Por que o e-commerce B2B é o melhor gerador de leads em 2024?

8 minutos para ler

Vender por um e-commerce B2B, ou seja, uma plataforma de vendas online, já é realidade para muitos gestores de fábricas. Porém, nem todos veem a ferramenta de uma forma verdadeiramente estratégica: como um gerador de leads potente. Está na hora de mudar isso!

Você sabia que 87% dos compradores atuais começam sua jornada de compra pesquisando online antes de fechar? Então, aproveite para prospectar esses clientes e levá-los ao seu negócio!

O que você verá neste artigo?

  • O e-commerce B2B é uma plataforma capaz de expandir as vendas de indústrias e distribuidoras. Porém, também é útil para trazer novos compradores para o negócio sem sobrecarregar as equipes internas e externas;
  • É fundamental que a loja virtual seja integrada ao sistema de vendas, para o gestor ter todas as informações que precisa em um só lugar;
  • Com as estratégias certas, as fábricas transformam seus e-commerces em geradores de leads de alta qualidade.
  • Conheça o e-commerce B2B Mercos, venda mais, expanda seu negócio e gere mais leads!

Acompanhe a leitura!

O que é um e-commerce B2B para indústrias e distribuidoras?

Um e-commerce B2B é uma ferramenta de vendas online para complementar as vendas físicas que as equipes externas fazem para uma fábrica. Sendo assim, ele permite que os clientes acessem a loja pelos seus celulares, tablets ou computadores, fazendo compras fora do horário comercial.

Como o e-commerce B2B pode ser um gerador de leads?

Já pensou em quantos clientes você deixa de conquistar por estarem fora da área de alcance de seus representantes comerciais? Ou, quantas pessoas nem conhecem seu negócio porque sua equipe externa é reduzida?

Esses são apenas alguns motivos que impedem sua plataforma de vendas online de atuar como um gerador de leads. Saiba mais!

Redução de barreiras geográficas

Com um e-commerce B2B, as indústrias e distribuidoras podem alcançar clientes em diferentes regiões. Inclusive, ao olhar sua carteira de clientes por dentro do Mercos, você consegue ver um mapa de quais regiões ainda não foram exploradas (em branco), além de conferir clientes ativos e inativos.

Mais leads chegando à sua loja virtual

Os clientes B2B frequentemente iniciam sua jornada de compra realizando pesquisas online. Então, ao investir em um e-commerce B2B bem projetado e otimizado, as indústrias e distribuidoras podem aumentar sua visibilidade e serem descobertas por potenciais clientes com mais facilidade.

Experiência omnichannel que brilha aos olhos

Nas visitas presenciais, os representantes comerciais mostram detalhes sobre o mix de produtos aos prospects, como preços, descrições e promoções. Com o e-commerce B2B certo, você consegue fazer o mesmo — ainda sem visitar, o que impressiona os leads.

Isso porque uma plataforma de vendas completa permite que você ofereça a mesma experiência presencial que ofereceria aos leads, mas online — que é a base de uma venda omnichannel.

Personalização da experiência do lead

Por meio de um e-commerce B2B, as indústrias e distribuidoras podem oferecer personalização aos leads. Isto é, recomendações de produtos com base no histórico de compras do cliente, preços personalizados e suporte proativo durante o processo de compra.

Logo, isso aumenta as chances de converter e de mais leads chegarem até você.

Análise de dados avançada

A forma mais fácil de encontrar leads com fit para sua fábrica é por meio de dados confiáveis e KPIs dedicadas.

Um e-commerce B2B permite que as indústrias e distribuidoras coletem e analisem informações sobre o comportamento do lead, como:

  • preferências de compra;
  • tendências de mercado;
  • insights valiosos para aprimorar estratégias de marketing e vendas;
  • e oportunidades de crescimento após a conversão desses leads.

Como promover seu e-commerce B2B para gerar leads e prospectar clientes?

Agora que você sabe que o e-commerce B2B pode ser um verdadeiro gerador de leads, é hora de aprender a divulgar sua loja para atingir ainda mais interessados no seu mix de produtos. Então, confira dicas exclusivas!

Ofereça conteúdo educativo

Crie e compartilhe conteúdo relevante e educativo sobre o mix de produtos que sua empresa oferece. Isso pode incluir:

  • blogposts;
  • e-books;
  • webinars;
  • vídeos;
  • e estudos de caso que abordam os desafios e necessidades dos leads.

Implemente recursos de geração de leads

Utilize recursos como chamadas para ação (CTAs) estrategicamente posicionadas para capturar informações de contato dos visitantes do seu site.

Isso inclui pop-ups de inscrição em newsletters, formulários de contato e chamadas para tirar dúvidas pelo WhatsApp, e-mail ou qualquer outra forma pertinente, se for o caso.

Ainda em dúvida sobre como implantar uma plataforma de vendas online na sua indústria?
-> Passo a passo: como implantar um e-commerce B2B e aumentar a receita!

Promova ofertas exclusivas

Crie ofertas exclusivas, descontos ou pacotes especiais para clientes que comprarem por meio do seu e-commerce B2B. Essa atitude pode ser eficaz na hora de incentivar a geração de leads e aumentar as taxas de conversão.

Forneça suporte proativo

Ofereça suporte proativo aos visitantes do seu e-commerce B2B por meio de formulários de contato. Isso pode ajudar a esclarecer dúvidas e fornecer assistência personalizada, aumentando as chances de conversão.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Temos um blogpost completo somente sobre ele!
-> 9 dicas para divulgar seu e-commerce B2B e aumentar as vendas!

Quais os benefícios de ter um e-commerce B2B na sua operação comercial?

Ainda não decidiu se deseja ter ou não uma plataforma online B2B na sua operação? Confira alguns benefícios dessa decisão a seguir!

Acessibilidade e conveniência

Os compradores B2B estão cada vez mais buscando a conveniência de comprar online, assim como os consumidores B2C. Eles desejam a facilidade de fazer compras a qualquer hora, de qualquer lugar, sem depender de horários comerciais tradicionais.

Integração com o sistema de vendas

Ter um sistema de vendas, hoje em dia, é um passo básico para ter sucesso. Porém, para muitos gestores, incluir um e-commerce B2B é um problema porque não querem o retrabalho de cadastrar clientes e produtos novamente.

No entanto, com o Mercos, isso se torna mais simples. Isso porque a ferramenta é automaticamente integrada ao sistema de vendas, garantindo que a gestão possa focar na parte mais estratégica, como usá-la como gerador de leads. Você também pode integrar tudo isso ao seu ERP!

Ampla seleção de produtos

Plataformas de e-commerce B2B oferecem uma ampla gama de produtos e marcas em um só lugar. Isso permite que os compradores pesquisem e comparem facilmente os produtos e encontrem exatamente o que estão procurando, de forma mais visual.

Transparência e informações detalhadas

Os e-commerces B2B geralmente fornecem informações detalhadas sobre os produtos, incluindo especificações técnicas, preços e disponibilidade de estoque. Isso ajuda os compradores a tomar decisões informadas e reduz o tempo gasto em pesquisas.

Automatização de processos

O e-commerce B2B pode automatizar muitos processos manuais, como orçamentos, pedidos online e faturamento. Isso economiza tempo para os compradores e vendedores, permitindo que eles se concentrem em atividades mais estratégicas.

Geração de leads qualificados

Os e-commerces B2B podem gerar leads altamente qualificados, uma vez que os clientes que visitam essas plataformas geralmente estão buscando soluções específicas para suas necessidades comerciais. Isso torna mais fácil para os vendedores identificar e segmentar leads com alto potencial de conversão.

Gere leads inserindo um e-commerce B2B na sua indústria!

Com essas estratégias, um e-commerce B2B pode se tornar não apenas uma ferramenta de vendas, mas também um poderoso gerador de leads qualificados para indústrias e distribuidoras.

Como você viu, ao investir nessa plataforma, as empresas podem expandir seu alcance, superar barreiras geográficas e oferecer uma experiência de compra personalizada, tudo enquanto automatizam processos e analisam dados pontuais para otimizar suas estratégias de vendas.

Então, solicite sua demonstração grátis, sem compromisso! Estamos aqui para ajudar você a prospectar e vender mais.

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares