Quanto ganha um gestor comercial de distribuidora e como melhorar sua remuneração?

9 minutos para ler

A curiosidade sobre quanto ganha um gestor comercial é comum entre profissionais ou empresas que desejam contar com os melhores talentos. Contudo, essa remuneração de não apenas reflete o nível técnico e a qualidade do trabalho desenvolvido pelo gestor, mas também é um indicador da importância de seu papel dentro da estrutura organizacional.

No entanto, é importante notar que os salários variam significativamente dependendo de fatores como o setor de atuação da empresa, seu tamanho e a demanda por esses profissionais no mercado. Neste blogpost, vamos explorar em detalhes o que define o papel de um gestor comercial e como esses fatores influenciam na sua remuneração.

Venha conosco descobrir tudo o que você precisa saber sobre quanto ganha um profissional de gestão comercial!

Quanto ganha um gestor comercial?

O gestor comercial receberá sua remuneração de acordo com diversos fatores, como a localização geográfica, que impacta no custo de vida, até a experiência no chão de empresa. Conforme o site Glassdoor, que traz a média salarial de diversas empresas populares, a média das dez primeiras empresas encontra-se na base dos R$5824,50.

Além da informação sobre qual salário de um gestor comercial, o site VAGAS fez um levantamento das palavras mais utilizadas quando se diz o que faz um gestor comercial. As respostas foram:

  • gestão comercial;
  • estratégias de vendas;
  • liderança da equipe de vendas;
  • e área comercial.

Esses mesmos dados correspondem aos resultados de pesquisas sobre quanto ganha um gestor comercial de pequenas e médias empresas. Logo, é importante saber o que se espera do profissional — antes mesmo de pensar em sua remuneração.

Nesse sentido, questione: meu salário é proporcional ao meu desempenho? O quão longe meu salário está da média? Avalie seu trabalho e confira, a seguir, estratégias para discutir quanto ganha um gestor comercial.

Quais são os principais fatores que impactam a remuneração de gestores comerciais?

O principal fator que impacta no salário de um gestor comercial se encontra na política de remuneração da empresa, pois ela define quais são os critérios que um colaborador recebe diante do seu salário. Além disso, o desempenho como líder e a experiência do gestor também motivam o volume da remuneração.

Nesse sentido, a possibilidade de um salário maior vem com a análise do desempenho do gestor. Aquele que traz bons resultados em prazos justos e gera bons feedbacks vindos de sua equipe comercial será passível de um bom salário, pois este estará proporcional à sua atuação.

Para simplificar as coisas, separamos os principais modificadores do salário dos gestores que vão além das políticas da empresa, que são:

  • a capacitação;
  • performance das vendas;
  • tamanho da empresa;
  • setor de atuação;
  • e localização geográfica.

06 estratégias para negociar uma remuneração competitiva como gestor comercial

Finalmente, chegamos ao ponto-chave da sua busca. Para ser possível discutir salários, é preciso, primeiramente, fazer jus ao seu cargo. Para isso, um caminho deve ser seguido em prol da negociação justa e que compita ao potencial de sua gestão. 

Aqui, você encontrará estratégias que irão desconstruir o tabu de discutir sobre remuneração com seus superiores. Para descobrir quanto ganha um gestor, nada melhor do que você mesmo definir isso com a nossa ajuda!

1. Espere o momento certo para discutir o salário

Existem momentos-chave que facilitam a discussão sobre o retorno financeiro do seu trabalho. É comum que a empresa passe por fases de baixa na rentabilidade dos produtos em função do giro de mercadorias.

Em outros momentos, as metas não foram batidas e o momento é sensível para a distribuidora.

Essas são as ocasiões que o gestor, como parte do corpo comercial e líder de uma equipe responsável por parte dos resultados da empresa, deve evitar tocar no assunto de remuneração. 

As baixas são momentos de possíveis dificuldades financeiras e solicitar uma mudança de salário pode não ser positivo.

Por isso, para ser possível debater sobre quanto ganha um gestor comercial na sua empresa, aborde o tema ao bater metas significativas com seu time. Além disso, identifique os pontos altos da empresa, como quando:

  • o cliente está satisfeito;
  • a participação de mercado está alta;
  • a rentabilidade dos produtos é satisfatória;
  • e quando as vendas equilibram o estoque.

2. Monte uma boa proposta

Após escolher o momento certo para falar sobre remuneração, é hora de montar seus argumentos. Por que você quer ganhar mais? Essa é a oportunidade de você mostrar o valor do seu trabalho e defender o seu salário.

Todavia, essa conversa não é imediata. Pelo contrário, a negociação deve ser constante. Desenvolva a ideia de um aumento salarial com o tempo, mostrando o seu valor como líder e como vendedor ativo dentro do seu time. 

Além disso, esteja aberto a diálogos e receba as propostas tanto quanto você as oferta.

Por fim, mostrar as metas batidas e os pontos fortes no seu histórico da empresa é sempre positivo, uma vez que você atribui valor à sua proposta. Dessa forma, terá uma garantia de que um salário elevado estará a caminho!

Mostre que você está preparado: modernize sua operação com a ajuda deste conteúdo
🚀 Conheça os 14 melhores softwares para sua Distribuidora usar em 2024

3. Invista em treinamentos e soft skills

É fato que, se você chegou até o cargo da gestão, certamente tem uma experiência na área ou um conhecimento técnico eficiente. Porém, ao analisar quanto um gestor ganha, pode ser que a remuneração por habilidades bonifique melhor aqueles que têm especializações e cursos na área.

Por isso, aprofundar seus conhecimentos de gestão pode aprimorar suas habilidades de comunicação e liderança, facilitando o caminho para definir quanto ganha um gestor comercial. Ao investir nas soft skills e realizar treinamentos, você adquire habilidades como:

  • pensamento analítico;
  • gestão estratégica;
  • habilidades de comunicação;
  • matemática e finanças;
  • e empreendedorismo.

Além disso, converse com outros gestores comerciais. Colete insights de como melhorar sua gestão por meio da comunicação e networking

Conversar com parceiros de cargo certamente abrirá um leque de possibilidades de gestão para seu time. Portanto, estará atribuindo valor ao seu cargo enquanto adquire parcerias e conhecimento.

O Mercoscast é uma boa forma de acumular insights de gestão comercial. Acompanhe!

4. Aprimore habilidades de liderança

A comunicação com o seu time é de suma importância. Um bom líder é aquele que trabalha a escuta ativa e atende seu time de forma eficiente enquanto abraça responsabilidades e analisa os dados de mercado.

O seu time será transparente sempre que você demonstrar transparência, como um reflexo da gestão. Por isso, incentive a comunicação aberta e construtiva com sua equipe comercial, promovendo:

  • feedbacks constantes;
  • inteligência emocional;
  • apoio dos colaboradores;
  • objetividade;
  • e um bom ritmo de trabalho.

Conhecendo a forma como o seu time te enxerga, você descobrirá qual o seu tipo de líder e como você exerce o cargo de gestão. Por fim, aprimore constantemente suas habilidades de liderança!

Seja um líder tecnológico e conheça a automação de vendas para distribuidoras
🚀 5 formas de impulsionar sua distribuidora com a automação da força de vendas

5. Atenda às metas

Um fator que pode ser fortemente desmotivador para as equipes comerciais são as metas excruciantes e dolorosas de serem batidas. Por mais que seja desafiador e seus colaboradores cheguem lá, pode ser cansativo manter um ritmo elevado de forma constante.

Trabalhe um tratamento humanizado com sua equipe e, se possível, envolva-os na montagem das metas. Com isso, você terá um apoio para montar desafios que motivam seus parceiros e, dessa forma, unirá as expectativas dos seus subordinados.

Além disso, tenha acesso a dados sólidos em um bom sistema de vendas sobre seus clientes e vendedores, para que o estabelecimento de suas metas seja baseado no desempenho de sua equipe. 

Dessa forma, criará um ambiente de valor e, ainda mais, terá uma possibilidade de aumento salarial pontual ao demonstrar competência na gestão de pessoas.

6. Mantenha uma logística eficiente

Se existe algo que desanima um gestor comercial de distribuidora, com certeza é o estoque parado. A logística, muitas vezes, pode apresentar soluções complexas de rentabilidade em prol das vendas e giro de estoque que, certamente, afetam o lucro das distribuidoras.

Por isso, uma logística eficiente deve ser promovida para evitar o impacto direto que o estoque tem na empresa. Lembre-se que você pode ser bonificado com essa ação. Portanto, coloque a mão na massa e:

  • inicie campanhas de marketing para promover as vendas;
  • garanta um atendimento personalizado para fidelizar clientes;
  • trabalhe com diferentes tipos de promoção de vendas, descontos e bonificações para compradores;
  • e invista em um bom sistema de controle de pedidos.

Dessa forma, será possível definir quanto ganha um gestor comercial de distribuidora por meio da boa competência na gestão de estoque. É importante ter em mente que, mesmo com a gestão do estoque em boas mãos, é preciso conhecer o mercado e a concorrência para que o conjunto das ações somem uma boa lucratividade para a empresa.

Leia também:
🚀 Como calcular e otimizar o giro de estoque da sua distribuidora?

Seja a mudança que quer ver na distribuidora e eleve seu salário!

Com essas dicas, com certeza ficou mais fácil tirar suas conclusões sobre o salário que recebe em comparação com o que você espera. Neste conteúdo, você contemplou as melhores práticas para discutir a elevação do seu salário como gestor e a média em empresas brasileiras.

E se ainda restam dúvidas sobre quanto ganha um gestor comercial, não hesite em voltar para este conteúdo. Um bom profissional é aquele que entende suas limitações e traz consigo as dúvidas para serem solucionadas. 

Falando em bom profissional, melhore seus resultados com dicas exclusivas. Acompanhe com atenção esse episódio completo do Mercoscast sobre como ser o melhor gestor do mercado!

Caio Schmitz
Analista de conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares