17 relatórios gerenciais do Mercos para melhorar o desempenho da sua fábrica

10 minutos para ler

Seja uma indústria ou uma distribuidora, é certo que sua fábrica precisa de dados. Isso porque a boa (e, honestamente, única) gestão da atualidade não é baseada em achismos, mas sim em fatos. Então, conheça 17 relatórios que o sistema de vendas + e-commerce B2B Mercos traz para facilitar sua rotina comercial!

O que você verá neste conteúdo?

  • Relatórios gerenciais são documentos essenciais para a tomada de decisões nas organizações;
  • Eles fornecem informações consolidadas e analíticas sobre o desempenho e as atividades operacionais, financeiras e estratégicas;
  • Quais 17 relatórios devem fazer parte da sua operação hoje;
  • O Mercos conta com mais de 26 indicadores e mais de 20 relatórios de fácil acesso para ajudar você a gerenciar com base em dados. Faça seu teste grátis e sem compromisso (não pedimos cadastro de cartão)!

Como funcionam os relatórios gerenciais do Mercos?

Os relatórios gerenciais são elaborados com o intuito de oferecer uma visão abrangente e clara do panorama das indústrias e distribuidoras, destacando tendências, oportunidades e desafios.

Eles são elaborados com base em dados precisos e relevantes, que vêm do dia a dia da equipe de vendas da fábrica. Assim, proporcionam uma base sólida para a formulação de estratégias e ações direcionadas ao alcance dos objetivos da gestão.

Em resumo, são ferramentas poderosas para o monitoramento e aprimoramento contínuo do desempenho organizacional, facilitando a gestão eficaz e a obtenção de vantagem competitiva no mercado. Saiba quais são os principais relatórios que você encontra no Mercos!

Relatórios gerenciais de Vendas

Saiba quais relatórios gerenciais olhar na hora de entender o desempenho das vendas de sua Indústria ou Distribuidora.

1. Vendas

Visualize vendas e pedidos concluídos no período que desejar com este relatório! Além disso, filtre por tipo de pedido, vendedor, estado e plataforma, confira informações, em só local e com fácil acesso, como:

  • o valor total das vendas;
  • os produtos vendidos;
  • os clientes envolvidos;
  • tag de cliente e mais.

2. Ranking de vendedor / Meta

Esse relatório compara o desempenho de vendas de cada representante comercial em relação às metas estabelecidas, fornecendo insights valiosos sobre o desempenho da equipe de vendas.

Com ele, os gestores podem identificar áreas de melhoria, fornecer feedbacks embasados e implementar medidas corretivas para aumentar as vendas. Em resumo, use-o visualizar o desempenho de cada vendedor e veja quem está superando as metas e quem precisa melhorar.

3. Movimentações do Saldo Flex

Dedicado ao Saldo Flex, esse relatório acompanha as transações na conta-corrente do representante, fornecendo uma visão detalhada dos pagamentos recebidos, descontos concedidos e saldo disponível.

Assim, os gestores podem usar essas informações para monitorar o desempenho financeiro dos vendedores, gerenciar os pagamentos e garantir a conformidade entre as negociações com os clientes e as políticas da empresa.

Conheça o ciclo médio de compra dos clientes, acompanhe ativos e inativos e organize toda a sua operação comercial.

Relatórios gerenciais de Produtos e Estoque

Confira relatórios gerenciais dedicados ao giro de estoque a análise de produtos do seu negócio!

4. Produtos mais vendidos

O relatório de produtos mais vendidos é uma ferramenta indispensável para analisar a participação das categorias e produtos que comercializa nas vendas, comparar períodos e tomar decisões estratégicas dentro da política comercial para impulsionar o crescimento do negócio. Além disso, não se esqueça de utilizar os filtros disponíveis para obter uma análise detalhada do mix de produtos!

5. Positivação de produtos por cliente

Este, dentro dos relatórios gerenciais, é uma excelente opção para captar insights valiosos sobre o desempenho dos produtos em sua carteira de clientes.

Portanto, com ele, você pode identificar quais produtos são mais relevantes para cada cliente, analisar a evolução das vendas ao longo do tempo e tomar decisões estratégicas.

6. Produtos por pedido

Já este relatório é uma ferramenta valiosa para entender o comportamento das vendas, permitindo que você identifique quais produtos estão sendo mais vendidos e em quais pedidos eles estão incluídos. Com ele, é possível analisar não apenas a quantidade de produtos vendidos, mas também o valor total dessas transações.

7. Estoque

O relatório de estoque oferece uma visão abrangente dos produtos disponíveis, permitindo que você acompanhe o saldo atual e o valor total dos produtos em estoque. Em seguida, com essa informação em mãos, você pode tomar decisões informadas sobre controle e reposição de estoque, identificar produtos com baixa rotatividade e otimizar o gerenciamento de inventário.

Relatórios gerenciais de Clientes

Muitos clientes para gerir? Não se preocupe! Os relatórios gerenciais a seguir tornarão a tarefa muito mais simples.

8. Situação da carteira de clientes

Trata-se de um relatório de clientes ativos e inativos que oferece uma visão abrangente da saúde da carteira de clientes. Assim, permite uma rápida compreensão da situação de cada cliente e fornece insights valiosos para estratégias de retenção e reconquista. A seguir, está uma análise detalhada dos recursos disponíveis.

Como interpretar o gráfico?

  • Verde (Clientes Ativos): inclui clientes que realizaram compras recentemente, com base no ciclo médio de pedidos como referência.
  • Amarelo (Clientes Inativos Recentes): engloba clientes que não realizaram compras por um período superior ao ciclo médio, mas ainda não estão inativos há dois ciclos completos.
  • Vermelho (Clientes Inativos Antigos): refere-se a clientes que estão inativos há um longo período, com pelo menos dois ciclos médios de inatividade.
  • Cinza (Prospects): representa potenciais clientes mapeados pela equipe comercial que ainda não realizaram pedidos ou clientes inativos há mais de três anos.
Um dos relatórios gerenciais que o Mercos oferece. Na imagem é possível ver o relatório de situação da carteira de clientes, que mostra quais clientes estão ativos e inativos.
O Mercos conta com mais de 26 indicadores, como o mostrado acima, e mais de 20 relatórios de fácil acesso para ajudar você a gerenciar com base em dados!

9. Positivação de clientes

O relatório de positivação de clientes é uma ferramenta crucial para acompanhar o desempenho dos clientes em relação à sua interação com a empresa.

Afinal, ele oferece uma visão abrangente sobre quais clientes estão comprando e quais não, permitindo identificar oportunidades de melhoria e desenvolvimento de estratégias de retenção e crescimento de clientes.

Portanto, ao acessar esse relatório, os gestores podem analisar padrões de comportamento de compra, entender as preferências dos clientes e segmentá-los com base em seu envolvimento com a empresa.

Procurando mais dicas para sua distribuidora?
-> Conheça os 14 melhores softwares para sua Distribuidora usar em 2024

10. Curva ABC de clientes

Esse relatório classifica os clientes em diferentes grupos com base no valor faturado, ajudando a identificar clientes mais importantes para o negócio. Desse modo, os gestores podem usar essas informações para priorizar o atendimento, identificar oportunidades de upsell e melhorar a gestão da carteira de clientes.

11. Acessos e atividades do E-commerce

O relatório de acessos e atividades do e-commerce B2B oferece insights valiosos sobre o comportamento dos clientes online, permitindo identificar padrões de navegação, produtos mais visualizados e oportunidades de negócio.

Então, com essas informações, você pode otimizar a experiência do usuário, personalizar ofertas e aumentar as taxas de conversão. Acesse-o e utilize os filtros disponíveis para uma análise personalizada do comportamento dos clientes online.

Conheça o e-commerce B2B da Mercos! Uma loja virtual com a sua cara e que permite que seus clientes comprem a qualquer hora, de qualquer lugar.

12. Relatório de Atendimentos

O relatório de atendimento é essencial para compreender os motivos por trás dos cancelamentos de pedidos, fornecendo insights valiosos para melhorar a experiência do cliente e reduzir o churn.

Ao analisar os resultados de atendimento cadastrados pela equipe de vendas, os gestores podem visualizar um panorama completo do que houve em cada contato, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

13. Visitas com check-in

Com as informações deste relatório, você poderá acompanhar a equipe de vendas de forma eficiente e garantir que o roteiro de visitas seja cumprido. Isso não só melhora o monitoramento das atividades, mas também ajuda a otimizar o desempenho da sua equipe em campo.

Como funciona?

  1. Registro de Localização: quando o representante comercial faz o check-in ou check-out pelo aplicativo, ele registra a localização atual.
  2. Coordenadas de Endereço: o sistema compara essa localização com o endereço do cliente, usando o serviço Mapbox para obter as coordenadas corretas.
  3. Cálculo de Distância: a distância entre o vendedor e o cliente advém de uma fórmula específica. Se houver discrepâncias, pode ser devido a erros nas coordenadas do cliente ou do dispositivo móvel.

Como usar o relatório?

  1. Acesse o Relatório: vá para Indicadores, clique na aba Relatórios e selecione Visitas Check-in Check-out.
  2. Verifique Distâncias: no relatório, clique no link da distância para ver as coordenadas registradas.
  3. Corrija Problemas: se a distância estiver errada, ajuste o endereço do cliente no sistema ou verifique se o dispositivo móvel tem as permissões de localização ativadas corretamente.

Relatórios gerenciais de Comissionamento

Comissionar a equipe corretamente pode ser um desafio. Saiba quais relatórios gerenciais ajudam nesse momento!

14. Relatório de comissões

O relatório de comissões é fundamental para acompanhar e analisar os valores de comissão gerados para cada vendedor. Portanto, é possível visualizar as comissões correspondentes a cada pedido, aplicar filtros específicos e identificar padrões de desempenho.

15. Comissões por pedido

Este relatório detalha as comissões ganhas pelos representantes comerciais em relação a cada pedido realizado. Ele fornece uma visão clara sobre quanto cada um contribui para o faturamento da empresa e como suas comissões são calculadas com base nos pedidos que realizaram.

Então, os gestores podem usar essas informações para avaliar o desempenho individual em cada transação, identificar padrões de vendas e otimizar a estrutura de comissões para incentivar comportamentos desejados.

Relatórios gerenciais de Faturamento e Títulos

Acompanhar seu faturamento e valores em aberto é fundamental para a saúde financeira de seu negócio. Conheça relatórios gerenciais que te ajudam nessa missão!

16. Pedidos faturados

O relatório de pedidos faturados oferece uma visão abrangente dos pedidos concluídos e dos valores faturados pela empresa. Desse modo, o gestor pode acessar facilmente os filtros e personalizar as colunas exibidas, tornando a análise mais eficiente e intuitiva.

Então, utilize esse relatório para acompanhar de perto o desempenho das vendas e monitorar os valores faturados ao longo do tempo.

17. Títulos

Por fim, o relatório de títulos é uma ferramenta poderosa para monitorar e controlar os valores em aberto e vencidos pela empresa. Portanto, com ele, você pode identificar clientes que precisam de atenção especial, acompanhar a inadimplência e tomar medidas proativas para recuperar valores em atraso.

teste o mercos gratuitamente!

Conte com o Mercos na sua operação comercial!

Agora que você conhece um pouco mais do que o Mercos pode fazer por sua rotina de vendas, sabe que pode obter todos os dados que precisa para gerir bem o seu negócio, certo? Afinal, é com dados que se garante a melhor gestão possível!

Então, aproveite os relatórios gerenciais do Mercos, além de indicadores de vendas, abas dedicadas a clientes, produtos, equipe e muito mais! Somos muito mais do que um sistema de vendas e e-commerce B2B e estamos prontos para ajudar você a conquistar os resultados que deseja.

Então, faça seu teste grátis sem compromisso! Não pedimos nem cadastro de cartão para você conferir, na prática, como podemos melhorar sua operação comercial.

Letícia Silveira
Analista de conteúdo
Especialista em conteúdos para o mercado B2B, com ênfase em vendas e marketing para representantes e gestores comerciais de indústrias e distribuidoras.
Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares