Como um representante comercial deve se vestir?

Existem muitos fatores que influenciam positivamente na hora de se relacionar com os clientes e de aumentar as vendas. Ter uma boa aparência, quer queira, quer não, também é muito importante. Mas engana-se quem pensa que isso tem a ver com beleza e traços físicos! Quem trabalha no ramo da representação comercial deve priorizar uma postura que indique uma mensagem de confiança. Por isso, deve saber como um representante comercial deve se vestir.

Se você perguntar por aí, o seguinte conselho será praticamente unanimidade: um representante comercial deve ter boa aparência, ainda mais na hora de visitar e encantar clientes. Porém, isso não significa necessariamente ter que usar terno ou roupa social. Vestir-se bem é algo relativo ao seu ramo de atuação. Por exemplo, um representante de suplementos pode parecer exagerado se estiver usando camisa e calça social para visitar uma academia, não é verdade?

Para te ajudar a encontrar a vestimenta certa, separamos dicas infalíveis. Confira!

Tenha em mente que equilíbrio é essencial

Não é necessário usar sempre roupa social ou itens de marcas caras, que você poderia encontrar dificuldades para ter acesso. Para começar a entender como um representante comercial deve se vestir, basta fugir do aspecto desleixado e desarrumado — e saber ser possível fazer isso com peças informais.

Entretanto, a roupa que você vai usar para encontrar com os clientes precisa passar uma atmosfera de seriedade e competência, mesmo que não deva ser enfeitada ou séria ao extremo. Uma boa dica é: se você é novo no ramo, observe como seus colegas de trabalho se vestem.

E antes de visitar um novo cliente, pesquise sobre a empresa. Eles seguem uma tendência mais formal? Ou aparentam ser uma empresa mais cool e descontraída? Essas dicas vão te ajudar a encontrar o equilíbrio!

Crie uma marca pessoal

Existe uma vantagem conveniente em se apresentar com roupas mais formais: você pode criar um estilo pessoal de se vestir, com uma gravata especial, uma textura específica de terno, uma cor singular de acessório, e isso servir como um registro particular seu diante do cliente. Assim, ele vai diferenciá-lo dos outros. Por outro lado, você pode criar uma imagem usando também peças informais! Nessa hora, não esqueça da dica acima.

Tome cuidado com o uso do jeans

As calças jeans são bastante práticas e confortáveis. Por isso, quem trabalha andando pelas ruas, pelo interior da empresa e por outras instalações, como os representantes comerciais, não pensa duas vezes quando tem a oportunidade de usá-las. Mas será que elas são adequadas?

Veja bem, elas não estão exatamente proibidas. Afinal, são uma boa opção para os encontros menos cerimoniais. Mas, de qualquer modo, você precisa subtrair o ar de informalidade, jamais vestindo modelos com rasgos ou aspecto desbotado. Sempre que for usá-los, combine os jeans com sapatos mais formais e camisas sociais de cores neutras.

Vista-se para a ocasião

Saber vestir-se adequadamente para cada situação é o grande segredo e a chave para entender como um representante comercial deve se vestir. Saiba escolher a roupa certa para passar a imagem certa! A vestimenta errada pode atrapalhar o bom andamento de uma negociação, por exemplo. Assim, é necessário estar atento a tudo que possa promovê-las ou atrapalhá-las.

Fuja das cores berrantes

Independentemente da situação, sua roupa nunca deve chamar mais atenção que o seu produto. Por isso, é bom evitar cores muito fortes, como amarelo, laranja, rosa ou verde-fluorescente. O mesmo vale para o tipo de estampa ou babado da sua roupa.

Dicas para mulheres

A gente sabe as mulheres estão super presentes no mercado de representação comercial! Então, trouxemos dicas especiais para elas.

Em primeiro lugar, salto não é obrigatório. Contudo, isso depende muito do seu ramo de atuação. O importante é se vestir de um jeito que você se sinta segura e confortável. Algumas mulheres se sentem mais poderosas de salto; outras, nem tanto. Veja o que mais combina com você!

O mesmo vale para a maquiagem: ir produzida como se fosse para uma festa é essencial se você trabalha com cosméticos, mas pode parecer exagerado em outros segmentos. Lembre-se da regrinha do equilíbrio que não tem erro!

Assim como no caso dos homens, a ideia não é chamar a atenção para você, mas para os benefícios e características dos produtos que você está tentando negociar! O mais importante é estar apresentável perante o cliente. E não se esqueça que um sorriso no rosto faz toda a diferença no seu visual!

Seja profissional

Lembre-se sempre de que a visita ao cliente é uma situação profissional: mesmo que o ambiente seja informal, não significa que você deva se vestir como se estivesse indo para um churrasco com os amigos. Roupas muito curtas e decotes devem ser usados com moderação. Nem é preciso dizer que usar havaianas está fora de cogitação, né? No mínimo, vá de tênis.

Após saber as principais dicas de como um representante comercial deve se vestir, não esqueça de respeitar seu próprio estilo. As sugestões são importantes, mas é ainda mais relevante que você se sinta confortável e confiante nas próprias roupas. Por isso, mescle o que ensinamos com seu estilo pessoal, combinado?

E você, como tem se vestindo nos encontros com clientes? Conte para nós nos comentários!

Quer uma ajuda para aumentar as vendas? Este vídeo pode te dar algumas ideias…

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.