O que é mix de produtos e como definir o ideal para sua indústria?

6 minutos para ler

Cuidar do ciclo de vida do cliente é um desafio e envolve a manutenção constante da relação dele com a indústria. No caminho, é comum encontrar dificuldades para fidelizá-lo. Por isso, é importante procurar inovar na hora de pôr em prática algumas estratégias — inclusive, as definições sobre o que é mix de produtos e como aplicá-lo na rotina comercial.

A partir de uma gestão eficiente e uma boa campanha, o mix de produtos poderá variar de acordo com o público-alvo da indústria. Por isso, se você tem interesse em potencializar seu negócio, este conteúdo é para você.

Confira!

O que é mix de produtos?

O mix de produtos é a variedade de itens que uma empresa pode oferecer aos seus clientes. Um bom mix é direcionado para um público-alvo bem segmentado, oferecendo uma ampla variedade de itens ou serviços para eles.

Tal abordagem é gerada por meio de uma visão estratégica que engloba a rentabilidade e a satisfação do cliente.

Uma empresa pode oferecer uma quantidade X de produtos para o mercado. Uma vez que estes são comercializados pela marca, passam a pertencer ao mix de produtos. Portanto, podemos compreender o mix como a diversidade de mercadorias e serviços que a indústria oferece ao cliente.

É importante compreender o que é mix de produtos para ser possível adotar estratégias eficazes na implementação de novas mercadorias. 

Ao melhorar o catálogo, os clientes estarão recebendo novidades da indústria. Assim, aumenta sua lucratividade enquanto otimiza seu estoque de produtos.

Leia também:
-> 11 ferramentas de relacionamento que melhoram a comunicação com os clientes

Como o mix de produtos pode impulsionar as vendas?

É fato que o gestor saber o que é mix de produtos pode impulsionar as vendas pela facilidade de manter estratégias eficazes. Essas, por sua vez, impactam diretamente nos resultados da indústria. Mas de que forma isso acontece para os clientes?

Dependendo da abordagem escolhida para aprimorar ou aumentar o mix de produtos, os clientes podem sentir a dependência de itens que complementam outro já comprado.

Além disso, se escolher ampliar a variedade dos itens ou serviços, seu público-alvo torna-se mais abrangente, aumentando a possibilidade de fidelização.

Como criar um mix de produtos eficaz?

Agora que você sabe o que é mix de produtos, é importante definir as frentes necessárias para criar um mix que cumpra o papel de alavancar as vendas e fidelizar os clientes. Portanto, leia atentamente as informações a seguir!

Identifique as necessidades e preferências dos clientes 

O primeiro passo para definir o que é um mix de produtos para a empresa é a comunicação com os consumidores. Para isso:

  • entenda o que os converteu a clientes fiéis;
  • procure sanar as dúvidas sobre as preferências de produtos do seu público-alvo;
  • e entenda quais são as dores atuais que eles procuram resolver.

A boa prática da comunicação com os clientes pode aprimorar o ciclo de vida de cada um deles. Além disso, como um bônus, aumenta a capacidade de vendas por dar preferência às necessidades de seus consumidores.

Leia também:
-> Avalie dados, melhore a experiência do cliente e aumente a recorrência das vendas

Avalie a concorrência e o mercado

Ao ocupar o cargo de gestão de uma indústria, antes de saber o que é um mix de produtos, é necessário conhecer o mercado para saber com quem você está competindo.

Quem atender mais às necessidades dos clientes é quem leva a melhor. Por isso, se você procura ter uma visão estratégica do mercado, leve em conta que já tem uma vantagem.

Avaliar a concorrência pode te trazer uma visão do que é necessário complementar no seu mix de produtos, além de possibilitar ao gestor uma oportunidade de desenvolver a diferenciação da indústria em relação às outras. Agora, basta definir um preço que compita com a concorrência.

Equilibre o mix de produtos (para atender às necessidades dos clientes e da indústria)

A experiência do cliente é um fator determinante das vendas da empresa, uma vez que é ele quem define quais passos devem ser seguidos para alavancar o lucro da empresa. Porém, quando definimos o que é o mix de produtos da empresa, a produção deve ser levado em consideração também.

Produzir o mix de produtos requer investimentos e, sobretudo, rentabilidade. Afinal, estrategicamente, espera-se um retorno significativo da estratégia adotada para as vendas. Portanto, é importante procurar um intermédio entre o que a indústria consegue gerar de forma eficiente e as necessidades do cliente.

Utilize dados de vendas e feedbacks para identificar tendências e preferências 

É muito valioso você ter os dados das vendas na palma das suas mãos, uma vez que estes irão apontar o potencial das suas vendas. Experimente observar os indicadores de cada produto dentro do seu mix e veja se atende à demanda do mercado. É uma orientação importante para definir o ritmo da indústria!

Por isso, buscar um bom sistema de vendas pode ser positivo para aprimorar sua visão estratégica e potencializar seu mix de produtos. Juntando os dados objetivos com a subjetividade dos feedbacks dos clientes, você tem todos os dados necessários para definir os próximos passos para os produtos.

Confira os mais de 26 indicadores presentes no Mercos para ajudar você com sua estratégia de mix de produtos

Aproveite para ler:
-> Confira 17 métricas e indicadores essenciais para controlar suas vendas

Crie personas de clientes para orientar a criação do mix de produtos

É importante compreender que seu público-alvo pode ser volátil se você não definir bem quem você está atendendo. Portanto, quando você estabelecer o que é o mix de produto para seus clientes, direcione-o para as personas. Esse termo define a representação fictícia de um cliente real.

Uma persona pode ser criada através dos feedbacks e dados das vendas. Dessa forma, reunindo características psicológicas e comportamentais, é possível segmentar seu público-alvo em diversas personas.

Assim, definindo diversas estratégias e direcionando seu mix de produtos para alguém mais objetivo.

Defina seu mix de produtos estrategicamente e alavanque suas vendas!

É sempre importante revisitar aquilo que gera dúvidas. Portanto, lembre-se sempre de coletar os dados de vendas e feedbacks dos clientes. Além disso, considere a rentabilidade dos produtos e questione se isso atende ao público-alvo e, mais profundamente, às personas.

Dessa forma, o lucro das suas vendas e a compreensão, na prática, do que é mix de produtos aumentará exponencialmente. Portanto, não deixe de considerar as possibilidades de aprimoramento.

Agora que está por dentro de todos os passos para definir seu mix, que tal aprofundar um pouco mais o conhecimento? Confira, a seguir, um episódio completo do Mercoscast sobre o tema: mix de produtos: qual a melhor estratégia? [Mercoscast EP #65].

Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares