Como escalar um negócio e aumentar as vendas: dicas essenciais para o sucesso

9 minutos para ler

Pergunte a um empreendedor próximo a você o que falta para a empresa dele crescer de verdade e não se surpreenda se a resposta for uma só: dinheiro! Isso é comum. Mas, na prática, não é bem assim.

Na falta de saber como escalar um negócio, muitos empreendedores acabam limitando a implementação de processos inovadores em seus negócios por acreditar serem “caros demais” ou “não valerem o investimento”.

Porém, você sabia que é possível não só atender mais clientes, mas também entender como escalar vendas simplesmente ao mudar a forma de olhar para os seus processos?

Atualmente, é inegável que a tecnologia cumpre um papel fundamental no andamento de qualquer empreendimento. Neste conteúdo, você vai aprender a usá-la a seu favor para multiplicar resultados sem precisar expandir sua equipe.

Duvida? Acompanhe a leitura!

O que é um negócio escalável?

Um negócio escalável é aquele com potencial de expandir sem que seja necessário gastar uma quantidade proporcional de recursos. Isso inclui dinheiro e, é claro, tempo. Logo, escalar um empreendimento significa operar no mais alto volume gastando o mínimo de recursos possível.

Como é possível perceber, estamos falando de uma relação indiretamente proporcional. Porém, atenção: para ser considerado escalável, os processos precisam ser replicáveis, valiosos e ensináveis. Vamos falar sobre isso mais a frente.

Qual é a importância de escalar um negócio e as vendas?

Faça uma nova pergunta àquele empreendedor próximo a você: “qual seu maior sonho para o futuro do seu negócio”? Entre as várias respostas que ele pode dar, é provável que esteja “crescer”. Mas será que ele realmente estaria feliz se acordasse um dia e seu negócio tivesse crescido 10x mais, sem um planejamento adequado?

Talvez não, certo? Afinal, um crescimento além da capacidade pode não só impedir uma empresa de atender adequadamente o público, mas também levar à falência. Portanto, qualquer gestor que deseje expandir os resultados com rapidez deve se propor a entender verdadeiramente como escalar um negócio — e só então avaliar as condições para conquistar isso.

Quais as vantagens de saber como escalar um negócio?

Confira benefícios de investir em tornar o seu negócio escalável a seguir!

Aumente seu valor de mercado

Empresas escaláveis tendem a ser vistas com excelentes olhos pelo mercado. Afinal, se o processo é feito corretamente — conforme ensinaremos a seguir — o negócio passa a ter um potencial de crescimento quase ilimitado. Por isso, ganha valor, tanto monetário quanto de marca.

Clientes mais satisfeitos

Analise conosco: há alguns anos, os bancos sequer estavam presentes no ambiente digital. Se você desejasse fazer uma transferência, precisaria, no mínimo, de um caixa de autoatendimento. E caso tivesse que resolver alguma outra questão, talvez ficasse na fila por horas até ser atendido por um gerente.

Como você pode imaginar, com o tempo, isso gerou uma grande insatisfação por parte do público. Hoje, os bancos digitais dominaram o mercado. Inclusive, a Forbes também traz 3 deles como os mais estimados pelos brasileiros.

Mas o que difere esses bancos dos tradicionais? A resposta é simples: sua adequação à realidade dos consumidores. Agilidade, praticidade e controle na palma da mão. Os diferentes tipos de clientes da atualidade trocam com facilidade serviços tradicionais que não se adéquam mais às suas demandas por negócios capazes de fazer isso sem grandes burocracias.

Em outras palavras, investir em tecnologia, simplificar processos e crescer rapidamente para atender a necessidades dos clientes é o caminho para a inovação. E essa é uma característica que não falta em negócios escaláveis.

Venda mais sem expandir a equipe

Conforme dito, crescer rápido demais pode ser um problema, o que pode fazer com que algumas pessoas tenham medo de aplicar estratégias de escalabilidade. Mas e se o processo fosse feito de forma calculada? Isto é, entendendo que a expansão será rápida e você venderá mais.

Contudo, sem precisar se preocupar em contratar mais pessoas e nem sobrecarregar sua equipe comercial para colher os bons resultados. Gostou? Pois saiba que essa é uma grande vantagem de escalar as vendas.

Temos um case de sucesso aqui na Mercos que explica essa vantagem de forma bem prática: o case Delícia Lanches, que é familiar de salgados que surgiu de forma modesta, com uma produção caseira. Mas o sucesso foi tanto que logo toda a família estava envolvida nos processos que levavam os alimentos até o cliente B2B.

Conforme o empreendimento foi crescendo, percebeu-se a necessidade de expandir a equipe, que estava bastante sobrecarregada para atender à crescente demanda. Sem buscar novos colaboradores, a família desejava contar com uma ferramenta que ajudasse no processo.

Então, conheceram nossa plataforma de e-commerce B2B e perceberam que não precisariam, de fato, contratar mais pessoas. Afinal, perceberam que estavam vendendo mais, desafogando a equipe — que não precisava mais lidar com pedidos confusos que chegavam por WhatsApp ou e-mail, por exemplo — e, consequentemente, aumentando a receita.

Clique abaixo para conhecer essa história a fundo!

Case de sucesso do e-commerce B2B Delícia Lanches

Alinhe-se à transformação digital

Ainda falando sobre o papel da tecnologia na escalabilidade de um negócio, é impossível deixar a transformação digital de lado. Ela mudou por completo o funcionamento das empresas da atualidade, especialmente de negócios B2B, que sofreram com a pandemia.

Ao buscar escalar seu negócio, é impossível não investir em tecnologia. Por isso, empresas escaláveis caminham lado a lado com as demandas trazidas pela transformação digital — e tendem a sobreviver em um mercado tão competitivo quanto o atual.

Melhore seus resultados financeiros

Por fim, ao considerar todos os benefícios acima, é certo que entender como escalar um negócio tenderá a trazer mais resultados.

Especialmente porque você poderá produzir cada vez mais sem realizar aportes financeiros proporcionais ao crescimento da empresa. Vale a pena, certo?

Gráfico mostrando o crescimento das vendas ao longo do tempo, para identificar oportunidades de escalar o negócio e as vendas. A imagem mostra o indicador Evolução de Vendas do Mercos, que serve para este fim.
Este é o indicador de Evolução de Vendas, que fica dentro do sistema de vendas da Mercos. Ela te ajuda a ver, na prática, quais resultados você tem tido com seus esforços.

Como escalar um negócio e as vendas da empresa?

Chegamos à parte prática! Em 4 passos, entenda como escalar as vendas e colha os frutos de inovar em um momento tão tecnológico como o que estamos vivendo!

Passo 1: adapte o negócio aos 3 fundamentos da escalabilidade

Conforme dito anteriormente, o primeiro passo para saber como tornar um negócio escalável é saber que, para ser considerado como tal, é preciso que os processos sejam:

  • ensináveis: qualquer colaborador deve saber realizar as operações;
  • valiosos: o resultado dos processos deve agregar valor e atender à necessidade do público (rememore o exemplo dos bancos digitais);
  • replicáveis: os processos devem ser automatizados, gerando escala.

Não podemos esquecer, é claro, que a relação entre oferta e demanda tem que ser perfeitamente equilibrada. Assim, a gestão precisa estar bem alinhada para atingir o sucesso. Estude seu modelo de negócios e trabalhe junto à equipe até que o processo, como um todo, atenda aos 3 fundamentos.

Passo 2: invista em canais digitais para aquisição de clientes

Lembra que o foco de um negócio escalável é ampliar os resultados? Para isso, você precisa de um aumento de receita constante!

Use a tecnologia a seu favor, automatize processos, entenda como melhorar a prospecção de clientes e invista em canais digitais que ajudem a angariar mais compradores de forma “automática”. Nem é preciso dizer que, para isso, seus produtos precisarão ser diferenciados e se destacar da concorrência, certo?

Além de investir em recursos como newsletter, redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp e demais estratégias de marketing B2B para atrair e converter mais, os canais digitais também podem ajudar a vender com autonomia por parte do cliente.

Loja virtual para otimizar a produção e escalar um negócio. A imagem mostra uma seleção de produtos exclusivos que o cliente pode clicar e conferir.
A plataforma de e-commerce B2B da Mercos é responsiva e funciona perfeitamente tanto no desktop quanto no celular dos clientes. Um mega canal de aquisição para desafogar a equipe sem precisar de novas contratações!

É só lembrar do case de sucesso trazido acima! Os clientes acessam a plataforma de e-commerce B2B, fazem seus pedidos e aguardam sua chegada. Enquanto isso, a equipe foca em outras partes do processo de vendas — inclusive em atrair mais compradores ou realizar uma boa venda consultiva.

Percebe como um negócio escalável alimenta a ele mesmo?

Passo 3: esteja sempre por dentro do mercado

Quanto mais você investir em inovação, mais perceberá que o mercado muda com rapidez. Isso porque os clientes estão mais exigentes, a tecnologia traz novas soluções todos os dias e mais empresas abraçam a transformação digital.

Sendo assim, nada de se acomodar. Estruture um modelo de negócios escalável, mas não deixe de acompanhar as mudanças e tendências. Você precisará oferecer uma experiência impecável aos clientes para continuar a conquistar resultados ágeis sem necessariamente expandir ou mudar drasticamente a rotina do departamento comercial.

Passo 4: tome decisões baseadas em dados

Use os dados do seu sistema de vendas para monitorar e guiar cada parte do processo de tornar seu negócio escalável. Os indicadores e as principais métricas de venda são fontes confiáveis para entender o panorama do negócio e mudar os rumos com segurança — sem comprometer o faturamento crescente.

Indicadores que ajudam a escalar um negócio e as vendas, pois trazem dados confiáveis para seu sucesso. A imagem mostra o indicador Carteira de Clientes, o Positivação e o Carteira ABC (curva ABC de clientes), que estão dentro do Mercos.
Estes são exemplos de outros indicadores que você encontra no sistema da Mercos. Eles são fundamentais para que você tome decisões baseadas em dados (e sem dificuldade alguma)!

Agora que você entendeu como escalar um negócio, percebeu que usar a tecnologia e automatizar processos são a base para vender mais sem expandir a equipe de vendas. Então, coloque a inovação no centro da operação e colha os bons frutos de tomar decisões alinhadas às demandas atuais do mercado B2B!

E se está buscando começar da forma certa, conte conosco. Teste o sistema de vendas da Mercos gratuitamente e organize toda sua operação comercial de maneira automatizada!

Testar o Mercos gratuitamente
Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares