Descubra seu tipo de líder, motive a equipe comercial e aumente as vendas!

8 minutos para ler

O gestor comercial encontra diversos desafios no caminho profissional. Assumir riscos e responsabilidades faz parte do dia a dia da liderança e, mais do que isso, é peça motivadora para a formação de uma boa equipe de vendas.

Mesmo os gestores mais experientes se questionam frequentemente sobre suas técnicas e manias de liderança. Você, por exemplo: quantas vezes você se perguntou se sua liderança traz resultados? Se é presente no dia a dia do seu time? E, afinal, que tipo de líder você é? 

Neste conteúdo, abordaremos a importância de conhecer o melhor tipo de liderança para você, que busca trazer mais resultados e impulsionar o seu time.

Confira!

Por que é importante ser um tipo de líder que motiva a equipe de vendas?

Imagine que você faz parte de uma equipe comercial que sofre de um constante gargalo na produtividade. Neste caso, a presença de um líder mediador e empático é fundamental para que o time consiga alinhar as expectativas e garantir o crescimento industrial.

Para que isso aconteça, é preciso que o gestor tenha conhecimento de quais são os tipos de liderança existentes e, principalmente, consiga adaptar tais valores para seus colaboradores. Para isso, algumas características são essenciais, como:

  • empatia;
  • inteligência emocional;
  • percepção do ambiente;
  • comunicação clara;
  • escuta ativa;
  • resolução de problemas;
  • e pensamento estratégico.

Um líder que carrega os pontos acima como referência se torna um gestor responsável e reconhecido pelo seu time e, ainda mais, pelos seus superiores. A seguir, veja qual é o tipo de liderança que você se identifica, para combinar os valores e práticas possíveis em uma boa gestão.

Aproveite para ler:
-> Domine a gestão de equipes externas com essas 10 estratégias avançadas

Como saber qual tipo de líder você é? 

Uma das partes fundamentais para uma liderança que gera resultados é o autoconhecimento. Identificar qual tipo de líder você é demonstra cuidado com o seu time, que é a força que movimenta suas vendas. Uma boa performance começa com uma boa gestão.

Se você chegou até aqui, é porque está buscando uma identificação com o seu tipo de liderança. Porém, lembre-se que é sempre importante ponderar: “que impacto minha liderança traz ao meu time?” ou como eu poderia melhorar minhas habilidades enquanto líder?”. Não se preocupe! Abaixo, listamos algumas formas de liderança para você.

Liderança autocrática

A liderança autocrática trata-se de uma participação unidirecional na tomada de decisões, partindo do gestor. Aqui, temos pouco ou nenhum envolvimento dos colaboradores, que apenas aderem à palavra final de seus superiores.

O modo de gestão autocrático pode ser importante para a definição e o cumprimento de metas, uma vez que o líder conseguirá acompanhar o desenvolvimento do time ativamente. 

Por outro lado, é importante ter em mente que essa forma de liderar pode gerar uma dependência maior dos seus colaboradores em relação a você. Se sua vivência como líder for remota e você fizer muitas viagens, talvez esse não seja o melhor tipo de liderança a escolher.

Além disso, é possível que o time se sinta desmotivado com a postura autocrática do gestor. Por isso, é fundamental reconhecer as dores da equipe para que os resultados cheguem no positivo.

Liderança democrática

Essa forma de gestão, ao contrário da liderança autocrática, envolve o time nas decisões. Para o líder democrático, é comum procurar sugestões e opiniões na gestão da sua equipe, buscando a sua participação tanto na formação de metas quanto na geração de resultados.

É notável que, com o envolvimento do time, alguns processos podem se tornar um pouco mais demorados, visto que o líder optou por recorrer aos seus subordinados para a tomada de decisão como parte de sua estratégia.

Por outro lado, esse tipo de abordagem com os colaboradores pode incentivá-los a serem criativos, além de estimular a aproximação do líder com o seu time. Porém, lembre-se que, em alguns casos, é importante assumir uma postura mais estreita e minuciosa, uma vez que você é a figura de autoridade no time.

Liderança liberal

A liderança liberal caminha no sentido contrário da noção tradicional de gestão, deixando os colaboradores tomarem as próprias decisões, sendo eles o centro da estratégia de liderança. Com a autonomia do time, os líderes se tornam presentes com fornecimento de auxílio e recursos.

Visto que os times são incentivados a serem autônomos e tomarem suas próprias decisões, é possível que os subordinados menos experientes sintam-se perdidos nesse estilo de liderança. Além disso, alguns trabalhadores preferem ter um direcionamento direto, vindo de seu líder.

Dessa forma, é importante abordar esse tipo de liderança quando você já estabeleceu um grau de confiabilidade considerável com seu time, podendo dar autonomia ao seu trabalho.

Liderança transformacional

Esse tipo de liderança tem como proposta a aproximação e a motivação em prol do desenvolvimento máximo da força de vendas. Líderes transformacionais tendem a compartilhar sua visão de forma parametrizada, para todo o seu time. Dessa forma, inspiram seus colaboradores de forma estratégica.

Um líder transformacional costuma trazer a pessoalidade e a motivação como formas de extrair o potencial dos seus liderados. A atenção individual e o planejamento estratégico inclusivo fazem parte de sua rotina e organização, sempre buscando elevar os resultados de seu time.

Com esse estilo de gestão, alguns desafios se tornam maiores. Afinal, é preciso saber como compartilhar propriamente a sua visão como líder, além de apresentar características sociais eficientes e inspiradoras.

Liderança situacional

Passamos por diversos tipos de liderança. Até então, algumas centralizam o líder, outras o liderado, enquanto outras apoiam o pensamento em grupo. Por sua vez, o líder situacional poderá atuar em todos os espectros de liderança, variando seu comportamento de acordo com a ocasião.

Se você é um líder que não se contenta com a ideia de rotular sua liderança em apenas uma classificação, a liderança situacional é a ideal para que você tome posicionamentos distintos e bem articulados em prol do desenvolvimento de sua equipe e geração de resultados.

O líder transformacional deve trabalhar com os pilares da gestão entre seus colaboradores, que envolvem a adaptabilidade, a comunicação, a delegação e o desenvolvimento. Se o gestor for bem articulado com o tipo de liderança situacional, o desenvolvimento profissional dos colaboradores pode tornar-se exponencial.

Como desenvolver as melhores habilidades de liderança para motivar a equipe de vendas?

O primeiro passo para uma boa performance nas vendas é a sua gestão. Para isso, é preciso conhecer as habilidades próprias de um bom líder, buscando despertar o diferencial que move o time.

Motivação

Motivar o seu time não se trata apenas de estar em observação. É um trabalho constante que envolve conduzir a equipe e gerar interesse e engajamento em direção às metas. Para isso, invista em inspirar os colaboradores. Isso é fundamental e configura-se como uma das funções primárias de um bom líder.

Empatia

Encorajar seu time é um trabalho árduo que envolve desenvolver um olhar humanizado de liderança. De fato, a produtividade pode se tornar maior se o líder assume uma postura empática e individual, não visando apenas os resultados, mas focando no processo como parte fundamental do desenvolvimento.

Comunicação

Ser um bom líder inclui práticas como buscar feedback, aprimorar as trocas entre os indivíduos e promover a colaboração dentro da equipe. Essa comunicação também pode estimular ainda mais o time se vier em forma de:

  • recompensas e reconhecimento;
  • metas claras e desafiadoras;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • e a criação de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.

Torne-se o melhor tipo de líder para sua equipe!

Em um momento em que 8 em cada 10 funcionários deixam a empresa por conta de sua gestão, certamente essa leitura pode tornar você o líder que faz a diferença nessa estatística.

Com ela, você conferiu diferentes tipos de líder, conheceu dicas para melhorar suas habilidades de liderança e está pronto para o próximo passo: se tornar o melhor líder para seu time.

Para isso, confira nosso próximo conteúdo: 5 dicas infalíveis para ser o melhor líder para a equipe comercial. Boa leitura!

Caio Schmitz
Analista de conteúdo
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares