7 termos de tecnologia que o representante precisa conhecer para não ficar para trás

8 minutos para ler

A tecnologia revolucionou a sociedade de maneira rápida. Nossa maneira de pensar e agir foi moldada conforme a evolução e o uso dessas ferramentas, até que chegamos em um ponto em que não há como evitá-la, até mesmo no vocabulário, adicionando termos de tecnologia.

Estamos em uma era que não apenas instrumentos se tornam obsoletos, mas também comportamentos e formas de pensar. E uma coisa é fato: a área comercial não escapou disso. Veja que, como vendedor, muitos artifícios surgiram para revolucionar a maneira de aproximar seus clientes e, como inovadores, não se pode ignorá-los.

Dessa forma, é compreensível que o andar da carruagem possa parecer muito veloz para acompanhar. Porém, atualizar-se não precisa ser um grande desafio. Existem diversos termos tecnológicos que utilizamos nas vendas para que a comunicação com os clientes seja moderna e concisa.

Quer saber quais são os termos de tecnologia essenciais para o representante comercial? Vamos te acompanhar nessa jornada.

Confira!

1. SaaS (Software as a Service)

Dentre os termos de tecnologia, podemos traduzir o SaaS em “Software como Serviço”. Nos dias atuais, empresas em todo o mundo escolhem empregar este modelo de negócio para ampliar sua capacidade em vários ramos, desde saúde e educação até vendas e marketing.

A venda de um software poderia se resumir à instalação de um programa no computador, mas o modelo SaaS inova na distribuição, feita por meio da internet. Ela acontece por intermédio de navegadores da web. Dessa forma, usando licenças ou assinaturas, você tem livre acesso ao programa que procura.

Para as vendas, existem inúmeras soluções no modelo SaaS criadas para que você, representante comercial, possa alavancar seus resultados. Nos próximos tópicos, seguiremos com os principais termos usados na tecnologia que podem se encaixar no escopo de Software como Serviço.

2. E-commerce 

Percebemos que os termos tecnológicos tendem a receber nomes em inglês, mas intuitivos em suas nomenclaturas. Nesse sentido, as plataformas E-commerce são traduzidas como “comércio eletrônico” e servem como um modelo de negócio de compra e venda. São grandes substitutos de lojas físicas.

Existem diversos tipos de E-commerces que podem atender às suas necessidades e que também são termos de tecnologia muito ativos nas vendas. Separamos os principais tipos a seguir. Confira!. 

B2B

O modelo e-commerce B2B (Business-to-Business) envolve a interação de empresa para empresa. Uma pode oferecer um serviço a outra como um facilitador de processos e, para um vendedor, o ideal é entender como funciona o e-commerce dessa modalidade. O objetivo principal do B2B é atender as necessidades das empresas.

Um e-commerce B2B é a ferramenta amiga dos representantes comerciais nas visitas presenciais, uma vez que exerce a função de um catálogo virtual. Além disso, pode servir como uma plataforma de vendas online (como aprendemos no termo e-commerce) disponível a todo momento.

Leia também:
-> E-commerce B2B: o que é e como ter sucesso com as vendas online

B2C

Dentre os principais termos de tecnologia, temos o e-commerce B2C (Business-to-Consumer). Seguindo a modalidade de empresa para consumidor, serve como uma loja virtual de varejo. Empresas como Amazon e Magazine Luiza entram no ramo.

É possível diferenciar o e-commerce B2B do B2C de uma forma simples. Primeiramente, observa-se o B2C como uma venda direta de produtos ou serviços para pessoas físicas, os consumidores finais. Dessa forma, os processos de compras são mais simples e internos, procurando apenas resolver dores de clientes de forma pontual.

Enquanto isso, o B2B trata de transações comerciais para outras empresas (referentes a produtos e serviços), contando com processos mais complexos e voltados para necessidades internas dos negócios. 

Para isso, os e-commerces B2B podem ser integrados com sistemas de vendas para automação de uma operação comercial, como para a gestão comercial e vendas onlines integrais. Essas características dão uma grande vantagem para o mercado de empresa para empresa!

Leia também:
-> Diferenças entre vendas B2C e B2B: como ter sucesso vendendo para o atacado?

3. CRM (Customer Relationship Management)

O CRM, como um dos termos de tecnologia bem utilizados, é um software cuja sigla significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Nota-se que o nome é autoexplicativo, uma vez que utilizamos tal programa para manter a relação com o cliente ativa.

Sendo assim, você utilizará o CRM para aprimorar as interações com os clientes e monitorar seu ciclo de compra e venda. É uma possibilidade de gerir suas informações e contatos enquanto automatiza suas vendas de forma ágil.

4. ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP é um dos termos de tecnologia que designa um software de “Planejamento de Recursos Empresariais”. Para um vendedor, é importante usá-lo para unificar processos organizacionais essenciais para o dia a dia comercial.

Dessa forma, os ERPs são utilizados para potencializar a eficiência dos processos ao administrar tarefas de forma automatizada. O investimento em um sistema que se integra, por exemplo, com um e-commerce, torna-se vantajoso ao centralizar todas as informações necessárias para o cotidiano do representante comercial.

5. BI (Business Intelligence)

Quando falamos de Business Intelligence, estamos nos referindo à organização integral de dados empresariais. Isto é, a um programa capaz de analisar os dados brutos da empresa e transformá-los em perspectivas de crescimento, simplificando sua visualização.

Para os representantes, o BI é valioso para a tomada de decisões, uma vez que essa ferramenta mostra com clareza as tendências de negócio. Além disso, ela é totalmente interativa, possibilitando ao gestor o manuseio de informações por meio de painéis e relatórios.

6. Chatbot

O Chatbot é um serviço valioso para representantes atarefados. A ferramenta interage com os clientes, simulando um atendimento de forma automatizada. A partir de mensagens predefinidas — e com um caminho a percorrer — ou da inteligência artificial, as conversas são geradas sem a presença do profissional.

Por conta do atendimento 24/7, os clientes sempre terão uma disponibilidade de atendimento. Com isso, a jornada e a experiência do cliente tornam-se mais satisfatórias!

7. Social Selling

Os representantes comerciais podem aderir ao Social Selling, que trata da venda por meio das redes sociais. Usando plataformas como o LinkedIn, Facebook e Twitter, a técnica busca uma abordagem de vendas estimulada pelo engajamento em discussões e postagens.

Dessa forma, é possível fomentar seu negócio com a construção de relações sólidas, o que é de grande importância para o contexto de vendas B2B! Portanto, entre os termos usados na tecnologia, o Social Selling pode ser uma ferramenta de adesão muito positiva para seus negócios.

Bônus: principais termos de tecnologia em sistemas de vendas e CRMs

  • Churn rate: é a taxa de cancelamento de clientes. É importante para indicar como está a saúde do relacionamento com sua carteira de clientes;
  • Lead: é uma possibilidade de negócio. Isto é, potenciais clientes. Geralmente, é necessário um tratamento (qualificação) para aproximá-los;
  • Funil de vendas: é a representação das etapas pelas quais um lead passa até se tornar um cliente. Dentre elas, estão a prospecção, qualificação, proposta, negociação e fechamento;
  • Pipeline de vendas: é a representação visual do progresso das oportunidades de vendas desde a fase inicial até o fechamento;
  • Cross-selling e upselling: são técnicas de vendas que envolvem oferecer produtos adicionais (cross-selling) ou produtos mais caros (upselling) durante o processo de compra;
  • Gateway de pagamento: é uma solução que facilita a transação financeira entre o comprador e o vendedor, processando pagamentos online.

O termo ideal para você: revolucionário!

Se você ainda tem dificuldades com os termos e ferramentas apresentadas, guarde este guia para não ficar para trás! Como você viu, é fundamental compreender e empregar tais termos para garantir uma conversa satisfatória com seus clientes.

Portanto, se gostou de acompanhar este guia de termos de tecnologia para você, representante, que tal seguirmos em frente? Ainda que empregar os termos seja valioso, é preciso entender como é a jornada de um representante comercial.

Portanto, vale a pena conferir o nosso guia do Representante Comercial: o que faz, quanto ganha e como ter sucesso na carreira. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares