais eu preciso para atuar como representante?
Agora que você já sabe o que é CORE para representante comercial, pode estar se perguntando se existem outros passos a seguir para atuar na profissão. A resposta é sim! Separamos as principais burocracias envolvidas no processo a seguir. Confira!
Registro de pessoa jurídica e obtenção de CNPJ
Este é outro passo importante para a representação comercial — e deve ser cumprido antes mesmo do registro no CORE. O procedimento pode ser feito na Receita Federal do seu município. Os documentos necessários são:
- Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, preenchida no próprio site da Receita;
- Quadro de Sócios e Administradores (QSA), caso você esteja abrindo sua representação com outra pessoa;
- Ficha específica, conforme o perfil do seu negócio;
- Documento básico de entrada do CNPJ.
Inscrição estadual
Este documento é necessário apenas para quem movimenta mercadorias e precisa fazer inscrição para calcular o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
As regras variam de estado para estado, sendo que em alguns é possível solicitar a inscrição estadual e o CNPJ em simultâneo, na própria Receita Federal.
Já em outros, é preciso ter um documento para emitir o alvará de funcionamento do estabelecimento primeiro. Geralmente a inscrição estadual é obrigatória apenas para quem lida com comércio e presta serviços na área de comunicação e energia. O ideal, entretanto, é conferir essa informação no órgão oficial do seu estado.
Alvará de funcionamento
Caso o representante opte por montar um escritório físico, será preciso solicitar um alvará de funcionamento na prefeitura da cidade.
É necessário comprovar que você tem todos os requisitos para abrir seu próprio negócio. Entretanto, tais requisitos variam de cidade para cidade, e também segundo as leis estaduais. Por isso, o melhor é procurar informações no portal da prefeitura do seu município.
Viu como saber o que é core para representante comercial é mais simples do que parece? De quebra, você ainda ficou sabendo sobre outras burocracias necessárias para seguir a profissão que tanto ama! Agora, basta seguir as recomendações do conteúdo e garantir que tudo esteja em dia para atender aos clientes, aumentar as vendas e crescer as representadas.
Então, conhece mais algum procedimento obrigatório para o registro do representante comercial? Deixe nos comentários!