Conheça 4 exemplos de e-commerce B2B e multiplique seus resultados

8 minutos para ler

Nos últimos anos o poder de compra diminuiu, a crise de insumos atrapalhou os estoques e o distanciamento social reduziu as interações presenciais. Mas outro ponto de destaque foi a mudança no comportamento do consumidor; em função dos reflexos da pandemia, grande parte das pessoas consolidou a internet como a principal forma realizar pedidos.

Por isso, direcionamos nossos esforços a ajudar nossa base a entender que o digital é um importante caminho — e queremos fazer o mesmo com você. Nessa hora, nada melhor do que bons exemplos de e-commerce B2B de sucesso para comprovar o que estamos dizendo, certo? Neste conteúdo, você vai conferir 6 deles!

Confira os cases de sucesso que consolidaram o e-commerce B2B da Mercos como um canal de vendas de estratégico para este ano.

Números do e-commerce B2B no Brasil

Segundo um estudo do BigCommerce, a expectativa é que 75% dos gastos com compras B2B venham da web nos próximos anos. Além disso, 74% dos compradores B2B pesquisam pelo menos metade do que compram online.

Ou seja, negócios que não estão presentes na internet perdem não somente a oportunidade de serem encontrados por potenciais clientes. Eles também saem do radar de futuros compradores, que preferirão contar com negócios que estão online desde já.

Não é difícil perceber que ter uma plataforma de e-commerce B2B não é mais apenas um diferencial, certo? Mas sim uma necessidade para gestores e equipes comerciais que buscam relevância em seus mercados.

Mas se você ainda não se convenceu, aqui vai mais um dado que pode ajudá-lo a entender, de fato, a relevância do assunto, antes de apresentarmos os exemplos de comércio eletrônico B2B de sucesso aqui da Mercos.

Até o fim do ano, espera-se que as vendas B2B no mundo todo alcancem alcancem US$ 4,9 trilhões. Em relação a 2014, essa fatia representa um aumento de 265%.

E então, vale a pena saber mais sobre o assunto?

Exemplos de e-commerce B2B — cases de sucesso

Ano passado, nos dedicamos não só a trazer os melhores resultados para negócios que confiam em nós; mas também a construir e divulgar histórias de sucesso que mostram que, com a ferramenta certa em mãos, é mais que possível multiplicar os resultados. E, conforme visto, os dados estão ao nosso lado.

Dito isso, conheça organizações que prosperaram com a ajuda da Mercos.

1. Case Delícia Lanches: exemplo de comércio eletrônico B2B para escalar vendas e negócios

Esse exemplo é dedicado aos que sonham em ganhar agilidade e produtividade com suas equipes, mas não têm condições — ou não desejam — expandir a equipe. Afinal, Alexandre Santos provou ser mais que possível escalar um negócio com a plataforma de vendas certa em mãos.

A Delícia Lanches nasceu dentro de casa. As primeiras produções foram bastante humildes, mas com o tempo o cenário mudou. João Afonso dos Santos e Maria das Graças Fernandes Santos e seus 3 filhos — sendo Alexandre um deles — transformaram uma produção caseira em um verdadeiro império dos salgados.

Com tantas entregas dos mais de 28 tipos de produtos comercializados por eles, não demorou para que a equipe comercial ficasse sobrecarregada. Os pedidos começaram a chegar, cada vez mais, por WhatsApp e e-mail. Não era fácil colocá-los no papel para que os colaboradores pudessem separar e enviar os itens comprados.

Foi aí que Alexandre teve a ideia de contar com o e-commerce B2B da Mercos. Afinal, com a ferramenta, os clientes podem fazer o pedido diretamente, sem a necessidade de um vendedor. Mas isso não significa que a equipe não se envolva no processo. Pelo contrário: uma de suas principais funções, agora, é melhorar cada vez mais o relacionamento com o cliente.

Alguns resultados de destaque da Delícia Lanches incluem:

  • 15% das vendas feitas pelo e-commerce B2B;
  • 79% dos clientes que acessam a plataforma fecham vendas;
  • menos de 1% de abandono de carrinho;
  • 12,6% de clientes ativos positivados no e-commerce.

Confira a participação de Alexandre no Mercoscast #72
-> Como melhorar a produtividade da sua equipe comercial?

2. Diplomacia Representações: exemplo de e-commerce B2B como um preposto virtual

Até agora falamos sobre indústrias. Mas e os representantes comerciais? Será que o e-commerce B2B é um aliado nas vendas?

A resposta é sim. Marcelo Souza, representante há 9 anos, comprova isso. Ele atende 60 municípios, trabalha com 20 representadas e conta com apenas uma ajuda: a de um preposto virtual que ele não precisa treinar.

É isso mesmo: a plataforma de e-commerce B2B da Mercos é o preposto virtual do representante.

Mas ela vai além. Marcelo a usa como um catálogo virtual para exibir seus produtos, que vão desde anilhas de academia até itens de agropecuária. Sua loja virtual é usada tanto nas visitas presenciais (das quais ele é fã) quanto online, de fato.

O exemplo de e-commerce B2B de Marcelo prova que o canal de vendas está longe de ser um inimigo. Ele não impede o representante de fazer suas visitas presenciais e realizar uma venda consultiva. Na verdade permite que o cliente compre diretamente online e aumenta os resultados sem expandir a equipe. Ou seja, cliente satisfeito e menos trabalho repetitivo em vista.

Falando em resultados, aqui estão alguns destaques dos retornos que a plataforma da Mercos trouxe a Marcelo:

  • 50,6% das vendas feitas pelo e-commerce B2B;
  • acesso a um catálogo online, que facilita a visita presencial;
  • mais de 10,2 mil produtos cadastrados no e-commerce B2B;
  • apoio de um preposto virtual que não precisa de treinamento;
  • maior satisfação do cliente;
  • ganho de tempo para formular estratégias e traçar metas.

Você pode ler cada detalhe sobre a história de Marcelo aqui, além de conferir dicas para representante comercial:

3. IF Consultoria e Representações: exemplo de e-commerce B2B usado estrategicamente

Afonso Tonelli diz que uma das principais regras para ter estabilidade é positivar 1/3 da carteira de clientes todos os meses. Isso Felipe, representante à frente da IF Consultoria e Representação, faz.

Outra regra é ter um bom faturamento, que permita que você desenvolva o negócio, conquiste cada vez mais clientes e fidelize os que já tem. O que Felipe tem.

É igualmente importante ter uma equipe bem treinada e que dê o suporte necessário para que você faça visitas estratégicas. Algo que Felipe conquistou logo no começo da carreira.

Isso sem falar de trabalhar com múltiplos canais, garantindo que você esteja presente no dia a dia de clientes e eles jamais migrem para a concorrência… O que Felipe faz com maestria e com a ajuda do nosso e-commerce B2B.

Neste case, Felipe conta como se tornou referência em seu setor.

4. B.O.B. — Bars Over Bottles: exemplo de e-commerce B2B para ganhar produtividade

A B.O.B. é uma empresa brasileira que produz cosméticos sólidos, shampoos e condicionadores em barras. O nome Bars Over Bottles já diz tudo: eles preferem as barrinhas às garrafinhas plásticas.

A equipe da B.O.B. começou o seu negócio vendendo online e diretamente ao consumidor final. Seu sucesso chamou a atenção de grandes marcas, como Panvel, Amaro e Riachuelo. Isso fez a equipe abrir os olhos para a possibilidade de vender no B2B (venda entre empresas). Foi aí que entrou o e-commerce B2B da Mercos!

“Antes, os clientes nos enviavam os pedidos em planilhas. Precisávamos digitar item por item manualmente no ERP, o que gerava alguns erros. Depois que contratamos o Mercos e integramos ao nosso ERP, boa parte da nossa carteira de clientes compra pelo e-commerce B2B, com autonomia. Nossa produtividade aumentou e os erros reduziram”. Julia Rodrigues, Analista B2B da B.O.B.

A empresa vende para diferentes estados, segmentos e tipos de clientes. Então, pratica tabelas de preços distintas, especialmente em função dos impostos. Com o Mercos, isso não é um problema. O cliente tem acesso somente às tabelas de preços específicas para ele — e só vê os preços da marca após aprovação do acesso.

O Mercos se mostrou uma ferramenta de vendas completa para a B.O.B., organizando pedidos, orçamentos, clientes, cobranças, produtos, indicadores e checkout (com a novidade para clientes: Mercospay) em um só local.

exemplos-de-e-commerce-b2b

Conclusão

Esses foram nossos exemplos de e-commerce B2B de sucesso. Eles trazem visões sobre diferentes segmentos e mostram que, com o impulso certo, é mais que possível abraçar a transformação digital e se manter relevante em um mercado tão volátil quanto o atual.

Quer conhecer o e-commerce B2B na prática? Solicite sua demonstração gratuitamente e sem compromisso!

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares