Existem diversos fatores que aumentam o preço de um produto. A inflação, as oscilações do dólar, as decisões econômicas, entre outros. Além do cidadão brasileiro, as indústrias e distribuidoras também são impactadas por isso. Elas precisam tomar decisões e manter seus processos funcionando, mas sem extrapolar no aumento para não afastar compradores fiéis.
Nessa hora, a pergunta é uma só: como aumentar o preço de um produto sem perder clientes? Como evitar a diminuição da receita por medo de mexer nos valores dos itens? É verdade que não é fácil — mas é, sim, possível aumentar os preços e ainda conservar os compradores fiéis à sua marca!
Confira esta lista com 4 dicas que separamos para ajudar você!
1) Conheça o seu mercado
Analise o perfil do seu consumidor e como você está posicionado em relação à concorrência. Seu produto oferece um grande diferencial que incentive a compra, independente do preço? O mercado em que você atua é muito concorrido ou há poucos players mais relevantes em jogo?
Mais do que isso, seja sincero ao responder esta pergunta: o seu cliente é realmente fã da sua marca ou tem tendência a comprar com base no preço? Pois bem: tendo todas essas informações, ficará mais fácil avaliar as consequências e entender como aumentar o preço de um produto sem grandes impactos negativos na receita.
2) Alinhe o discurso com seus representantes e vendedores internos
Após fazer uma análise criteriosa do mercado, caso perceba que aumentar os preços é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio, é hora de ter uma conversa franca com o seu time de vendas. Explique, de maneira objetiva e honesta, o motivo do aumento dos preços.
Em seguida, juntos, definam como aumentar o preço do produto e comunicar esta mudança ao cliente. Um discurso bem alinhado evita ruídos na comunicação e evita transtornos mais tarde.
3) Mude, mas não seja radical
Um erro muito comum é ter receio de aumentar os preços quando o concorrente não está fazendo o mesmo. Aí, quando você percebe, sua empresa já está com os preços mais baixos do mercado, mas continua amargando prejuízo atrás de prejuízo.
Imagine que, para solucionar o problema, você decide fazer um aumento significativo de uma só vez. É provável que cliente nenhum fique feliz, certo? E que o resultado seja uma queda ainda maior das vendas.
Para evitar que isso aconteça com o seu negócio, altere os preços gradativamente. Conforme o consumidor for se adaptando à mudança, aumente mais um pouco. Pequenas alterações tendem a causar um impacto menor no bolso e evita resultados catastróficos.
4) Recompense os clientes fiéis
Converse com seu time de vendas e elabore uma lista com os clientes que mantêm o pagamento em dia. É interessante que esses compradores fiéis recebam um tratamento especial para continuarem consumindo os seus produtos, independente do preço. Algumas dicas incluem:
- ofereça descontos e formas diferenciadas de pagamento;
- dê brindes e outros mimos;
- oriente seus representantes comerciais a ligarem com certa frequência para o comprador, para confirmar se ele está satisfeito com o produto ou se tem alguma dúvida;
- acolha os feedbacks que recebe do público. Lembre-se: clientes felizes são o segredo do sucesso da sua empresa!
Essas quatro dicas são simples e ajudam você entender como aumentar o preço do produto que vende sem afetar os resultados. Aplique-as, sempre de forma alinhada à equipe, e certifique-se de que seu negócio continue prosperando, mesmo com as oscilações inevitáveis da economia!