Apesar da popularização de novas redes sociais, como o Tik ToK, o e-mail ainda é um dos meios de comunicação mais usados atualmente. Portanto, é fundamental saber como vender por e-mail! Especialmente uma vez que ele está presente no dia a dia de praticamente qualquer vendedor e representante comercial, seja para falar com clientes, seja para prospectar possíveis compradores.
Um e-mail mal redigido pode fazer com que a pessoa que o receba simplesmente o ignore e o encaminhe para a lixeira. Por isso, é importante seguir algumas dicas para ter sucesso na abordagem. Elas são simples, mas farão toda a diferença.
Veja o que fazer para não errar na hora de redigir um e-mail empresarial ou comercial!
Formule assuntos usando gatilhos mentais
Nunca deixe esse campo em branco. Ele chamará a atenção para o seu e-mail e deve ser bem objetivo. Usá-lo estrategicamente, inclusive, aumenta a taxa de abertura, que é aquela que indica a quantidade de pessoas que, de fato, abriram o e-mail recebido. Alguns exemplos de gatilhos mentais incluem:
- prova social;
- urgência (ou escassez);
- reciprocidade;
- pertencimento;
- autoridade.
Segmente a base
Ter uma base pronta e automatizada fará mais da metade do trabalho. Isso permitirá que você redija apenas um e-mail, divulgando seu produto e entregando conteúdos informativos ao público, e o envie de uma vez só a todos os seus contatos. Existem plataformas que podem te ajudar com o trabalho, como a RD Station. Vale a pena aprender a usar!
Seja objetivo
As pessoas optam por se comunicarem por e-mail por ser rápido. Ninguém quer abrir um e-mail e encontrar uma mensagem longa e que demora a chegar ao assunto principal. Essa, entre as dicas como vender por e-mail, é uma das mais importantes!
Pense antes de escrever e foque no seu objetivo. Se você quer vender um produto, por exemplo, não comece falando da empresa. Vá direto ao produto. Se começar a se alongar muito, pode ser que a pessoa desista de ler e não chegue à parte mais importante.
Cuidado com a linguagem
E-mails corporativos pedem uma linguagem alinhada às regras do português. Evite o uso de siglas, que poderão dificultar a compreensão de quem está lendo e de maneira alguma faça abreviações que muitas vezes são usadas on-line, como “vc” no lugar de “você”, ou “tb” no lugar de “também”. Lembre-se que quem está lendo não é obrigado a saber o que “vc” e “tb” significam. Escreva corretamente.
Faça testes A/B
Esse tipo de teste ajuda você a descobrir quais características convertem mais em um e-mail. Teste um atributo por vez. Por exemplo, o CTA (call-to-action ou chamada para ação, em português). Use um de cor vermelha e um azul. Em seguida, veja qual resultou em mais cliques! Com o tempo — e realizando cada vez mais testes com diferentes partes do e-mail — você saberá o que funciona ou não perfeitamente para os seus tipos de clientes, em específico.
Demonstre autoridade
Apesar de ser importante escrever e-mails curtos e objetivos, é ainda mais relevante conversar de forma a construir confiança com os leads. Use dados no corpo do e-mail, envie cases de sucesso para os leitoras e mantenha a constância. Todos esses pontos mostrarão que você sabe o que está fazendo e aproximarão o público de você, aumentando as chances de vender mais.
Assinatura
Não se esqueça de assinar o e-mail, mostrando ser um vendedor real — e não um robô. Coloque seu nome, telefone de contato e nome da empresa. Isso facilitará uma futura comunicação.
Com esses pequenos cuidados, ficará muito mais fácil entender como vender por e-mail. A ideia é entender que a comunicação ideal depende de sua base de clientes. Ao saber como eles funcionam, o e-mail se tornará uma ferramenta para agilizar a comunicação de maneira eficiente e certamente será bem recebido.
E quiser organizar seu processo de vendas com ainda mais facilidade, teste gratuitamente o Mercos, nosso força de vendas e e-commerce B2B!