dicas-de-crescimento-industrial.png

6 dicas infalíveis de gestão para garantir o crescimento industrial

Ser um gestor comercial, especialmente em indústrias de porte pequeno ou médio, é um desafio que exige um conjunto único de habilidades e estratégias. Nesse ambiente, muitas vezes, poucas pessoas ficam responsáveis por fazer tudo acontecer, o que faz com que a pressão para alcançar o sucesso seja alta. É nessa hora que as melhores dicas de crescimento industrial podem ajudar!

Para crescer qualquer indústria, é fundamental dominar a gestão do tempo, estabelecer metas claras e abraçar a tecnologia. Além disso, cultivar uma cultura de feedback, fomentar a criatividade e a inovação e aprimorar suas habilidades de liderança. Quer saber como fazer isso?

Acompanhe o artigo!

1. Gerencie seu tempo usando técnicas avançadas

O tempo é um recurso valioso para a gestão de uma indústria. Desse modo, é fundamental aprender a priorizar atividades cruciais para o sucesso da empresa, como:

  • otimização da produção;
  • contato com fornecedores;
  • gestão de clientes, produtos e estoque;
  • acompanhamento de métricas e indicadores;
  • proximidade com a equipe;
  • sucesso das vendas e muito mais.

Realizar um bom mapeamento de processos também pode ajudar esse processo. Temos um guia completo sobre o assunto que pode ajudar!

Leia agora:
-> Como o mapeamento de processos industriais melhora a produtividade da equipe?

Técnicas como a Matriz de Eisenhower, em que você usa quadrantes para classificar tarefas, podem ajudar bastante a distinguir o que é urgente e o que é importante, por exemplo. Após realizá-la, delegue-as à sua equipe, confiando em suas habilidades.

Ganhe tempo: um sistema de vendas pode ajudar no gerenciamento, automatizando tarefas e permitindo que você se concentre em estratégias mais estratégicas, como no relacionamento com clientes

2. Estabeleça metas claras e acompanhe o progresso

Saber definir metas corretamente é a espinha dorsal da operação comercial e, consequentemente, não pode ficar de fora das dicas de crescimento industrial. Para melhorar a definição das suas, é recomendado conhecer a metodologia SMART: Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal.

Essas devem ser as características das metas que você define para sua equipe. Por exemplo, se você quer aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre, desdobre essa meta em etapas mensuráveis e compartilhe o progresso com a equipe. Após aplicar o método, não esqueça de acompanhar o progresso do time regularmente.

Conhecer a realidade da equipe ajuda a criar metas alinhadas. Indicadores como os acima são fundamentais para não sobrecarregar a equipe com objetivos inalcançáveis. O Mercos ajuda você nessa tarefa!

3. Cultive uma cultura de feedback e inovação

A única forma de crescer é aceitar a necessidade de ter trocas construtivas com a equipe. Sendo assim, incentive o time a fornecer feedback regularmente. Então, ouça atentamente e use essas informações para tomar decisões informadas e melhorar a operação.

Por exemplo, se um membro da equipe sugere uma mudança na abordagem e inovação, como a inserção de novos canais de vendas, avalie sua viabilidade. Um e-commerce B2B, por exemplo, pode ajudar os representantes a venderem mais, inclusive durante visitas e viagens.

Afinal, a plataforma permite que os clientes comprem com autonomia 24 horas por dia, 7 dias da semana, o que permite que:

  • vendedores foquem em visitas estratégicas;
  • pedidos de reposição sejam feitos com autonomia;
  • a indústria expanda sua área de atuação;
  • a prospecção fique mais simples, etc.

4. Aprimore suas habilidades de liderança

Um líder inspirador é essencial. Existem diversos tipos de liderança, então, busque conhecê-los e desenvolver constantemente suas habilidades para ser um exemplo de comprometimento e motivação. Três exemplos de tipos de líder incluem:

  • liderança autocrática, em que o líder toma todas as decisões sozinho, especialmente em momentos que exigem agilidade, como em crises. Porém, quando usado em excesso, tende a reduzir a motivação;
  • liderança democrática, em que todos são envolvidos na tomada de decisões e o foco é a colaboração, gerando decisões que fluem melhor com o tempo;
  • liderança transformacional, em que o líder inspira e motiva a equipe a alcançar objetivos além do esperado, foca no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da equipe.

Como você pode imaginar, alguns estilos podem coexistir, criando a liderança ideal para sua indústria. O importante é estudar e conhecer as principais, para definir o que funciona melhor para o negócio.

5. Tenha um sistema de vendas

É impossível que uma indústria prospere atualmente sem o uso da tecnologia. Porém, com tantas opções no mercado, é preciso encontrar a melhor. Entre CRMs, ERPs e Sistema de Vendas, o ideal é acumular e integrar o máximo de ferramentas possíveis para centralizar a gestão.

Contudo, no caso das empresas menores, é preciso escolher um foco inicial — e essa é a principal entre as dicas de crescimento industrial.

Nossa recomendação é priorizar um sistema que, além de organizar a operação de ponta a ponta, foque o principal para o crescimento industrial: as vendas. Um sistema de vendas + e-commerce B2B atua em diferentes frentes da sua empresa, como:

  • visão organizada e facilitada de seus produtos, com informações detalhadas com preços, estoque e atualizações em tempo real para a equipe de vendas;
  • políticas comerciais em segundos, tanto de precificação quanto de desconto e comissão;
  • realização de pedidos online, permitindo que os clientes comprem de forma rápida e eficiente, com opções de pagamento e entrega diferentes;
  • histórico de compra, de pedidos, preferências e outras informações importantes para melhorar o atendimento ao cliente e a personalização das ofertas;
  • tabelas de preço personalizadas com base em acordos comerciais, volumes de compra e descontos específicos para clientes individuais ou grupos;
  • análises detalhadas sobre o desempenho das vendas (e vendas online) com mais de 26 indicadores e relatórios, ajudando a estimular o constante crescimento industrial.

Além de tudo isso ainda é possível realizar a integração do Mercos com sistemas internos da empresa, como ERPs, para garantir a consistência dos dados e a automação de processos. Temos mais de 200 ERPs parceiros!

6. Busque ser diferente

Uma das principais dicas de crescimento industrial é entender o que seu público-alvo deseja. Para isso, você pode criar personas e trabalhar com elas. Porém, para se manter competitivo em meio a tanta concorrência, é preciso ir além.

Portanto, ofereça um bom atendimento, produtos de qualidade e atenção aos clientes. Contudo, esforce-se ainda mais para encontrar um diferencial e trabalhar em cima dele. É isso — em junção a uma rotina comercial organizada — que fará com que você fidelize clientes e garanta uma receita recorrente. Alguns exemplos de diferenciais incluem:

  • focar o sucesso do cliente, ajudando-a a crescer ao lado do seu negócio;
  • personalização no atendimento presencial e introdução de diferentes canais de vendas na operação;
  • programas de lealdade;
  • descontos progressivos, entre outros.

Aproveite para ler:
-> Descubra o poder do portal B2B nas vendas e aumente seu faturamento e lucro

Aproveite essas dicas de crescimento industrial!

Agora que você sabe que o segredo para crescer constantemente é gerenciar melhor o seu tempo, delegar tarefas possíveis para a equipe, priorizar as atividades mais importantes, estabelecer uma cultura de feedback e incentivar a criatividade e a inovação, é hora de aplicar as dicas e colher os resultados!

As dicas de crescimento industrial trazidas aqui são simples. Porém, juntas, fazem toda a diferença nos resultados a médio e longo prazo do seu negócio. Então, nada de desculpas: é hora de colocar a mão na massa e colocar pelo menos uma em prática, ainda este mês!

E se você quer ter o Mercos ao seu lado para facilitar a aplicar todas essas sugestões, faça seu teste gratuito, sem compromisso (não pedimos cadastro de cartão). Conheça na prática!

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Shares