Antigamente, costumávamos ouvir que “um dia a Inteligência Artificial estaria em alta”. Bem, esse dia chegou! Inegavelmente, o ChatGPT já é uma realidade, com mais de 100 milhões de usuários ativos desde o seu lançamento, que ocorreu no final de 2022.
Muitos fatores explicam esse fato. Porém, a principal delas é que, diferentemente de outras tecnologias, não foi preciso esperar para usar essa nova ferramenta. Qualquer pessoa pode, gratuitamente, aproveitar os benefícios do ChatGPT — inclusive, quem trabalha em vendas!
Sendo usada corretamente, tanto gestores quanto representantes comerciais podem vender mais e aumentar suas receitas usando essa IA. E é sobre isso que falaremos hoje!
Então, acompanhe, neste conteúdo:
- O que é o ChatGPT?
- Como o ChatGPT funciona?
- Como usar o ChatGPT em vendas?
- Extra — Lembre-se de que tudo é um teste
- Faça parte do futuro das vendas!
Use o ChatGPT para melhorar as vendas do seu negócio!
O que é o ChatGPT?
ChatGPT é um modelo de linguagem avançado desenvolvido pela OpenAI, projetado para gerar textos humanos com base em diferentes contextos e tarefas. Ele utiliza técnicas de Aprendizado Profundo e Inteligência Artificial (IA) para entender padrões e nuances na linguagem humana.
Desse modo, é uma ferramenta poderosa e de alta qualidade para uma variedade de campos, como vendas, marketing e muito mais.
Como o ChatGPT funciona?
O ChatGPT é um modelo de linguagem natural. Ele utiliza técnicas de aprendizado de máquina para gerar respostas coerentes e relevantes a partir de um contexto ou da pergunta fornecida. O modelo funciona por meio de um algoritmo complexo, que analisa grandes quantidades de dados linguísticos.
Ele identifica padrões e as relações entre palavras e frases. Assim, quando um usuário faz uma pergunta, a IA busca em sua base de conhecimento a resposta mais adequada, considerando o contexto e as informações disponíveis.
O resultado é uma conversa fluida e natural, como se estivesse falando com um ser humano real.
É possível usar o ChatGPT para ganhar dinheiro?
Essa é a pergunta de ouro… E a resposta é simples: com certeza! O grande segredo para ganhar dinheiro com o ChatGPT e saber como e o que perguntar à ferramenta. Ao aprender a usá-la corretamente, não existirão limites para o que você poderá obter de informação. E isso em vários formatos: texto, tabelas, gráficos e até imagens (disponíveis na versão 4.0).
Como perguntar no ChatGPT?
De modo geral, você pode fazer uma pergunta simples e já obter uma resposta bastante completa. Abra o site do ChatGPT e teste digital a seguinte frase: “O que é vender”?
É provável que a IA responda de forma direta e simples. Agora, faça um novo teste e peça “5 dicas de como vender”. Novamente, você obterá uma resposta direta.
Como você poderá perceber, a ferramenta tende a responder exatamente o que foi perguntado a ela. É por isso que você precisa saber como fazer as perguntas certas. Isto é, as mais específicas possíveis, considerando seu público-alvo, seus objetivos e a linguagem que deseja obter. Teste perguntar:
“Me dê 5 dicas de vendas para usar presencialmente durante uma visita para um cliente com o perfil X (inserir o máximo de informação possível sobre o cliente)” e veja a mágica acontecer.
Saber fazer as perguntas ideais permitirá a você criar conteúdos para redes sociais, e-mails, roteiros de conversas com seus clientes e até mesmo roteiros de visitas!
Não se preocupe, traremos mais diversos exemplos de perguntas para fazer ao ChatGPT ao longo deste conteúdo.
Leia também:
→ Conheça os 11 melhores aplicativos para controle de vendas que toda equipe comercial precisa
Quanto custa o ChatGPT?
O ChatGPT é uma ferramenta gratuita. Você pode fazer quantas perguntas quiser, de forma ilimitada, sem gastar nenhum centavo! Porém, existe a versão Plus, que oferece recursos adicionais e suporte para os usuários. Ela custa U$ 20,00 por mês e inclui os seguintes diferenciais:
- disponível mesmo quando a demanda é alta (o ChatGPT pode ficar offline quando muitas pessoas acessam ao mesmo tempo);
- velocidade de resposta mais rápida;
- acesso prioritário a novos recursos.
Para realizar o upgrade, basta clicar em “Upgrade to Plus”, na barra inferior esquerda da própria ferramenta. Contudo, tenha em mente que, de modo geral, boa parte dos profissionais de vendas obtém resultados excelentes com a versão gratuita. Então, comece a usá-la e, com o tempo, avalie a necessidade de realizar o upgrade.
ChatGPT 4.0 — como comprar?
Há também a versão do ChatGPT 4.0 disponível. Porém, ela ainda está sendo implementada. Os usuários que assinam o plus obtém essa versão, mas com um limite de uso (a depender da demanda). Além disso, desenvolvedores podem entrar na lista de espera da API, para usá-la e “contribuir” com a plataforma. Em breve é provável que mudanças sejam anunciadas nesse sentido.
É possível treinar o ChatGPT?
Sim, é possível treinar qualquer versão do ChatGPT e melhorar sua capacidade de gerar respostas mais precisas e relevantes para tarefas específicas. Por ser uma rede neural de linguagem natural, a ferramenta pode ser ajustada por meio de técnicas de ajuste fino (fine-tuning). Isto é, usando conjuntos de dados específicos.
Basicamente, tudo que você conversa com a IA passará a fazer parte do seu banco de dados e poderá ser usada no futuro. É por isso, inclusive, que você não deve inserir dados sensíveis ou informações pessoais na ferramenta.
Como usar o ChatGPT em vendas?
Agora que você já sabe tudo sobre a ferramenta, é hora de dar o próximo passo. Com todo o potencial dessa IA em mãos, não há limites para os resultados que você pode conquistar! Então, confira o segredo para usar o ChatGPT em vendas em 11 dicas (atenção: a 11.ª é a mais especial!).
1. Customize a comunicação com seus clientes
É impossível ignorar a importância de uma boa conversa “extra-negócios” com os clientes. O estreitamento de relações vai além de uma boa compra e venda — mas também da conexão entre o vendedor e o comprador.
Por isso, com seu roteiro de visitas em mão, nada impede que você use o ChatGPT para perguntar, por exemplo, curiosidades relacionadas à cidade de cada um dos clientes que você encontrará. Ou, de pedir sugestões de assuntos que interessem aos compradores.
Você pode, até mesmo, contar um pouco sobre cada cliente e pedir sugestões personalizadas de assuntos para conversas. Isso melhorará a relação entre as partes, o que impactará positivamente o negócio.
Aproveite para ler:
→ 11 ferramentas de relacionamento que melhoram a comunicação com os clientes
2. Analise a concorrência
Você sabia que, ao inserir o perfil dos seus concorrentes no ChatGPT, ele pode trazer insights interessantes que ajudam você a se diferenciar? Seja em formato de listas, de textos corridos ou, até mesmo, de tabelas, você consegue listar as principais características sobre a concorrência.
3. Leia e resuma planilhas
Hoje, já é possível integrar o chatGPT a outras ferramentas de gestão e vendas, como o Google Sheets. Isso ajuda muito o representante ou gestor que trabalha com planilhas, por exemplo. Imagine que você tem uma lista de 18 mil SKUs e precisa categorizá-las.
Basta pedir à IA para fazer isso e inserir as categorias em seu sistema de vendas. Tudo em segundos, sem perder tempo com tarefas manuais. Para isso, será necessário integrar o Google Sheets ao ChatGPT. Saiba como fazer isso a seguir!
Tutorial (com imagens) para integrar o ChatGPT ao Sheets — 7 passos
Siga o passo a passo:
1. Abra uma nova planilha no Google Sheets;
2. Na aba “extensões” clique em “complementos” e em “instalar complementos”;
3. Em “pesquisar aplicativos” digite “GPT for Sheets™ and Docs™” (cuidado para não confundir com as outras opções), clique em cima da opção correta e instale-a;
4. Clique novamente em “Extensões”, passe o mouse em cima de GPT for Sheets™ and Docs™ e clique em “Lauch & Enable funcitions” (imagem abaixo);
5. Um menu abrirá na lateral direita da tela. Clique nas três barras e aperte “API Key”
6. Acesse esse site (que é o site oficial da plataforma criadora do ChatGPT), faça login e clique em “Create new secret key”
7. Copie e cole a chave que aparecerá na sua tela no Google Sheets, na barra “Enter your OpenAI API key” e clique em “Save API Key”.
Pronto, a partir desse momento, as duas ferramentas estarão conectadas e você poderá explorar a IA diretamente do Google Sheets, usando as fórmulas disponíveis (de forma semelhante ao Excel).
4. Aumente a produtividade
Seu software de vendas certamente já ajuda você a se livrar de boa parte das tarefas manuais do dia a dia (como receber pedidos por WhatsApp e e-mail e emiti-los manualmente… Em 2023, ninguém merece esse atraso!). Porém, unir seu Força de Vendas ao Chat GPT em vendas pode te ajudar a obter ainda mais produtividade.
Você pode, por exemplo, jogar o histórico de compras de um determinado cliente na ferramenta e pedir, literalmente, que ela elabore um pitch de vendas para que você consiga realizar um up sell com base nesse histórico. Como exemplo, produtos mais comprados em seu e-commerce B2B:
Vamos para o próximo exemplo. Está vendo todos esses dados abaixo, presentes no Mercos? É só jogá-los no ChatGPT e pedir uma avaliação geral do seu negócio — listando dicas de melhorias para chegar aos seus objetivos. Lembre-se de ser claro na delimitação de cada meta!
Consegue perceber que as possibilidades são inúmeras? Basta ter o sistema de vendas certo nas mãos e saber usar o ChatGPT para otimizá-lo!
5. Nunca mais perca uma ligação/Reunião
Aqui estão apenas algumas formas das quais do ChatGPT pode ajudar você a nunca mais atrasar o contato com clientes-chave:
- lembretes de compromissos: o ChatGPT pode ser configurado para enviar lembretes de compromissos, como visitas agendadas e ligações programadas, para garantir que você nunca perca um compromisso importante;
- integração com calendários: também é possível integrar a IA ao seu calendário pessoal, como Google Agenda ou Outlook, permitindo que você veja e gerencie todos os seus compromissos em um só lugar;
- melhorias contínuas: use a ferramenta para analisar dados como o número de visitas e ligações programadas, e peça ao ChatGPT para ajudar você a identificar tendências e melhorar sua eficácia de contato no futuro.
6. Melhore o perfil de seus clientes e qualifique leads
Já considerou usar os perfis dos seus melhores clientes para saber como elevar compradores da curva C para as curvas B e A? Para isso, basta inserir na ferramenta o perfil de seus clientes de curva A e pedir que a ferramenta o use como base.
Em seguida, insira os perfis de B e C e peça à IA que dê dicas personalizadas, com base nas informações alimentadas, para educar o restante da sua base e evitar que seu faturamento fique nas mãos de poucos clientes.
Aproveite para ler:
→ Curva ABC de Clientes: confira o guia completo e aprenda sobre este indicador
Caso tenha uma planilha com as informações de seus melhores clientes, será ainda mais fácil! Siga as instruções do passo 3 e peça ao ChatGPT que analise a planilha e gere insights para que você busque novos clientes com esse exato perfil. Você pode usá-las para realizar buscas no LinkedIn, por exemplo. Assim, você contata pessoas com mais chances de fechar e fidelizar em seu negócio.
7. Resuma livros, filmes, palestras… Inclusive em outras línguas
Quem trabalha com vendas, especialmente vendas B2B, precisa estar sempre atualizado com as melhores práticas de mercado. Porém, nem sempre sobra tempo para estudar e se profissionalizar ainda mais. Essa é mais uma tarefa com a qual o ChatGPT pode ajudar!
Peça a ele que resuma os livros mais importantes para sua área, bem como filmes e palestras relacionadas a elas. Não é o caminho ideal, é claro! Mas ajuda você a ganhar tempo e conquistar mais conhecimento em menos tempo.
Ah! Você pode, inclusive, usar livros e palestras faladas em línguas estrangeiras e pedir que o ChatGPT faça o resumo em português. Não há mais barreiras para o conhecimento.
8. Use o ChatGPT em vendas e para marketing
Sabemos que um bom marketing é essencial para prospectar, aumentar as vendas e fidelizar clientes. Mas se você ainda não conseguiu dedicar o tempo que gostaria ao assunto, aqui estão algumas dicas simples para começar usando o ChatGPT para marketing:
- utilize o ChatGPT para criar mensagens personalizadas para os clientes, como desejos de feliz aniversário e ofertas exclusivas;
- use as segmentações de clientes que você criou no seu programa de vendas — com base em interesses, histórico de compras ou localização geográfica — e peça à ferramenta insights para criar as melhores comunicações para cada uma delas;
- crie e gerencie anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram, direcionando-os para o seu público específico;
- solicite pequenos textos de divulgação de promoções especiais para atrair novos clientes ou incentivar up sell e cross sell para clientes existentes;
- construa a jornada de compra de seus clientes de ponta a ponta em segundos;
- peça sugestões de incentivos aos clientes inativos que você identifica no seu sistema de vendas, para que eles retornem ao seu e-commerce B2B;
- aproveite a ajuda da IA para criar e enviar campanhas de e-mail marketing, incluindo ofertas especiais e informações sobre novos produtos.
9. Monitore as avaliações e opiniões dos clientes sobre seu negócio
Uma forma simples de saber se o público geral está satisfeito ou insatisfeito com seu negócio é usando o Chat GPT em vendas. Fizemos um teste simples com a ferramenta, pedindo que ela analisasse online o que as pessoas estavam falando sobre a Mercos. Confira algumas respostas:
- um cliente satisfeito elogiou a empresa pelo atendimento excepcional e agradeceu pela ajuda em resolver um problema;
- outro cliente comentou que a plataforma da Mercos é fácil de usar e que eles sempre oferecem um bom suporte aos usuários;
- uma usuária do sistema de vendas com e-commerce B2B destacou a eficiência do Mercos e comentou como ele ajudou a aumentar as vendas da empresa;
- outra pessoa mencionou que o suporte técnico da Mercos é rápido e eficaz e que ele sempre recebe respostas claras e úteis para suas dúvidas;
- um cliente elogiou o e-commerce B2B empresa e mencionou que seus clientes dizem que a navegação é fácil e intuitiva;
- outro usuário comentou sobre a rapidez e segurança no processo de compra que o e-commerce B2B oferece para seus clientes.
Fazer essa verificação de tempos em tempos ajuda as empresas a se manterem com uma alta reputação no mercado, facilitando o fechamento das vendas.
Obtendo respostas específicas
É importante ter em mente que a ferramenta ainda não é capaz de interagir diretamente com plataformas, como as de redes sociais.
Portanto, as opiniões geradas serão visões gerais — e não comentários precisos. Para obter respostas realmente precisas, você pode usar duas saídas:
1. mapear os comentários de seus clientes em uma planilha do Google Sheets (ou exportar de alguma ferramenta e colar no Sheets) e usar o passo 3 deste guia para integrar essas opiniões ao ChatGPT, pedindo insights à IA;
2. ou integrar a ferramenta diretamente a outros softwares de monitoramento, como o Hootsuite Insights, o Google Alerts e o Mention. Esse processo é bastante complexo, mas já tem sido feito por algumas empresas para extrair o máximo do ChatGPT.
10. Encontre os prepostos/representantes ideais
Lembra da dica que demos para você encontrar os perfis de clientes ideais e leads mais qualificados? Você pode fazer o mesmo para encontrar representantes comerciais (caso seja um gestor) e prepostos perfeitos para o seu negócio (caso seja representante comercial).
Então, basta alimentar a ferramenta com os dados de seus melhores vendedores e encontrar perfis parecidos em sites de vagas, no LinkedIn e, até mesmo, nas redes sociais. Em comunhão com as famosas indicações, esse pode ser o caminho para adicionar um profissional que realmente contribuirá com sua operação comercial.
11. Aprenda o que são Prompts no ChatGPT e como usá-los
Como já falamos anteriormente, o segredo para usar o ChatGPT em vendas com sucesso é saber fazer as perguntas certas a ele. Para isso, existem os Prompts, ou sugestões, incentivos, estímulos, gatilhos…
Existem diversos prompts prontos online. Eles são comandos que você pode simplesmente copiar e colar para melhorar suas estratégias de ChatGPT em vendas. Porém, vamos ser honestos: se você deseja realmente extrair o melhor dessa ferramenta de IA, o ideal é aprender a criar seus próprios prompts.
Para isso, siga as regras abaixo.
Conte ao ChatGPT quem é sua persona (ou crie-a!)
Você pode (e deve) pedir que o ChatGPT memorize o perfil ideal de cliente do seu negócio. Você pode fazer isso, de modo literal, usando o seguinte prompt:
“Sou um representante comercial de uma empresa de materiais de construção, que atende a pequenos e médios varejistas e construtoras. Memorize a persona do meu negócio para me ajudar a criar estratégias de vendas que se comuniquem com ela de forma personalizada. Minha persona é (insira aqui sua persona). Me dê 3 mensagens de texto que posso usar para me comunicar com ela. A primeira introduzirá meu produto/serviço (insira aqui o produto/serviço). A segunda servirá para criar interesse nele, contando como meu produto pode ajudar ele com seu principal problema hoje (inserir principal problema). Já a última será uma oferta para que ele conheça meu produto/serviço (insira as condições da oferta)”.
Criando uma persona
Ainda não tem uma persona definida? Sem problemas! Use o ChatGPT em vendas para isso. Como exemplo, fizemos o seguinte pedido à IA:
“Crie rapidamente uma persona lojista, homem, meia-idade, que tem o próprio PDV para um negócio de representante comercial que vende materiais de construção”.
Essa foi a resposta:
“Nome: Luiz
Idade: 45 anos
Cargo: Proprietário de loja de materiais de construção
Descrição do trabalho: Luiz é proprietário de uma loja de materiais de construção que atende a clientes finais e pequenos construtores. Ele é responsável por comprar materiais de construção de fornecedores, definir preços e promover seus produtos para atrair clientes. Além disso, ele gerencia as operações diárias de sua loja, incluindo estoque, vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Desafios: Luiz enfrenta muitos desafios em seu trabalho. Ele precisa manter-se atualizado sobre as últimas tendências de mercado e tecnologias para garantir que sua loja esteja oferecendo os produtos e serviços mais relevantes e atraentes para seus clientes. Além disso, ele enfrenta muita concorrência em sua região e precisa encontrar maneiras de se diferenciar dos concorrentes e atrair novos clientes. Outro desafio é lidar com a sazonalidade do mercado de construção, o que significa que ele precisa conseguir gerenciar suas operações eficientemente durante os períodos de alta e baixa demanda”.
Sempre antes de usar o ChatGPT em vendas, lembre-se de relembrar à IA da sua persona. Isso a ajudará a criar comunicações específicas para ela.
Não tenha medo de ser específico demais
Essa é a principal regra para a criação de prompts: quanto mais específico, melhor. Por isso, não tenha medo de dar ao ChatGPT informações demais. Elas serão extremamente úteis para conseguir respostas que fogem do superficial. Nesse sentido, você pode usar o seguinte prompt:
“Crie um conteúdo para que eu poste no meu LinkedIn. Ele será direcionado à minha persona (inserir persona e informações sobre a persona). Para criar o conteúdo, pense como o maior social media de todos os tempos, criando algo impactante, objetivo e leve, que mostre como meu produto/serviço (inserir produto/serviço) impacta a rotina dos meus clientes lojistas. Quero que você inclua as seguintes características do meu produto (inserir características). Se atenha a X caracteres e, no final, crie uma chamada para os leitores conhecerem meu e-commerce B2B”.
Peça que o ChatGPT se atenha aos dados alimentados
O ChatGPT usa informações praticamente ilimitadas, de todo o mundo, para gerar suas respostas. Por isso, para obter retornos específicos sobre os seus problemas, é importante que ele considere apenas o cenário apresentado a ele.
Então, para evitar que seus prompts gerem resultados aleatórios, fale claramente com o ChatGPT, como mostra o exemplo abaixo:
“Crie uma campanha para que eu divulgue meu e-commerce B2B. Minha persona é (inserir persona), seus desafios são (inserir desafios), seus objetivos são (inserir objetivos) e meu e-commerce B2B pode ajudá-la da seguinte maneira (inserir informações). Atenha-se às informações escritas aqui e aja como o maior copywriter da história. Quero uma campanha com as seguintes características (inserir características)”.
Extra — Lembre-se de que tudo é um teste
Não é difícil ver o papel do ChatGPT em vendas de tornar o dia a dia mais fácil. Porém, tenha em mente que a ferramenta está em constante construção — sendo alimentada justamente pela conexão com os usuários.
Em outras palavras, não dá para simplesmente copiar e colar as sugestões que a ferramenta traz sem uma revisão prévia. Una sua expertise com as sugestões trazidas pela IA para criar as melhores soluções para o seu dia a dia.
Faça parte do futuro das vendas!
Nos anos 90, muitos profissionais perderam seus postos por duvidarem do potencial da internet. Porém, foi inevitável: o surgimento de empresas como Amazon, Yahoo!, Google mudou completamente a forma de consumir — e os que não acreditaram nisso ficaram para trás.
Não cometa o mesmo erro! A inteligência artificial veio para ficar e quanto antes você se familiarizar com ela, melhor será — e menores as chances de VOCÊ se tornar obsoleto no mercado. Por isso, tenha esse guia completo sempre em mãos para garantir que você seja um expert em ChatGPT em vendas e ultrapasse a concorrência!
Não esqueça de ter um aplicativo de vendas atuando em paralelo com o ChatGPT em vendas. Afinal, de nada adianta usar a IA se você não tem os dados certos para alimentá-la, certo? Faça um teste grátis e sem compromisso do sistema de vendas + e-commerce B2B mais prático e completo do mercado!