Evolução de vendas: como usar para aumentar as vendas B2B?

10 minutos para ler

O evolução de vendas é um indicador indispensável para os gestores que desejam ter acesso a informações precisas e rápidas. Afinal, é comum que esses profissionais tenham rotinas agitadas e repleta de tarefas importantes que não podem esperar pelo amanhã.

Por isso, muitos gestores procuram por ferramentas de gestão de vendas que sejam ágeis, eficientes e objetivas. Afinal, essas ferramentas oferecem dezenas de indicadores, usados como um guia estratégico para aumentar a eficiência, a produtividade e as vendas B2B.

O que você verá hoje?

  • Neste artigo, explicaremos o que é evolução de vendas e como esse indicador proporciona informações essenciais para a sua empresa.
  • Além disso, trazemos a opinião de profissionais de sucesso que automatizaram seus processos comerciais e em pouco tempo já tiveram bons resultados.
  • Por fim, você conhecerá 5 dicas infalíveis sobre como usar o evolução de vendas para melhorar seus resultados — e ainda vai descobrir como testar gratuitamente um sistema de vendas que TEM esse e outros indicadores incríveis!

Vamos lá?

O que é evolução de vendas?

Evolução de vendas é um indicador de resultados. Seu principal objetivo é simplificar o processo de análise dos resultados das vendas realizadas pelos gestores comerciais. Afinal, com o apoio da tecnologia nessa tarefa, as análises e estratégias tornam-se mais eficientes e assertivas.

Por isso, esse indicador é dividido em duas partes, o que garante um estudo mais aprofundado da situação comercial da sua empresa. A primeira, chamada “evolução de vendas”, nos mostra o quanto já foi vendido e uma previsão do resultado no fim do mês.

Já a segunda, chamada “atingimento da meta”, sinaliza o quanto precisa ser vendido para que a meta do mês seja atingida. Essa opção permite que você adapte sua abordagem e, se necessário, refaça as estratégias de vendas online e offline antes de fechar o mês no vermelho.

Como acompanhar o evolução de vendas da minha empresa de forma eficiente?

Muitos profissionais de vendas tem medo de implementar novas ferramentas em sua operação. Mas se fechar para o novo significa dar um grande passo para trás. Afinal, com uma força de vendas que cumpra com suas funções, a sua gestão será mais assertiva, estratégica e fundamental para a empresa.

Por exemplo, o sistema de vendas Mercos, que possui o indicador evolução de vendas. Com esse indicador você tem acesso a muitas informações valiosas sobre seu time comercial e ainda consegue:

  • filtrar a evolução das vendas por mês e ano, avaliando e comparando resultados anteriores;
  • fazer a análise por vendedor ou equipe;
  • obter atualização automática de quanto já foi vendido, qual é a meta e o quanto é preciso vender para atingi-la;
  • acessar uma visualização gráfica e simplificada das informações acima.

O que dizem os clientes?

A Trato Vegano é uma empresa que atua na distribuição de cosméticos capilares para a região do Paraná e, em pouco tempo, já colheu frutos da implementação do Mercos em sua operação. Rafael Vila, gerente comercial da distribuidora, compartilhou sua experiência conosco.

Confira, a seguir!

“Com o Mercos, a nossa operação mudou completamente, porque o sistema é muito ágil e eficiente. Além disso, ele tem todas as informações que precisamos para realizar as vendas e orçamentos, sem precisar de diversos catálogos e planilhas.

Em pouco tempo, o sistema de vendas fez uma grande diferença para nossa empresa. Nos últimos quatro meses, temos batido recordes de vendas, um atrás do outro, e isso aconteceu justamente por conta do Mercos.

Além disso, com o apoio dos indicadores, como o evolução de vendas, temos acesso a todas as informações que precisamos e, dessa maneira, nos tornamos mais assertivos em nossas análises, estratégias e abordagens de vendas.”

Dicas para usar o evolução de vendas e melhorar seus resultados comerciais

Como você viu, é muito fácil entender como as vendas da sua equipe comercial evoluem ao longo do tempo, assim como ter acesso às informações sobre o quanto é preciso vender para bater as metas do mês.

Então, chegou a hora de conferir 5 dicas para usar esses dados e aproveitar o melhor desse indicador!

1. Monitore os números diariamente

Ter uma ferramenta poderosa para alavancar suas vendas e deixar ela de escanteio é péssimo para o seu negócio. Por isso, é fundamental que você analise os números diariamente e inclua um monitoramento fixo da equipe de vendas.

Para isso, use os números brutos trazidos na análise do indicador para comparar, por exemplo:

  • o período atual e o mesmo período no ano anterior;
  • o período atual e o trimestre, quadrimestre ou semestre anterior;
  • o desempenho de vendedores que vendem para clientes com necessidades afins;
  • o desempenho de vendedores que vendem produtos, categorias de produtos ou regiões similares, entre outros.

Logo após a análise, considere os fatores externos. O que mudou de um período para o outro? O que pode ter acontecido, no âmbito pessoal, para que um determinado vendedor tenha tido uma queda de resultados? Quais fatores políticos e econômicos estavam em vigor em cada fase da comparação?

Com tudo isso à disposição, fica mais fácil entender a realidade do negócio e de cada vendedor. Esse é um dos segredos de uma boa gestão — algo que não precisa mais ser tão difícil (ou demorado) de conquistar.

Rafael Vila, da Trato Vegano, também trouxe mais um de seus cases de sucesso com o uso do indicador de evolução de vendas. Confira!

“Os indicadores do sistema, como a evolução de vendas, me ajudaram a recuperar uma linha de produtos que não estava vendendo.

Com os dados fornecidos pelos indicadores, conseguimos identificar o problema, mudar nossas estratégias, bater as metas e, meses depois, manter as vendas sem apresentar quedas fora do normal.”/

2. Venda mais pensando no HOJE

Usando o termo evolução de vendas de forma mais ampla, é certo que o mercado e o perfil do consumidor mudam mais rápido do que nunca. Com novas facilidades surgindo — como a capacidade de comprar online a qualquer hora —, é preciso acompanhar as necessidades dos compradores e atendê-las.

Por isso, uma estratégia usada anos atrás pode não funcionar mais agora. Dito isso, não é saudável avaliar a evolução de vendas de 2018, por exemplo, e exigir que a equipe bata as metas da mesma forma em 2025.

Por mais que se aconselhe comparar e entender a realidade de meses ou anos anteriores, é preciso pensar no HOJE. Use dados do passado como inspiração, tentando entender o que os gerou.

Você também pode se interessar por:
-> Desvende os 5 segredos dos distribuidores de sucesso e destaque-se no mercado!

O ideal é aproveitar o indicador ao máximo para aumentar as vendas. Então, cuidado para não conquistar o efeito contrário sem querer.

3. Alie o aprendizado aos relatórios

O indicador de evolução de vendas, sozinho, já traz uma boa noção para a equipe comercial sobre como anda o cenário de vendas dos times. Porém, os relatórios também são grandes aliados na melhoria de resultados.

Eles são compilados de dados que você pode acessar a qualquer momento, para apresentar uma visão realista para a equipe na hora de sugerir mudanças e ter uma visão ampla sobre o cenário de vendas.

Eles são compilados de dados que você pode acessar a qualquer momento, para apresentar uma visão realista para a equipe na hora de sugerir mudanças e ter uma visão ampla sobre o cenário de vendas.

Leia também:
-> 17 relatórios gerenciais do Mercos para melhorar o desempenho da sua fábrica

No Mercos, tanto os relatórios Resultados por Atingimento de Metas quanto os de vendas cumprem esse papel com maestria.

4. Bonifique os melhores desempenhos

A ideia central do indicador de evolução de vendas é justamente ajudar você a aumentar cada vez mais as suas vendas. E, como você sabe, é fundamental que a equipe esteja animada e engajada com a ideia de entregar cada vez mais resultados.

Uma boa forma de conquistar isso é usando os dados do indicador para enxergar com facilidade quem se destaca e quem precisa de um “empurrãozinho a mais”. A forma de realizar essa bonificação depende de cada empresa. Porém, ela pode ser uma grande aliada na hora de manter a equipe motivada.

A sugestão é tentar equilibrar a equação. Em vez de pressionar os melhores vendedores para que vendam ainda mais para atingir a meta, o segredo é motivar os que trazem os menores resultados. No fim, a tendência será de uma melhora geral do resultado — que se mantém nos meses seguintes.

5. Trabalhe com metas realistas e aceite a realidade

No evolução de vendas, é possível saber quanto foi vendido no mês (geral ou por vendedor) e quanto é preciso vender para atingir a meta. E essa estimativa de vendas permite que você tenha decisões mais assertivas e uma visão abrangente da operação comercial.

Além disso, o evolução de vendas serve para mostrar se o caminho que a equipe comercial está traçando ao longo do tempo permitirá o alcance das metas estabelecidas. Caso perceba que não será possível chegar na meta, mesmo dando o melhor de si, reajuste o que for necessário e possível.

Por isso, use o evolução de vendas tanto para traçar metas sólidas, pautadas em resultados anteriores e alinhados ao mercado atual, quanto para saber a hora de se reunir com o time e modificá-las, se necessário.

A seguir, Rafael Vila relata sua experiência com o Mercos na gestão da empresa.

“O sistema de vendas Mercos é ideal para o gerenciamento comercial, pois ele oferece uma visão completa sobre as diferentes áreas da minha operação, sem que eu precise gastar muito tempo procurando por dados em diferentes lugares.

Por exemplo, temos usado indicadores como o evolução de vendas para identificarmos quais pontos da operação deixamos de atender e onde precisamos melhorar. E isso tem nos deixado cada vez mais assertivos e informados sobre nosso negócio.”

Evolua suas vendas com o sistema de vendas Mercos!

Gestores experientes sabem que existem diversas maneiras de acompanhar o desempenho da equipe comercial e de suas vendas. Ao usar indicadores como o evolução de vendas, é possível extrair todas as informações necessárias para acompanhar as vendas por período e vendedor em alguns segundos.

Além disso, com esse indicador é possível ter maior controle das vendas, metas e estratégias em um só lugar. Por isso, tornou-se indispensável no mercado comercial o uso do evolução de vendas.

Ficou curioso para conhecer nosso indicador? Teste o Mercos gratuitamente e sem compromisso!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Shares