6 usos do programa para representante comercial que vão além dos pedidos

programa_para_representante_comercial.jpg

Um programa para representante comercial é um aplicativo de vendas dedicado a organizar sua operação. Porém, muitos profissionais pensam que ele se trata apenas de um emissor de pedidos automatizado — o que não é verdade.

Esse sistema revoluciona cada dia mais o mercado de representação, justamente por ser completo. Ele aborda áreas que, com a rotina corrida, acabam ficando de lado e bloqueando grandes oportunidades.

Sabendo disso, decidimos quebrar o mito e trazer outros 6 usos que esse programa pode ter na sua rotina como representante.

Acompanhe o conteúdo!

1. Gerenciador de contatos

Sabe aquela planilha antiga e repleta de contatos que você tem? Ela pode ser facilmente importada para o seu programa de vendas. Então, ele se tornará um rápido e simples gerenciador de contatos.

Basta acessar o aplicativo para representante comercial no seu computador, celular ou tablet e pesquisar um cliente por CNPJ, nome, cidade, endereço… como preferir.

Na imagem é possível ver campos de pesquisa para encontrar um cliente específico no programa para representante comercial da Mercos. É possível ver os campos de nome, endereço, cidade, e-mail, entre outros.
Encontre clientes específicos em segundos, em vez de pesquisar em planilhas imensas e pesadas

Conforme visto acima, o recurso de pesquisa avançada do programa para representante comercial permite usar qualquer dado chave sobre um cliente para encontrá-lo rapidamente.

E como é mostrado ali ao lado da imagem, ao buscar sobre um comprador, você também acessa sua carteira de clientes. Desse modo, vê quantos clientes estão ativos, inativos ou são prospects.

Ao clicar em um cliente específico, você abre uma tela dedicada a ele. Além de conferir dados como telefone, e-mail e localidade, o sistema vai além. Ele mostra todos os pedidos e orçamentos feitos por ele (um a um), com datas, valores e período.

E tem mais! Ao rolar um pouco mais a tela, você acessa quais foram os produtos mais comprados por aquele cliente. Assim, pode colocar estratégias de upsell ou de vendas cruzadas em prática com mais facilidade.

Tela do Mercos que mostra os produtos mais comprados por cada cliente no programa para representante comercial. É possível ver um pote de alimentação para cães, rações e um brinquedo como exemplos.
Saiba quais são os produtos preferidos de cada um de seus clientes e entenda seu comportamento de consumo

Por fim, ao lado da tela, você confere um resumo completo sobre o comprador em questão, sabendo:

  • qual sua posição do ranking de clientes que mais compram;
  • qual o valor total que ele já gastou com você, até o momento;
  • quantos pedidos realizou;
  • há quantos dias não compra.
A tela mostra o exemplo de um resumo do comportamento de um cliente do Mercos. É possível ver em qual posição ele está no ranking dos que mais compram, quanto gastou, quantos pedidos fez e há quantos dias está sem comprar.
Obtenha detalhes relevantes sobre seus clientes e venda para eles com uma estratégia personalizada e infalível em mãos

Entende como o força de vendas para representante comercial certo pode ser um grande gerenciador de contatos?

2. Controlador de negociações

Você sabe quais pedidos fez na primeira segunda-feira do mês passado? Pergunta difícil, certo? Mas saber a resposta dela pode te ajudar a saber muito sobre seu negócio.

Por exemplo: caso perceba que a primeira segunda-feira do último mês foi muito mais movimentada que a do atual, pode investir em estratégias rápidas que melhorem os resultados, como as de marketing B2B ou de social selling.

Com um bom programa para representante comercial, você acessa essa informação em segundos.

Tela do Mercos mostrando que há uma aba no sistema de vendas dedicada apenas a mostrar quais pedidos e orçamentos foram emitidos e todos os detalhes sobre a compra de um cliente-exemplo.
Confira detalhes sobre cada pedido ou orçamento realizado para organizar suas negociações

Isso porque é possível ver quantos (e quais pedidos) foram feitos em cada dia vendido. Ao clicar em qualquer um deles, você abrirá uma tela totalmente dedicada a detalhes. Nela, será possível ver:

  • dados do cliente;
  • produtos, com quantidade, peso, volume, preço de tabela;
  • número e tipo de pedido;
  • condição de pagamento e muito mais.

Com poucos cliques você pode enviar esse pedido por WhatsApp ou e-mail, agilizando a rotina.

Testar o Mercos gratuitamente

3. Gestor de representadas

O programa para representante comercial certo ajuda você a manter o controle de todas as pastas com as quais trabalha. Elas ficam listadas por ordem alfabética no sistema, mas você pode pesquisá-las por nome ou CNPJ.

Ao clicar em uma, abrirá uma tela personalizada para ela, mostrando:

  • produtos e tabelas, com informações sobre estoque, comissão de vendas, preço de tabela, promoções etc;
  • gestão do estoque, informando produto a produto com quantidades, nome, código, etc
  • espaço para importação de fotos, para facilitar sua visualização do app e a do seu cliente, durante a venda;
  • botão ágil para que você cadastre novos produtos ou importe e exporte planilhas sempre que desejar.
Imagem mostrando alguns produtos-exemplo cadastrados no Mercos. É possível ver um achocolatado, seu código, foto, nome, IPI, estoque, comissão para quem vende, preço e muito mais.

E tem mais! Dentro da representada você acessa detalhes sobre ela, como porcentagens de comissão e condições de comissionamento, promoções, destaques e políticas comerciais. Tudo ao alcance de um clique.

Tela mostrando que o programa para representante comercial Mercos permite faze a gestão completa de representadas, dando informações sobre políticas comerciais, descontos, comissionamento etc.
Essas telas são exemplos do que você pode encontrar no Mercos, gerindo representadas, clientes e pedidos em segundos

4. Amigo do cliente

Se você conhecesse o comportamento dos seus clientes, certamente poderia vender mais para eles, certo? Afinal, saberia quando cada um deles tende a comprar mais, quando ficam muito tempo sem comprar, quanto gastam…

Pois, saiba que isso é possível com o sistema de vendas ideal. Isso porque ele apresenta dados sobre seus compradores. Assim, permite que você os conheça o suficiente para saber quando entrar em contato com eles.

Para isso, basta detalhar sua carteira de clientes. Você pode ver o panorama geral ou detalhá-la por representada, vendedor, segmento ou tag de cliente.

Exemplo de relatório que é possível tirar no sistema de vendas Mercos. A tela mostra as formas de filtrar a pesquisa para emitir o relatório, por representada, vendedor, segmento e tags.
Agrupe seus clientes como preferir, tendo uma visão tanto micro quanto macro das suas vendas e dos compradores

E ao rolar a tela um pouco para baixo, conferirá dados cliente a cliente, conhecendo:

  • ciclo médio de compra (total e por cliente);
  • razão social;
  • data do último pedido;
  • valor gasto no último pedido;
  • dias sem comprar;
  • situação (ativo, inativo, prospect).

Ah! E os botões “razão social” e “último pedido” são clicáveis, trazendo ainda mais informações sobre compradores e pedidos específicos.

Imagem mostrando que os botões de razão social e último pedido do Mercos são clicáveis. Assim, o vendedor acessa detalhes sobre seus clientes diretamente dos pedidos feitos e avalia as condições da venda separadamente.
Clique em cima de cada cliente ou pedido para abrir uma tela específica sobre eles e conferir detalhes que ajudam a vender mais

Dessa forma, fica fácil saber quando, como e com qual discurso você pode entrar em contato com cada cliente, vendendo de modo mais acertado, consultivo e personalizado.

5. Portal de informações personalizadas

Falando em personalização, o programa para representante comercial também traz uma visão geral e profunda sobre o negócio.

Como sempre falamos por aqui, o representante comercial precisa parar de se ver como um emissor de pedidos. Ele deve se enxergar como um empreendedor da representação — um gestor do próprio negócio. E isso não existe sem um bom gerenciamento de dados!

Dito isso, é hora de acompanhar indicadores. Após conhecer todos, você deve selecionar os top 5 KPIs para monitorar. Elas são as Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance, em português.

Tela mostrando apenas alguns dos indicadores do programa para representante comercial Mercos. Exemplos: evolução de venda, carteira de clientes, positivação, curva abc de clientes, volume de atendimentos, positivação diária.
Tenha dados confiáveis em mãos para monitorar seus resultados e tomar decisões acertadas

Outros exemplos de indicadores de vendas que você encontra no Mercos, nosso sistema de vendas, incluem:

  • positivação de clientes;
  • curva ABC de clientes;
  • valor vendido em produtos comparado por representada;
  • quantidade e valor vendido de um produto ou categoria;
  • evolução de vendas;
  • valor diário em vendas de produtos;
  • faturamento e muito mais.
Testar o Mercos gratuitamente

Temos conteúdos falando especificamente da positivação e da curva ABC de clientes, imprescindíveis para o sucesso de qualquer representante.

Leia também:
-> Conheça a positivação de clientes e saiba como ela impacta as vendas
-> Conheça a curva ABC de clientes e aumente a retenção

6. E-commerce B2B

Finalmente, é hora de avaliar um dos maiores benefícios que um programa para representante comercial realmente atualizado: a possibilidade de vender online.

Hoje, 80% dos clientes querem comprar online, enquanto apenas 20% desejam focar o presencial. Resistir à venda virtual é um grande erro e, certamente, pode deixar você para trás.

Pense que você está na estrada e um cliente precisa de um orçamento urgente. Você bem sabe que o comprador atual é impaciente, imediatista e impulsivo, certo? Então, por que não evitar a espera e deixá-lo montar esse orçamento com autonomia?

Basta que ele tenha permissão para acessar seu e-commerce B2B (sim, você precisa liberar o acesso, podendo usar o portal apenas com clientes estratégicos). Desse modo, ele faz quantos orçamentos desejar e libera você para atendimentos presenciais específicos.

E não é só isso! Além de poder fazer orçamentos e comprar de você a qualquer hora e lugar, seus clientes se beneficiam de outra possibilidade: as vendas consultivas.

Solicite uma demonstração do e-commerce B2B Mercos

Isso porque você pode usar seu e-commerce B2B como catálogo virtual! Diferentemente das tabelas, ele mostra quais produtos estão disponíveis ou esgotados em tempo real, contam com descrições e imagens personalizáveis e, é claro, com sua presença!

Você poderá explicar passo a passo sobre um produto para seu cliente e tirar toda e qualquer dúvida que ele tenha. Também pode montar o carrinho junto a ele, permitindo que ele ganhe autonomia nas próximas compras.

Tudo isso enquanto negocia seu comissionamento com o gestor e garante a ele ainda mais vendas, realizando visitas estratégicas e expandindo sua área de atuação.

Um aplicativo para representante comercial para você

Sim, um sistema de vendas pode emitir pedidos — e muito bem! Mas isso não significa que você precise investir seu dinheiro apenas nisso.

O ideal é ter uma ferramenta completa, que ajude você a organizar toda sua operação comercial e ainda vender online. Assim, você deixa seu processo redondo, a prova de erros e alinhado ao que o cliente deseja: autonomia, profissionalismo e personalização ao comprar!

Como você pode perceber, o Mercos ajuda você a gerenciar clientes, dados, representadas, produtos e muito mais! Por isso, ele é o programa para representante comercial perfeito para suas necessidades. Caso você ainda não o conheça, pode testá-lo gratuitamente por 7 dias, sem compromisso. Não pedimos cadastro de cartão!

Saiba se o Mercos é ideal para você, na prática. Teste agora mesmo e conquiste muito mais resultados!

Testar o Mercos gratuitamente

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares